Eleições 2020

Eleições 2020: Podemos e PSL confirmam diálogo para aliança

Conversas sobre a possibilidade de aliança para majoritária estão ocorrendo; PSL abriu canal de diálogo ainda com DEM para apoio a Neto Evangelista

Thiago Bastos/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, tem conversado com pré-candidatos à Prefeitura de São Luís
Presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, tem conversado com pré-candidatos à Prefeitura de São Luís (Chico Carvalho)

O Podemos e o PSL mantêm, há algumas semanas, conversas na tentativa de chegarem a um consenso para a construção de uma aliança em prol da pré-candidatura do deputado federal Eduardo Braide (Podemos) na capital maranhense. De acordo com o que apurou O Estado, as discussões sobre o tema se intensificaram nas últimas semanas.

Ainda de acordo com interlocutores, para a confirmação da aliança, bastaria o aval do Podemos já que, pelo PSL, haveria acordo. Presente na Câmara dos Vereadores na sessão de ontem (10), o presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, afirmou que a reunião foi positiva. “O partido conversa com todos. Não há qualquer restrição e em breve o partido deverá se posicionar acerca deste processo”, afirmou.

Também procurado ontem, 10, o deputado Eduardo Braide ratificou a possibilidade de aliança. “Uma candidatura se constrói com diálogos. Por isso, tenho conversado com líderes de vários partidos, dentre eles, o PSL”, disse.

O Podemos, que ainda objetiva manter a imagem de neutralidade no processo eleitoral deste ano na capital maranhense, já abriu conversas nas últimas semanas com outras siglas, como o PSDB. As tratativas com a direção tucana motivaram a divulgação de uma nota no dia 21 do mês passado assinada pelo responsável pela sigla no Maranhão, Roberto Rocha.

PSDB

Na ocasião, o senador reiterou o apoio do partido à pré-candidatura do deputado estadual e membro do partido, Wellington do Curso, mas abriu a possibilidade de subir no palanque do Podemos com Braide. A justificativa de Rocha para o posicionamento, segundo ele, se baseou no “enfrentamento ao grupo do governador Flávio Dino (PCdoB)”, a quem faz atualmente oposição.

Na semana passada, a direção do Podemos intensificou as conversas com o PL, comandado atualmente pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho. O diálogo estaria tão avançado que o PL já indicou o nome do vereador de São Luís, Aldir Júnior, para ser o vice de Braide. Aldir, no momento, não confirma o fato.

O PSL, em contrapartida, contava com a possibilidade de selar a pré-candidatura do ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio que, no ano passado, se filiou à sigla. No entanto, como Palácio não respondeu ao convite, Chico Carvalho recebeu na semana passada a autorização da direção nacional para construção de alianças em âmbito nacional.

Além de Tadeu Palácio, o PSL também tentava alavancar as pré-candidaturas do atual superintendente de Patrimônio da União (SPU), José Ribamar Monteiro e do apóstolo Sílvio Antônio. No entanto, Monteiro deixou a sigla para conduzir o processo de fundação do Aliança pelo Brasil enquanto Sílvio Antônio não se posicionou mais sobre o tema.

Definições da Nacional

A Direção Nacional do PSL se reuniu na semana passada para definir os caminhos das direções estaduais do partido. No caso do Maranhão, o presidente nacional da sigla, deputado Luciano Bivar, deixou para a direção estadual a definição sobre os rumos que serão seguidos para outubro deste ano. Antes, era direcionamento da nacional que o PSL nas capitais tivessem candidato próprio a prefeito. Mas com saída do presidente Bolsonaro da legenda, os objetivos foram redimensionados.

“Só não sentamos com o PCdoB”, diz Chico Carvalho

A O Estado, o presidente do PSL no Maranhão, vereador Chico Carvalho, disse que o partido somente recebeu da direção nacional da sigla o veto para não costurar qualquer acordo com o PCdoB no âmbito municipal. Segundo ele, o partido está aberto a conversar com outros partidos e encaminhamentos já foram feitos.

Chico Carvalho, que se reuniu em Brasília na semana passada com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, disse que apesar da saída do presidente da República, Jair Bolsonaro, dos quadros do partido, o PSL ainda demonstra força. “Ainda somos um partido forte sim e que certamente fará jus a seus quadros nesta campanha, seja como protagonista ou encabeçando uma chapa”, disse.

O parlamentar também confirmou as conversas com o DEM. Segundo o dirigente, a aliança com os democratas estariam avançadas. A informação não é a mesma da direção do DEM que, por sua vez, ratificou diálogo com o PSL, mas afirmou que estão em estágio “inicial”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.