Violência

11 assassinatos e uma tentativa de feminicídio em menos de 24 horas no MA

Ocorreram crimes nas cidades de São Mateus, Caxias, Lago da Pedra, Coroatá, Tuntum, Bacabal e Imperatriz, onde houve quatro homicídios dolosos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Arma de fogo tem sido o instrumento mais usados na prática de crimes do Maranhão
Arma de fogo tem sido o instrumento mais usados na prática de crimes do Maranhão (Arma de fogo)

SÃO LUÍS - Números elevados. Onze assassinatos e um caso de tentativa de feminicídio ocorreram no interior do estado durante o último fim de semana. Somente na cidade de Imperatriz houve quatro homicídios dolosos e cinco tentativas de assassinatos e, segundo a polícia, tendo como principais suspeitas integrantes de facções criminosas.

A onda criminosa em Imperatriz começou ainda durante o período da noite de sábado, 8. De acordo com a polícia, nesse dia, faccionados promoveram um tiroteio, no bairro Recanto Universitário, que resultou em três pessoas baleadas e na morte de uma mulher, identificada como Gabriele.

Também nesse bairro foi assassinado a golpes de faca um homem, identificado como Magno. O golpe atingiu o pescoço da vítima. A polícia realizou um cerco nessa área e prenderam suspeitos da morte da jovem, nomes não revelados, como ainda apreenderam uma garrucha e duas armas de fogo calibre 38.

No domingo, 9, três homens e duas mulheres, que fazem parte de um grupo criminoso, tomaram primeiramente de assalto um táxi e fizeram o motorista refém, na área central de Imperatriz. A vítima foi encapuzada e colocada no banco traseiro. Em seguida, os bandidos se deslocaram até A Vila Macedo onde realizaram um tiroteio e duas pessoas ficaram feridas.

Ainda nesse dia, eles foram até o bairro Santa Inês onde mataram a tiros duas pessoas, nomes não revelados. Os militares começaram a realizar incursões na cidade e conseguiram interceptar o bando, na Vila Jacob. Um casal foi preso, uma arma de fogo apreendida e o taxista liberado.

Ex-vereador

O ex-vereador de Alto Alegre do Maranhão, Domingos Filho Ramos Barros, Malhação, de 50 anos, foi morto a tiros no último sábado e ainda ontem a polícia não tinha efetuado a prisão dos acusados. A polícia informou que o ex-parlamentar estava voltando de uma pescaria e ao transitar pela BR 135, na Curva do Didi, em São Mateus, foi abordado por dois homens.

A vítima ao tentar reagir acabou sendo baleados nas costas, enquanto, os acusados tomaram rumo ignorado. Domingos Filho foi levado para o Hospital de São Mateus, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. A polícia acredita que o ex-parlamentar teria sido vítima de assalto na estrada federal.

Duplo homicídio

No município de Caxias ocorreram dois assassinatos durante o fim de semana. Um dos casos foi registrado na madrugada de domingo, 9, e teve como vítima Lucas da Silva Santos, de 18 anos. Segundo a polícia, a vítima estava participando de uma festa, no bairro Itapecuruzinho, quando levou cinco tiros e morreu ainda no local. A autoria e os acusados não foram revelados e o crime está sendo investigado.

A outra morte ocorreu em plena manhã de sábado, 8, no bairro Refinaria, e a vítima foi Benilson de Almeida Silva, de 22 anos. A polícia informou que Benilson em companhia de um criminoso estavam roubando nessa localidade e uma das vítimas acabou reagindo ao assalto.

Benilson foi baleado no tórax e veio a falecer, enquanto, o seu parceiro de crime fugiu em uma motocicleta. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) para ser autopsiado.

Execução

Na noite de sábado, 8, Francivaldo dos Santos, Baixinho Sardinha, de 31 anos, foi executado, no bairro Planalto, em Lago da Pedra. Ele foi alvejado na cabeça e no braço direito, segundo a polícia, por uma pessoa, não identificada. A vítima morreu ainda no local e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Também nesse dia ocorreu o assassinato de Edvan Cardoso, de 35 anos, em Coroatá. A vítima levou quatro tiros nas proximidades de uma escola, enquanto, o acuado tomou rumo ignorado. A motivação do crime não foi revelada.

Crime passional

A polícia informou que o cabeleireiro Lucas Carneiro Costa, de 24 anos, foi vítima de crime passional. Ele foi morto a tiros de espingarda, na tarde de domingo, 9, desferido por Bruno Silva, no povoado Creoli do Bina, zona rural de Tuntum. Após o crime, o acusado fugiu na motocicleta da vítima em direção ao município de Santa Filomena.

O delegado César Ferro informou que os moradores disseram para a polícia que a vítima estaria tendo um relacionamento amoroso com a esposa do acusado, nome não revelado, mas, está sendo apurado pela polícia.

Menores

O delegado Daniel Arruda informou que, pelo menos, quatro criminosos participaram da morte de Alisson Ferreira da Cruz, Pai Velho, de 34 anos, ocorrida na noite de sábado, 8, no bairro Trizidela, em Bacabal.

Ainda ontem, a polícia tinha apreendido dois adolescentes suspeitos desse crime e foi ocasionado por arma branca. O corpo da vítima foi encontrado em uma área de matagal e apresentava vários golpes na cabeça. As incursões continuam para prender os outros envolvidos.

Tentativa de feminicídio

A polícia prendeu em flagrante Hugo Jardim, que estava sob efeito de bebida alcoólica, acusado de tentativa de feminicídio, na noite de sábado, 8, no povoado Santa Maria, zona rural de Pinheiro. A vítima foi golpeada em várias partes do corpo, inclusive, na cabeça e ainda ontem estava internada no Hospital Antenor Abreu, nessa cidade, correndo risco de morte.

Saiba mais

Um homem, não identificado, foi morto durante a manhã de ontem, na cidade de Davinópolis, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.