Estadual-2020

Sampaio "calibra o pé" e assume liderança do Maranhense

Tricolor bateu o Pinheiro, por 2 x 1, e contou com tropeços de Moto, que demitiu o técnico e mais quatro atletas, e MAC, para assumir a ponta

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Everton Dias fez os dois gols do Sampaio
Everton Dias fez os dois gols do Sampaio (EVERTON DIAS SAMPAIO )

SÃO LUÍS - Depois de uma semana de críticas após o empate por 1 x 1 com o Maranhão, principalmente por conta da quantidade de chances criadas e desperdiçadas, o Sampaio Corrêa ganha mais tranquilidade, pelo menos por enquanto, para trabalhar com mais calma. Diante de um adversário que “vendeu caro” a derrota, o Tricolor foi até a cidade de Pinheiro, no sábado (8), e venceu o time da casa, por 2 x 1, com dois gols do meia Everton dias. Com este resultado, a Bolívia Querida assumiu a liderança do Campeonato Maranhense. Ao contrário do rival, o Moto Club apenas empatou, também no sábado, com o São José, por 1 x 1, em mais uma apresentação ruim, e o técnico Leandro Campos e mais quatro atletas foram demitidos. O Papão segue na segunda colocação do Estadual. Já o MAC, que visitou o Cordino, em Barra do Corda, neste domingo (9), ficou no 1 x 1, segue sem perder e ocupa a terceira posição.

Quando o Sampaio empatou com o São José, o técnico João Brigatti reclamou bastante do desempenho do ataque, ensaiou uma mudança no camisa nove do time, que não se concretizou por conta da falta de condições de jogo de Mateus Lima, e focou os treinos em finalizações durante a semana. Parece que deu certo. Mesmo contra o time bem organizado, o Pinheiro, que, apesar de ocupar o quinto lugar na classificação, tem feito bons jogos neste Estadual, o time tricolor mostrou mais qualidade na hora da definição. O time da casa criou muitas chances, chegou a botar uma bola no travessão, abriu o placar com Peterson, mas a Bolívia Querida igualou tudo, ainda na primeira etapa, com o meia Everton Dias, que subiu mais alto do que todo mundo para fazer de cabeça. Na segunda etapa, com o “pé calibrado”, o camisa oito chegou a acertar mais um belo chute, que foi defendido Felipe Machado. No entanto, no fim do jogo, Gustavo Ramos fez uma boa jogada pela direita, e cruzou para o inspirado Everton Dias, só completar a garantir a vitória para a equipe da capital; 2 x 1, e liderança garantida. O Sampaio foi a sete pontos, empatou em números de pontos com o Moto, mas assumiu a ponta pelos critérios de desempate.

E o técnico João Brigatti gostou do que viu. O treinador ressaltou a importância desta vitória, justamente pela pressão que a equipe vinha sofrendo, apesar do momento de início de temporada. “Foi extremamente importante a essa vitória de virada contra o Pinheiro. Foi um jogo muito disputado, em que a equipe se portou muito bem, principalmente no segundo tempo, em que poderia ter feito até mais gols. E o melhor foi o resgatar o perfil de uma equipe guerreira”, comentou Brigatti.

Como agora a equipe tricolor dá uma pausa no Estadual e vira o seu foco para a Copa do Brasil - o time estreia na competição nacional, quarta-feira (12), às 21h30, no estádio Ninho da Águia, contra o Águia Negra, no Mato Grosso do Sul -, o técnico pede foco neste compromisso. “Agora é virar a chave e concentrar todas as forças na Copa do Brasil. Jogo muito difícil contra Águia Negra de Rio Brilhante MS. Campeonato que nos dá muita visibilidade e ajuste financeiro pra sequência do ano”, salientou o comandante.

Crise no Papão

O técnico Leandro Campos não é mais o treinador do Moto Club. A diretoria rubro-negra anunciou a saída do técnico um dia depois do empate sem gols com o São José, pela terceira rodada do Campeonato Maranhense. Campos deixa o Papão com apenas três jogos oficiais, com duas vitórias e um empate. A diretoria ainda não anunciou o substituto. Quatro atletas também foram dispensados. O comando ad equipe ficará a cargo do auxiliar técnico Djair Ferreira.

O empate diante do cambaleante time do São José, lanterna do Estadual, até então sem nenhum ponto, não foi bem digerido nem pelos dirigentes e nem pela torcida. Um dia depois da partida, o clube anunciou a saída do treinador. “A diretoria vem por meio desta nota oficial informar que o técnico Leandro Campos não seguirá mais no comando do Moto Club para a temporada 2020. Apesar dos resultados, a diretoria motense analisou e entendeu que o modelo de jogo e forma de trabalho não são compatíveis com o que o Moto Club precisa na atualidade”, diz trecho da nota.

Em outro trecho, o clube agradece os trabalhos dos profissionais, e anuncia, também, as saídas dos atletas Jr Batata, Romário Guedes, Daniel Abalém e Dudu Beberibe. “O Moto Club agradece o trabalho e a dedicação prestada até aqui, mas tanto o clube quanto o técnico seguirão caminhos diferentes. A diretoria também decidiu que alguns jogadores não farão mais parte do elenco para o restante da temporada. É de se ressaltar que todos os profissionais citados se dedicaram bastante ao Moto Club”.

Sob o comando de Djair Ferreira, o Moto Club volta a campo somente no domingo (3), pela quarta rodada do Maranhense, para enfrentar o Cordino, no estádio Castelão, às 16h30. No entanto, antes, o Papão faz sua estreia na Copa do Brasil, dia 26, diante do Fluminense, às 21h30, no Castelão.

MAC fica no empate

Mirando a liderança do Estadual, o MAC visitou o Cordino, neste domingo (9), no estádio Leandrão, em duelo válido pela terceira rodada da competição, e ficou no empate por 1 x 1. Com este resultado, o Bode segue sem perder na competição e continua na terceira colocação. O gol da Onça foi marcado pelo incansável Ulisses e Adrian empatou para o time da capital. O Cordino, com um ponto, divide a lanterna com o São José, mas ganha nos critérios de desempate.

O Maranhão abriu o placar, aos 11 minutos do primeiro tempo, com Adrian. O time da casa empatou, aos 25 desta etapa, com Ulisses, e terminou tudo igual. Com este resultado, o Maranhão segue na zona de classificação para a próxima fase e o time do técnico Sandow Feques começa a flertar com um possível rebaixamento.

Na próxima rodada do Estadual o MAC enfrenta o São José, no sábado (15), às 16h30, no estádio Castelão. Já o Cordino visita o Moto Club, na quinta-feira (20), às 20h, também no Gigante do Outeiro da Cruz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.