Eleições 2020

PT organiza lançamento de candidatura própria a prefeito de São Luís

alas do PT, em reunião no evento nacional dos 40 anos do partido, fecharam questão sobre o lançamento de candidato do partido nas eleições de 2020

Carla Lima/Editora de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Honorato Fernandes, Zé Inácio e Lawrence Melo podem ser escolhidos para disputar a eleição em SL
Honorato Fernandes, Zé Inácio e Lawrence Melo podem ser escolhidos para disputar a eleição em SL (PT)

A disputa pela Prefeitura de São Luís caminha para ter mais dois pré-candidatos a prefeito. O Partido dos Trabalhares, em reunião no último fim de semana, publicou um acordo para que o partido lance uma candidatura própria. A proposta foi feita após decisão da direção nacional de adiar para o próximo mês o julgamento de recursos contra a eleição estadual da legenda no Maranhão. Além do candidato petista, o PTB também mantém a possibilidade de lançar Pedro Lucas, que é deputado federal.

Ainda diante de impasses sobre a direção estadual do PT, no Maranhão, petistas que são de alas diferentes, se aliaram e mostraram no último fim de semana que estão fechados para lançar candidatura própria a Prefeitura de São Luís.

Estão em meio a negociação o vereador e presidente municipal do PT, Honorato Fernandes, o deputado estadual Zé Inácio e o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), delegado Lawrence Melo.

A decisão, segundo nota distribuída pelos membros das alas petistas, foi fechada pelo vereador Honorato Fernandes, presidente municipal do PT, Zé Inácio, deputado estadual do partido, e o presidente da MOB, Lawrence Melo.

A postura dos petistas não significa uma posição fechada da sigla até porque no PT é necessário encontros para que as teses eleitorais seja, definidas. Na prática, como estão envolvidos na decisão que teve aval da Direção Nacional alas que somam maioria dos membros da Executiva Estadual, o mais provável é que uma candidatura própria deva ser fechada.

Aliados
A decisão do PT pode contrariar o aliado no Maranhão, governador Flávio Dino, e também o pré-candidato comunista na capital, secretário de Cidades, Rubens Júnior. O comunista espera ganhar o apoio do PT para garantir mais tempo de televisão e rádio na propaganda eleitoral gratuita.

No entanto, uma conversar com Dino ainda deve ser marcada para mostrar a importância do PT ter candidato próprio em todas as capitais brasileiras.

Honorato Fernandes já se reuniu com Rubens Júnior, que após encontro com petista, lançou nas redes sociais a ideia de que seria o comunista o nome da tradicional aliança PT/PCdoB.

As relações nacionais, no entanto, acabou deixando o PT nas capitais livres para organizar seus caminhos para as eleições de 2020.

PTB
Além dos petistas, o PTB já ensaiou lançar a candidatura do deputado federal Pedro Lucas Fernandes. Inicialmente, a ideia é o PRTB a apoiar a candidatura do presidente da Câmara dos Vereadores, Osmar Filho. No entanto, esta possibilidade não se concretizou porque o PDT abriu canal de negociação dom o DEM, do pré-candidato e deputado estadual, Neto Evangelista.

Direção Nacional nomeará comissão provisória no MA

Ao contrário do que vinha sendo esperado para o último fim de semana, a Direção Nacional do PT não chegou a uma decisão final sobre as acusações que podem invalidar as eleições estaduais pelo Brasil. Na lista, a direção estadual do PT do Maranhão pode ser modificada na próxima reunião da Direção Nacional.

Membros da nacional do PT se reuniu no último fim de semana, mas não conseguiu julgar os recursos que dão conta de fraude eleitoral com votação de membros da legenda que já faleceram.

A ideia dos membros da direção nacional é enviar uma comissão provisória do partido para comandar a legenda até que a Direção Nacional volte a discutir o tempo, cuja data ainda não foi definida.
A direção estadual do PT no Maranhão ainda não tem uma formação definida. Apesar do presidente da legenda, Augusto Lobato – que é assessor de Flávio Dino – está no mandato, a eleição que lhe reelegeu está sendo contestada na direção nacional.

Será esta reunião que definir os runos do partido para as eleições 2020. E somente tirando o presidente do PT e assessor especial de Flávio Dino do cargo é que há a possibilidade do PT e sua militância se reunir para definir a direção estadual. Por enquanto, a direção nacional determinou a formação de uma comissão provisório no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.