Estado Maior

Mais um candidato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A disputa eleitoral em São Luís vai ter mais um candidato. Desta vez será a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) lançar um nome para a sucessão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT). A decisão foi tomada por correntes (que reúne maioria dentro da sigla) da legenda durante o evento dos 40 anos do partido realizado no Rio de Janeiro no último fim de semana.

Mas se tratando de PT, o partido ainda não escolheu o nome dos filiados que vão entrar na disputa. O que ficou acertado é que o partido vai ter um candidato e os nomes que surgirem devem ser viabilizados até o dia da convenção partidária em julho deste ano.

Entre os petistas cogitados para encarar a disputa majoritária, estão o do vereador Honorato Fernandes e do presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), o delegado Lawrence Melo. Mas estes dois, ou outros que vierem a surgir, deverão passar pelo complicado processo do PT.

Resta ainda a Direção Nacional decidir o futuro do partido no estado. Por aqui, a legenda permanece acéfala.


Importância

Os petistas do Maranhão mostraram à direção nacional a importância de o PT disputar a Prefeitura de São Luís.

O partido no estado quer também ser uma das frentes da legenda no Brasil para recuperação da imagem da sigla.

Resta saber se o partido vai conseguir lançar seu nome sem prejudicar o ainda aliado, PCdoB.

E a aliança?

O partido do governador Flávio Dino precisa ter uma base partidária que lhe garanta tempo de televisão no horário eleitoral, já que o PCdoB é uma legenda nanica nacionalmente.

O PT é o alvo porque tem o maior tempo entre as legendas e é um dos mais fáceis aliados do governador maranhense.

Por cargos (ainda que de pouca ou quase nenhuma expressão), os petistas no estado costumam doar o partido sem muita confusão interna.


Muitos candidatos

Com mais este anúncio do PT e seu provável candidato, São Luís poderá ter cerca de 16 candidatos em 2020.

Destes, pelo menos 12 são ligados ao Palácio dos Leões por pertencerem a partidos aliados do governador Flávio Dino.

A disputa eleitoral de outubro deste ano na capital caminha para ter o maior número de candidatos dos últimos anos.

Definições

Ainda sobre o PT e sobre a direção estadual da legenda, a direção nacional vai se posicionar somente em março.

Na última reunião da Executiva Nacional ficou definido que nos diretórios municipais os resultados seriam homologados sem qualquer problema.

Já para a direção estadual, uma comissão provisória deverá assumir o comando do partido até a avaliação final dos imbróglios oriundos de um Processo de Eleição Direta (PED) que teve até morto votando.


Estratégia

O governador Flávio Dino liberou o deputado estadual Duarte Júnior para deixar o PCdoB e se filiar ao PRB com objetivos claros para 2022.

O parlamentar sonha em chegar ao segundo turno e, estando no partido que é do vice-governador Carlos Brandão, ser útil nas eleições gerais.

Assim, Brandão entra no jogo eleitoral deste ano com um nome de seu partido.


De olho

16 deverá ser número de candidatos disputando a Prefeitura de São Luís em 2020.


Incoerência

O governador Flávio Dino usou as redes sociais para dar apoio aos funcionários públicos do Brasil devido a ações do Governo Federal.

Esta é mais uma demonstração de incoerência do comunista, que no Maranhão não deu vida fácil aos servidores públicos com salários congelados há cerca de quatro anos.

Além disso, Dino conseguiu retirar a readequação salarial de 21,7% que era garantida com decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).


E mais

- O governo estadual não esperou o prazo máximo para fazer a reforma da Previdência, aumentando para maioria dos servidores a alíquota da contribuição previdenciária.

- No Palácio dos Leões, a visão sobre o funcionalismo público é comum: o governo não vai trabalhar exclusivamente para servidor público.

- A ideia foi dita e repetida por um dos aliados mais próximos do governador logo no início do mandato do comunista em 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.