Evento

Ação social levou domingo diferente para o São Francisco

Evento foi promovido pela Adihma e ofereceu serviços como endocrinologista, psicólogo, nutricionista, avaliação circulatória, vascular, aferição de pressão e teste de glicemia

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Entre os serviços ofertados à comunidade pela Adihma, estavam os curativos para pés diabéticos
Entre os serviços ofertados à comunidade pela Adihma, estavam os curativos para pés diabéticos (pé diabético)

Uma ação social, promovida pela Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Maranhão (Adihma), proporcionou a manhã de domingo diferente para os moradores do São Francisco e bairros adjacentes, principalmente, às pessoas com diabetes.

O evento ocorreu na sede da Adihma e, antes das oito horas, pessoas da comunidade começaram a chegar ao local, além de pessoas até da zona rural da capital. Uma delas foi Ana Karla Muniz, de 34 anos, que mora nas proximidades do Quebra Pote.

Ela contou que ficou sabendo, por meio de uma vizinha, que iria ter consulta com psicólogos no local. “Estou tentando marcar uma consulta para a minha filha, de 7 anos, há alguns meses, com psicólogo, e até o momento não tinha conseguido, então, como vai ter esse profissional na ação, eu não poderia perder a oportunidade”.

A doméstica Cláudia Maria Silva, de 49 anos, estava há dois meses tentando conseguir uma consulta com o endocrinologista em um hospital público, sem êxito. “Meus pais são diabéticos e nestes últimos meses estou sentindo sintomas da doença. Tentei marcar uma consulta para o endocrinologista, mas não tive sucesso. Fiquei sabendo da ação com médico para essa área, então, cheguei cedo para garantir a consulta”, frisou Cláudia Silva.

Antônio Marques, de 59 anos, foi ao evento para ter acesso ao serviço de enfermagem. “Sou diabético e tenho um ferimento no pé que precisa de curativo feito pelo enfermeiro e também preciso receber orientação sobre esse problema. Ferimento em diabético deve ser cuidado com uma atenção redobrada e caso não tenha um determinado cuidado pode ocorrer até amputação”, declarou.

Serviços
O presidente da associação, Edilson Wanderley, informou que a ação social era destinada para a comunidade, mas, com uma atenção especial para as pessoas com diabetes e vários serviços foram oferecidos, como endocrinologista, nutricionista, psicólogo, ortodontia, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Também foram oferecidos serviços como curativos para pés diabéticos, prevenção e avaliação circulatória e enfermeiros especialistas em diabetes. “Tivemos um cuidado especial para o diabético, pois, além de haver a consulta com o médico especialista, ainda poder obter informações concretas sobre a doença e como fazer o tratamento”, afirmou Edilson Wanderley.

Quem também esteve no evento foi o deputado estadual Adriano Sarney. Ele ressaltou que há um grande número de maranhenses com diabetes que, no momento, estão esquecido pelo Poder Público. “Os diabéticos devem voltar a ter um atendimento de forma especializada, pois, isso não está sendo feito pelo Poder Público”, frisou o parlamentar.

Ele ainda informou que faz parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Hipertensos e Diabéticos do Maranhão, que tem como presidente o deputado César Pires, e tem apresentado propostas na Assembleia Legislativa para garantir os direitos das pessoas com a doença, principalmente, na área da saúde. “É uma falta de sensibilidade não oferecer um serviço especializado para os portadores de diabetes e estamos lutando do governo uma melhor assistência a essas pessoas”, afirmou o deputado.

Saiba mais

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Ela pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.