Lou Marques, empresária

Sensibilidade para as causas sociais e o empreendedorismo

Ela concebeu um projeto de impacto social que está contribuindo para que mulheres de baixa renda tornem-se independentes e empoderadas

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Empresária Lou Marques em atividade do projeto Wonder Woman
Empresária Lou Marques em atividade do projeto Wonder Woman

Quem acompanha as redes sociais da empresária Lou Marques, percebe, claramente, seu desejo de mudar o mundo para melhor. Por essa razão, ela busca uma maneira de deixar sua contribuição para as futuras gerações. Extremamente educada, sensível e inteligente, Lou tem se declarado uma mulher consciente do seu papel na sociedade. Principalmente depois que passou a se dedicar ao projeto social Wonder Woman, por meio do qual mulheres de baixa renda são capacitadas para experimentar o empreendedorismo.

Mesmo com muito trabalho a fazer à frente das empresas que administra e dos inúmeros compromissos familiares, ela encontra tempo para essa empreitada de impacto social. Além disso, o grupo educacional que comanda com o marido, professor Cidinho Marques, contribui para o funcionamento de uma escola comunitária no bairro Vila Pirâmide, com a ajuda de parceiros.

O Wonder Woman é organizado pela Faculdade ISL Wyden, em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras do Maranhão e o Instituto de Cidadania Empresarial. “Nosso objetivo é oferecer às mulheres da comunidade cursos de especialização para capacitá-las a otimizar seus negócios. Podem participar mulheres com, no mínimo, ensino fundamental completo e renda familiar de até dois salários. Além disso, elas precisam ter disponibilidade para assistir às aulas aos sábados à tarde, em encontros que acontecem duas vezes por mês, na própria Wyden, na Avenida dos Holandeses”, informa.

Lou Marques comanda as ações do projeto social Wonder Woman, com várias parcerias
Lou Marques comanda as ações do projeto social Wonder Woman, com várias parcerias

Lou conta que a iniciativa foi pensada com muito carinho e que a expectativa é resgatar o sonho dessas mulheres, para que elas consigam sua independência financeira e melhorem sua qualidade de vida, garantindo relações domésticas mais seguras.

“Tornando-se mais independentes, elas podem legitimar a dignidade de serem tratadas com mais igualdade dentro da família e na comunidade. Entendemos que, assim, estamos trabalhando em prol desta causa tão nobre, que é o empoderamento feminino”, afirma a idealizadora do projeto e diretora financeira do grupo educacional comandado pela família Marques, que inclui a Escola COC e a Wyden.

Ao término de cada etapa, as participantes recebem um certificado de participação e são eleitos os três melhores projetos. E elas recebem um investimento para dar o ponta pé em seu negócio. O recurso é oriundo do “Leilão Solidário”, que a Associação das Mulheres Empreendedoras promove anualmente. A empresária informa que a primeira etapa do projeto aconteceu em 2018, quando 35 mulheres tiveram suas vidas transformadas para melhor.

“Essa primeira experiência foi de desafios, aprendizados, mas, também, da legitimação de muito amor à causa social. Nós tivemos uma equipe engajada de professores voluntários, funcionários e alunas que abraçaram conosco essa nobre iniciativa. Foi muito gratificante ver, também, o ânimo das participantes se entregando, de corpo e alma, às aulas e às tarefas. Foi uma alegria enorme”, acrescenta.

Participantes

A segunda edição contou com a participação da médica Carla Góes, autora do best-seller “O poder é seu”. “A cada etapa, aumenta o número de participantes, pois a ideia é fazer crescer cada vez mais a abrangência. É a nossa parcela de contribuição à construção dos sonhos profissionais das pessoas que precisam e, por tabela, ao desenvolvimento do Maranhão.

Sabemos que para as mulheres que serão beneficiadas não tem sido fácil vencer num cenário desfavorável, mas, às vezes, tudo que elas precisam é de uma oportunidade para se capacitar e competir no mercado”, frisa Lou, mãe de Rodrigo e Rafael.

É maravilhoso ver mulheres empoderadas vivendo dignamente, realizando-se e contribuindo na sociedade”

Na terceira etapa, participaram 70 mulheres, totalizando 34 apresentações. O projeto vencedor do primeiro lugar foi o trabalho “Bonecos Inclusivos”, de Thadia Diniz, técnica em enfermagem do setor de Pediatria. Ela percebeu que as crianças precisavam se sentir representadas em suas diferenças. Observou que os hospitais recebem muitas doações de brinquedos, mas sempre dentro dos padrões, sem inclusão alguma. Foi aí que resolveu confeccionar brinquedos em feltro, que trouxessem características que as crianças da unidade de saúde apresentavam. O segundo lugar ficou para “Veg &Tal Culinária Vegana”, de Fernanda Cristina, e o terceiro para Valdelena Alves, com o projeto “Val Artes Produtos Artesanais”.

“Quero convocar homens e mulheres de boa vontade a se associarem a nós nesta jornada, que não só fará bem às beneficiadas, mas aos nossos corações, por estarmos nutrindo o sentimento mais nobre que herdamos do Criador: o amor ao próximo. É incrível ser mulher! É lindo ter essa força transformadora dentro de cada uma de nós. E é maravilhoso ver mulheres empoderadas vivendo dignamente, realizando-se e contribuindo na sociedade”, finaliza Lou Marques, também franqueada da loja de produtos naturais Mundo Verde, no São Luís Shopping.

Tornando-se mais independentes, elas podem legitimar a dignidade de serem tratadas com mais igualdade dentro da família e na comunidade. Entendemos que, assim, estamo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.