Solidariedade

Pacientes oncológicos terão campanha de doação de sangue

Atividade acontecerá no dia 15 de fevereiro, na sede do Instituto Antonio Brunno, na Cohab-Anil, ao lado do prédio do INSS; atualmente, a instituição está precisando de bolsas de sangue

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Nova sede do instituto foi inaugurada em dezembro do ano passado
Nova sede do instituto foi inaugurada em dezembro do ano passado (Antonio Brunno)

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Cada tipo se manifesta em sintomas e necessita de tratamentos específicos, conforme cada caso. O Instituto Antonio Brunno é uma das entidades que recebem pacientes oncológicos em São Luís. Atualmente, a instituição está precisando de bolsas de sangue. Por este motivo, uma campanha será realizada no próximo dia 15 de fevereiro, para aumentar o estoque.

Segundo Adriana Pessoa, coordenadora de Projetos e Ações do Instituto, a campanha começará a partir das 9h, na nova sede da entidade, que fica na Cohab-Anil, nas proximidades do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo é arrecadar bolsas de sangue para os pacientes com câncer do local, pois o estoque está baixo. “Além disso, também mostraremos à sociedade a nossa nova casa, para que as pessoas possam conhecê-la”, frisou ela.

A sede está localizada na Rua Frei Hilário, número 2019, naquele bairro. De acordo com Adriana Pessoa, atualmente, o Instituto Antonio Brunno abriga 89 pacientes oncológicos, embora a capacidade seja para 220.

Campanha de O Estado
A fim de ajudar o instituto, O Estado realizou, em setembro do ano passado, uma ação especial em homenagem ao aniversário de 407 anos de São Luís. Canecas, ilustradas por Gustavo Santana, gerente de Comunicação do Grupo Mirante, foram produzidas e todo o dinheiro arrecadado das vendas foi revertido para a entidade. A ação filantrópica foi fundamental para oferecer suporte aos pacientes com câncer e seus acompanhantes, que vêm do interior do Maranhão em busca de tratamento contra a doença.

A ilustração das canecas fez uma referência à cultura local, a aspectos das nossas tradições e que caracterizam São Luís em seus 407 anos. “Há um tempo, descobri um artista italiano chamado Ale Giorgini e gostei do material dele, achei bacana. Fiquei pensando: seria interessante ter um material como o dele, mas com referências da nossa cultura. Então, comecei uma série de ilustrações, todas geométricas, seguindo o estilo dele”, disse Gustavo Santana. l

O Instituto
Com uma rica história em filantropia e solidariedade, o Instituto Antônio Brunno foi fundado em 2011 por Antonio Brunno Pessoa de Sousa, que faleceu naquele ano após ter adquirido um câncer em 2010. Segundo Adriana Pessoa, irmã de Antonio, a entidade sobrevive de doações. “Nós acolhemos paciente com câncer do interior do Estado. O Instituto surgiu com a ideia do meu irmão. Antes de falecer, ele deixou essa história de que, quando voltasse de São Paulo, do tratamento, iria montar uma casa de apoio para acolher esses pacientes”, lembrou ela.

“É por ele que a gente continua nessa casa e acolhendo essas pessoas que tanto precisam”, frisou Adriana Pessoa. Convém ressaltar que os presidentes são Antônio Lima Sousa e Luzia de Fátima Pessoa Sousa.

SAIBA MAIS

Sobre o câncer

A doença se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se agrupam formando tumores, que invadem tecidos e podem atingir órgãos vizinhos e até distantes da origem das metástases. O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Entretanto, alguns órgãos são mais afetados do que outros. Cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados de tumor, mais ou menos agressivos. O câncer pode ter várias causas. Fatores externos ou internos ao organismo contribuem para o desenvolvimento da doença. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente, aos hábitos, costumes e qualidade de vida da própria pessoa.

As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Alguns tipos de câncer têm a causa bem conhecida. O cigarro, por exemplo, pode causar câncer de pulmão. A exposição excessiva ao sol, pode provocar câncer de pele. Alguns vírus podem causar leucemia e o HPV câncer de cólo do útero. Outros tipos de câncer, ainda em estudo, podem ter ligação direta com componente dos alimentos.

O envelhecimento traz mudanças nas células, que aumentam as chances de câncer. Esse fator, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequente nesses indivíduos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.