Carnaval

Máscaras de fofão destacadas em mostra

Um dos acessórios mais característicos do personagem é objeto de exposição que será aberta hoje, às 19h, no Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A artista plástica Marlene Barros ministrou a oficina de máscaras
A artista plástica Marlene Barros ministrou a oficina de máscaras (Marlene Barros)

São Luís - Um dos mais característicos personagens do Carnaval do Maranhão, o fofão carrega muitos elementos visuais que o identificam, entre os quais, a máscara. A tradicional é feita de papel machê e tem um desenho bem peculiar, com um imenso nariz. Para revelar mais sobre este acessório que compõe a fantasia original dos foliões, está em exposição na Galeria Antônio Almeida, do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, Centro), 50 máscaras artesanais de fofão.

A abertura da mostra ocorre hoje, às 19h, e reunirá peças feitas na técnica papel machê e assinados por alunos da oficina ministrada pela artista visual Marlene Barros. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h gratuitamente.

Antes da abertura da mostra haverá um cortejo carnavalesco realizado pelo Sesc, com a participação do Blocão do Fofão e o Bloco do Cabeção da Dac. Animados pela banda Blocão do Fofão, o cortejo sairá às 17h da concentração, no Sesc Deodoro, seguindo pela Rua Grande e retornando pela mesma via. Em seguida, os fofões e foliões participarão da vernissage da exposição, às 19h, que será transformada em um baile que relembrará os antigos carnavais de rua.

A exposição é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A promoção é da Diretoria de Assuntos Culturais (Dac). A mostra tem apoio institucional da Superintendência de Comunicação e Eventos da UFMA e Fundação Josué Montello.

A artista visual Marlene Barros destacou a importância da mostra para a cultura local. “A realização dessa oficina e exposição resgatam a figura do fofão, personagem importante do nosso Carnaval. Propicia ainda aos alunos a oportunidade de realizarem suas próprias máscaras e aprenderem a técnica do papel machê, que é simples, mas que abre um leque de possibilidades para sua utilização em vários outros trabalhos”, diz Marlene Barros.

Serviço

O quê

Abertura da exposição de máscaras de fofão

Quando

Hoje

Onde

Palacete Gentil Braga – Rua Grande, Centro

Visitação

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.