Violência

CBF e FPF crticam agressão sofrida por árbitro no Sul

Ato, que aconteceu em jogo da Copa do Brasil, deve render um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nos próximos dias

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Árbitro Lucas Canetto Belotte foi agredido em jogo em Caxias do Sul
Árbitro Lucas Canetto Belotte foi agredido em jogo em Caxias do Sul (AGRESSÃO ARBITRAGEM )

CAXIAS DO SUL - A primeira rodada da Copa do Brasil começou quente e com polêmicas. Quem sofreu foi o árbitro Lucas Canetto Bellote, responsável por comandar o confronto em que o Botafogo se classificou com um empate diante do Caxias, na Serra Gaúcha. Ao fim do jogo, o apitador acabou agredido com uma joelhada por um integrante da comissão técnica do time gaúcho.

O ato deve render um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). E já provocou reações das principais entidades ligadas ao futebol, como a CBF, que emitiu um comunicado.
“A Confederação Brasileira de Futebol repudia com veemência a covarde agressão sofrida pelo árbitro Lucas Canetto Bellote, ao final da partida entre Caxias e Botafogo, válida pela primeira rodada da Copa do Brasil 2020. Cenas lamentáveis como esta não fazem e não podem fazer parte do cenário do futebol brasileiro. A CBF defende o respeito aos árbitros, que são atores imprescindíveis à prática do futebol, e entende que o agressor deve ser punido de forma rigorosa”, diz trecho da nota.

Lucas Canetto Bellote integra o quadro da Federação Paulista de Futebol (FPF), outra entidade que se manifestou sobre o caso e cobrou uma punição ao representante do Caxias.

“A Federação Paulista de Futebol manifesta total repúdio e indignação pela covarde e repugnante agressão sofrida pelo árbitro Lucas Canetto Bellote, que integra o quadro paulista de arbitragem, após a partida entre Caxias-RS e Botafogo-RJ, pela Copa do Brasil. A FPF espera e pede que o agressor seja exemplarmente punido. Não toleramos atitudes retrógradas, selvagens, violentas, que causam repugnância a todos que defendem o jogo limpo e o respeito aos árbitros e as regras”, descreveu a FPF.

Com a eliminação, o Caxias deixou de arrecadar R$ 650 mil de premiação e acabou caindo na Copa do Brasil logo na primeira fase. O atacante Gilmar não poupou críticas ao árbitro após o apito final.

"Não dá nem para explicar como ele não marcou aquele pênalti. Será porque o Botafogo é time grande? Não tem essa. Encurralamos o Botafogo, mas um erro acabou prejudicando o trabalho de um ano inteiro. Esse cara não pode chegar aqui e cometer esses equívocos", falou o atacante.

"Temos que fazer o nosso melhor dentro de campo. Contra time grande, temos que executar. Todos sabem que o Caxias foi melhor que o Botafogo”, finalizou

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.