Morte

Autoridades suíças vão autorizar suicídio assistido para presos doentes

A lei suíça permite o suicídio assistido, mas no âmbito de um código médico deontológico rigoroso e circunstâncias especiais, como idade e doença

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

SUÍÇA - Prisioneiros doentes poderão solicitar suicídio assistido nas prisões da Suíça, embora as modalidades ainda não tenham sido decididas, anunciaram ontem,6, as autoridades do sistema penitenciário.

Esta medida veio em resposta a um pedido apresentado em 2018 por um prisioneiro, que solicitou suicídio assistido.

Esse processo revelou um vazio legal nos diferentes cantões da Confederação Suíça, responsáveis pela implementação das penas, e que agora estão tentando preencher.

A Conferência dos Departamentos Cantonais de Justiça e Polícia Suíça (CCDJP) afirmou ontem,6, à AFP que todas as instâncias encarregadas do sistema penitenciário estão em "acordo (...) sobre o princípio de que o suicídio assistido deve ser possível nas prisões".

No entanto, o diretor da CCDJP, Roger Schneeberger, afirmou que ainda existem diferenças entre os cantões em como realizar suicídios assistidos nas prisões, e que um grupo de especialistas fará suas recomendações em novembro próximo.

A lei suíça permite o suicídio assistido, mas no âmbito de um código médico deontológico rigoroso e circunstâncias especiais (idade, doenças, etc.).

Além disso, se uma pessoa assiste outra pessoa em um suicídio "movido por uma motivação egoísta" pode ser acusada de justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.