COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
o PRESIDENTE da Fiema, Edilson Baldez das Neves, recebeu no início da tarde de ontem, na Casa da Indústria, para uma reunião-almoço, o Procurador-Geral do Estado (PGE-MA), Rodrigo Maia. A reunião teve caráter institucional e contou com a presença dos diretores da FIEMA, Zeca Belo, Cláudio Azevedo, João Batista, Benedito Mendes, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz, além dos superintendentes do SESI, Diogo Lima e da FIEMA, Cesar Miranda e da assessora jurídica da Federação, Fernanda Moreira
o PRESIDENTE da Fiema, Edilson Baldez das Neves, recebeu no início da tarde de ontem, na Casa da Indústria, para uma reunião-almoço, o Procurador-Geral do Estado (PGE-MA), Rodrigo Maia. A reunião teve caráter institucional e contou com a presença dos diretores da FIEMA, Zeca Belo, Cláudio Azevedo, João Batista, Benedito Mendes, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz, além dos superintendentes do SESI, Diogo Lima e da FIEMA, Cesar Miranda e da assessora jurídica da Federação, Fernanda Moreira

De todos e de ninguém
A dívida pública brasileira é de 5 trilhões e 500 bilhões de reais. O custo anual de juros vai a 360 bilhões. Dinheiro de impostos que precisaria ter outra destinação.
A pauta nacional de picuinhas deve ser substituída pelas perguntas sobre tamanho descalabro: como, onde e por que se formou?
Uma resposta à pergunta é evidente: gestores abusaram nas despesas.
Consagraram o princípio de que o dinheiro público é de todos e, ao mesmo tempo, de ninguém.

Customização
Vestir a fantasia é a melhor parte do Carnaval. No mundo de hoje, em que tudo vira coisa séria e acaba nos tribunais, um pouquinho de imaginação e diversão faz muito bem à saúde.
É por isso que o item customização faz – e muito, a diferença no Almoço do PH Revista que oferecemos todos os anos e cuja edição 2020 acontecerá no dia 15 de fevereiro, no Palazzo Eventos.
Homens e mulheres se permitem ousar e comparecem com lindos e criativos figurinos. Desta vez, é grande a expectativa para o resultado da inspiração na Índia, tema que escolhemos para este ano.
O país asiático, como se sabe, tem um vestuário exótico, bonito e colorido.

Customização 2
Muitos não sabem, mas a Índia é muito grande e diversa, porquanto existe um pouco de variação entre as vestimentas utilizadas nas diferentes regiões.
No entanto, há alguns artigos de roupa indiana que se destacam. É o caso dos femininos sari, kurta, salwar kameez e dupatta.
Para os homens, o turbante é um acessório marcante e que, certamente, chamará a atenção no nosso baile, pois a camiseta parece com uma bata indiana.

Entrega das camisetas
Para atender a inúmeros pedidos dos convidados que, por motivo de viagem ou outros, não puderam comparecer ao Rio Poty Hotel no último fim de semana, para receber suas camisetas, excepcionalmente hoje à noite, das 18h às 21h, Teresa Martins vai dar plantão no Salão São Marcos daquele charmoso empreendimento hoteleiro.
Que se habilitem, portanto, os que ainda não puderam comparecer para conferir e escolher as cores das camisetas-convites que serão usadas no próximo dia 15.

Amido na cara
Há algum tempo que a guerra de amido de milho é brincadeira que quase ninguém mais topa. Por muitos anos, figurou como uma marca registrada do Carnaval de rua no Maranhão.
Em São Luís, crianças, jovens e adultos se lambuzavam sem cerimônia e era essa a melhor parte do entrudo.
Hoje em dia, nem os mais novos o fazem. Talvez para evitar o desperdício ou porque estamos mesmo na era da geração “não-me-toques”.
E como era divertida essa brincadeira boba, suja e pueril.

Palestra magna
“Temas sensíveis em educação e a formação de sujeitos plurais”. Foi esse o título da palestra magna de abertura do Encontro Pedagógico promovido pelo Instituto Florence de Ensino Superior, proferida pelo professor Jackson da Silva.
O professor sinalizou que a sala de aula reúne mais que conteúdos conceituais, demonstrando que o trabalho docente com o pluralismo, coexistente em sala, é um ato político e, sobretudo, humano.

É tempo de doar sangue
Durante todo o ano, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão, o Hemomar, reforça a importância da doação de sangue. Durante o período carnavalesco, a preocupação do órgão é redobrada por causa da diminuição do número de doadores, pois nesta época, cresce a necessidade de transfusões nos hospitais. Para chamar atenção dos voluntários, o Centro lançou mais uma campanha de incentivo à doação de sangue.

TRIVIAL VARIADO

A notícia não pode surpreender e segue a rotina: nos primeiros 35 dias deste ano, o governo federal pagou 51 bilhões e 800 milhões de reais para rolar sua dívida. Dinheiro que se destinaria, entre outras rubricas, aos programas de assistência social.

Soma-se a outra: as despesas do governo federal no ano passado superaram as receitas obtidas com impostos. O déficit foi de 95 bilhões de reais, sem incluir os 540 bilhões dos juros, que ficam numa contabilidade separada.

Sucessivos governos não se entusiasmaram com a reforma tributária. Está comprovado que o sistema só é ruim para empresas e pessoas físicas. O setor público considera conveniente. Por trás está a fórmula garantida que permite o aumento de impostos a qualquer momento.

Apenas 48 por cento da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto. Mesmo assim, gestores públicos jogam dinheiro público pelo ralo e ficam impunes.

Houve tempo em que usar e abusar de recursos para tratamento de imagens fotográficas pertencia ao universo da moda. Para o material de propaganda dos candidatos às eleições, a ordem dos assessores agora é esta: pele sem manchas, brilho, marcas de expressão, rugas ou olheiras.

E mais: bochechas e pescoço afinados. Cabelo alinhado, sorriso digno de propaganda para pasta de dente e nenhum defeito aparente no formato do rosto. Torna-se primordial ficar bem na foto, mesmo que venha a parecer outra pessoa.

Tomem nota: em 1918, o Brasil enfrentou a gripe espanhola.
A pandemia pegou o país desprevenido, sem leitos hospitalares e sem medicamentos disponíveis.
O antibiótico foi descoberto uma década depois. O surto matou 35 mil pessoas.

Olhando a lista dos 33 partidos registrados na Justiça Eleitoral, vê-se que a maioria não passa de mera união de letras para atender apetites. Há mais 35 na fila de espera.

Donizetti e Moacir Machado já estão na cidade, após um giro pelo Goiás com toda a família. Agora, o casal é todo atenções para as fantasias que usarão dia 15 no Almoço do PH Revista.

Causou grande comoção na cidade o acidente sofrido pelo empresário Wladimir Teobaldo Albuquerque, dono da K2 Engenharia, nos Lençóis Maranhenses. Depois de operado em São Luís pelo Dr. Osmir Sampaio e equipe, ele vai apresentando ótimos sinais de recuperação.

DE RELANCE

Exposição de Marlene
Um total de 50 máscaras artesanais de fofão estará em exposição amanhã, na Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga. Aberta ao público, a mostra reunirá peças feitas por alunos da oficina ministrada pela artista visual Marlene Barros. A exposição ficará em cartaz de segunda a sexta-feira, semanalmente. Antes da abertura, haverá um cortejo carnavalesco realizado pelo Sesc, com a participação do Blocão do Fofão e o Bloco do Cabeção da Dac. O cortejo sairá às 17h da concentração, no Sesc Deodoro, e os foliões seguirão pela Rua Grande.

Fake News
A Universidade Federal do Maranhão teve conhecimento de que circulou, nas redes sociais, notícia falsa sobre o caso de duas crianças que deram entrada no Hospital Municipal Infantil, em Imperatriz, vítimas de contaminação por material injetável por pessoas que se diziam pesquisadores da instituição. Disse que a informação de que eram pesquisadores da UFMA não é verdadeira, uma vez que não há nenhum grupo de pesquisa autorizado a ir a residências e hospitais realizar coleta de dados, haja vista que a universidade se encontra em período de férias.

Medicamentos especializados
Pelo menos 40 mil pacientes, mensalmente, estão sendo beneficiados com a distribuição de remédios adquiridos na farmácia de medicamentos especializados do governo estadual. No ano passado, a meta era atender a 172 mil pessoas, mas em 2019, esse número ultrapassou os 250 mil atendimentos.

Reforma Tributária
De volta aos trabalhos legislativos, senadores fizeram questão de expor a insatisfação com o governo em torno da Reforma Tributária, pois a proposta foi anunciada como prioridade para 2020. Líderes do Senado, porém, recusam-se a dar andamento ao tema até que o Executivo diga qual é sua proposta e sente na mesa para negociar. Além disso, descartam uma votação no primeiro semestre.

Moda das máscaras
Máscaras sempre foram itens disputados na China. São usadas não apenas para impedir a transmissão de vírus em meio a infecções, como as de gripe, como para se proteger da poluição e até mesmo para manter a maquiagem intacta. Com estoques esgotados por conta da grande procura em meio ao surto de coronavírus, muitos estão recorrendo a ideias pouco convencionais.

Moda das máscaras 2
Explico: garrafas pet de tamanho grande com a base cortada viram uma espécie de máscara adicional. E copos de papel ganham furos e viram máscaras para cachorros. Em Xiamen, uma cidade a mil quilômetros ao sul de Wuhan, autoridades começaram uma loteria online em que o prêmio é uma cobiçada máscara. A ideia é evitar as longas filas que vinham se formando em meio à escassez do produto.

Coral da UFMA
Abertas as inscrições para adultos interessados em fazer parte do Coral da Universidade Federal do Maranhão. As inscrições gratuitas para vozes masculinas estão abertas até 11 de fevereiro, no portal da instituição. A primeira reunião também será dia 11 de fevereiro, no Palacete Gentil Braga. O Coral UFMA é o anfitrião do Festival Maranhense de Coros, que ocorre há 39 anos em São Luís, reunindo corais regionais e nacionais. Com regência de Angélica Vieira da Silva Marques, o coral ensaia semanalmente e existe há 46 anos, participando de festivais por todo o Brasil.

Lixo plástico
Um levantamento feito pela organização não governamental WWF mostrou que o Brasil aparece como o quarto maior gerador de lixo plástico em todo o mundo, com 11 milhões e 300 mil toneladas anuais. Desse total, somente 1,28% passa por algum tipo de reciclagem. Não espanta, portanto, que as populações de cidades sejam cada vez mais atingidas por inundações. A China produz 54 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, conforme dado da WWF. A partir deste ano, inicia um programa de banir o plástico descartável das grandes cidades, até 2023.

Para escrever na pedra:
“O Estado é uma entidade que pune todas as injustiças, exceto as que ele mesmo comete”. Adágio medieval cada vez mais atual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.