Infraestrutura

Falta de segurança no viaduto no bairro Ivar Saldanha, em SL

Moradores dos bairros das proximidades reclamam da falta de manutenção do viaduto e há risco de acidentes no local, por causa dos crescentes problemas estruturais em toda a sua extensão

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Viaduto do bairro Ivar Saldanha, na Avenida dos Franceses, está em estado precário, com muretas quebradas
Viaduto do bairro Ivar Saldanha, na Avenida dos Franceses, está em estado precário, com muretas quebradas (viaduto)

Localizado na Avenida dos Franceses, o viaduto do bairro Ivar Saldanha, é motivo de preocupação por ter sido cenário de diversos acidentes ao longo dos últimos anos, envolvendo, inclusive, fatalidades. O último caso de morte que ocorreu no local foi em 2016, quando uma motocicleta, com um casal, perdeu o controle e caiu da estrutura.

A via apresenta erosões em sua extensão, falhas nas áreas reservadas ao pedestre e algumas partes faltando, que caíram com o tempo e desgaste, como a mureta, que foi derrubada em um acidente no último ano.

Márcia Basto é proprietária de um estabelecimento ao lado do viaduto há mais de 25 anos e diz nunca ter presenciado uma obra de manutenção no local. “A estrutura não está boa, se vocês forem olhar embaixo, os ferros estão todos enferrujados e quando passa um carro muito pesado, ela balança”, disse.

O servidor público José Antônio Ribeiro mora nas proximidades há 30 anos e teme pela situação precária do viaduto. Para ele, o maior perigo são as erosões na extremidade da via, que crescem a cada dia com as chuvas e tráfego de carros pesados.

“Moro aqui há 30 anos e agora percebo que a água está infiltrando na cabeceira do viaduto e o buraco só está aumentando. É um perigo para os motoristas e motoqueiros”, frisou.

Mais problemas
Outra reclamação da população da região é o acúmulo de água que transborda nas laterais do viaduto, impedindo a passagem de pedestres, principalmente quando a via está muito movimentada. “Quando chove, ele alaga e quem passa do lado toma banho e a água caí lá embaixo. Tem muita gente que fica com medo de passar aí e cair”, disse Márcia Basto.

Em nota a Agência Executiva Metropolitana (AGEM) informou que vai realizar um levantamento estrutural no que se refere a calçamento, parapeitos e condições de infraestrutura no viaduto, para verificar as providências a serem adotadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.