Prevenção

Projeto ''Não Morra, Maria da Penha'' é levado para a Cidade Operária

O objetivo é fortalecer a Rede de Proteção à Mulher com a estratégia de busca ativa de mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O Projeto ‘Não Morra, Maria da Penha’ é uma iniciativa da juíza Lúcia Helena Barros Heluy
O Projeto ‘Não Morra, Maria da Penha’ é uma iniciativa da juíza Lúcia Helena Barros Heluy (Divulgação)

SÃO LUÍS - A 2ª Vara da Mulher de São Luís e parceiros institucionais vão promover ações do Projeto “Não Morra, Maria da Penha” junto à comunidade do bairro da Cidade Operária, em São Luís, no período de 9 a 15 de fevereiro. Serão sete dias de ações de comunicação, prevenção e conscientização na comunidade, com o apoio de diversos órgãos vinculados à Rede de Proteção à Mulher.

O objetivo do projeto é fortalecer a Rede de Proteção à Mulher com a estratégia de busca ativa de mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar em São Luís e Bacabal. Com base nessa proposta, o Poder Judiciário e parceiros institucionais integram diversas ações articuladas, extensivas e progressivas, com a participação da comunidade, de modo que as ações conjuntas dos órgãos tenha efetividade e integralidade.

O Projeto “Não Morra Maria da Penha” é de iniciativa da juíza da 2ª Vara da Mulher de São Luís, Lúcia Helena Barros Heluy e pelo servidor José William Ferreira da Silva, da comarca de Bacabal. Será levado a 12 bairros, sendo a Cidade Operária o primeiro a receber as ações.

Dentre as ações previstas, o projeto pretende organizar e articular o projeto nos territórios, constituindo os comitês de articulação, operacional e executor; capacitar agentes e fortalecer os órgãos que integram a Rede de Proteção à Mulher por meio de seminários, oficinas, palestras e rodas de conversas; capacitar equipe multidisciplinar para atendimento personalizado e humanizado à mulher; fomentar a criação de grupos reflexivos; realizar busca ativa da mulher em situação de violência doméstica e familiar, com a ampla divulgação de ações e políticas; disseminar informações em cartazes, banners, flyers e cartilhas; realizar palestras em escolas e associações e desenvolver campanha preventiva por meio de comunicação visual.

Programação
As ações na Cidade Operária serão iniciadas no dia 9, às 9h, na Paróquia São João Calábria e Divina Providência, com a distribuição de material informativo e educativo sobre o projeto. No dia 10, haverá reuniões na Igreja Verbo da Vida, às 15h, e na Igreja São João Calábria, às 19h. No dia 11, será realizada, numa parceria entre a Uema e a smam, o Seminário “Não Morra, Maria da Penha”, no auditório do campus da Uema, às 14h. No dia 12, o mesmo seminário acontece no Centro São José Operário, no mesmo horário.

No dia 14 será realizada a caminhada “Não morra Maria da Penha”, pelas ruas da Cidade Operária, com concentração em frente à Paróquia São João Calábria e saída a partir das 15h. E no encerramento da semana, dia 15, será realizado o “Dia da Mulher Cidadã”, com a oferta de vários serviços na Praça do Jardim América, com a participação da 2ª Vara da Mulher de São Luís, e carretas da Defensoria Pública, Cejusc, Mulher e Procon.

Parceiros
O projeto da 2ª Vara da Mulher de São Luís tem o apoio institucional na realização do Tribunal de Justiça do Maranhão/Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) e Casa Abrigo. E como parceiros: Governo do Estado, Defensoria Pública, Casa da Mulher Brasileira, Delegacia Especializada da Mulher, Ministério Público estadual, Procuradoria da Mulher, Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís (CMM), Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica/MA, Conselho Municipal da Condição Feminina e Fórum Maranhense de Mulheres, Prefeitura Municipal, OAB e Polícia Militar, Cras, Crea, dentre outros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.