COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O Repórter PH com a cantora e compositora Flávia Bittencourt, que vai dar uma pausa na agenda de ensaios para a apresentação de seu Bloco Bittencá e Acolá, para marcar presença bonita no almoço de Carnaval do PH Revista, dia 15 de fevereiro, no Palazzo Eventos
O Repórter PH com a cantora e compositora Flávia Bittencourt, que vai dar uma pausa na agenda de ensaios para a apresentação de seu Bloco Bittencá e Acolá, para marcar presença bonita no almoço de Carnaval do PH Revista, dia 15 de fevereiro, no Palazzo Eventos

Bloco Bittencá e Acolá 2020
Em seu terceiro ano consecutivo de sucesso e muita animação no circuito da Beira mar, o bloco Bittencá e Acolá, liderado pela cantora Flávia Bittencourt, sairá na Terça-Feira de Carnaval e promete arrastar multidões, como sempre.
Neste ano, além do talento e versatilidade da cantora e compositora Flávia que por si só dispensam apresentações, o bloco será animado também por dois jovens artistas que se destacam na cena musical nacional. São eles: os convidados do bloco, o cantor e compositor Jaime Melo Maciel Júnior, mais conhecido pelo nome artístico Jaloo.
Ele que é também DJ e produtor musical, é considerado um dos nomes modernos da música índie brasileira.
A propósito: o Bittencá e Acolá terá a cantora Mariana Aydar, que traz na bagagem agora solo, toda a sua experiência carnavalesca como backing vocal do trio elétrico de Daniela Mercury. Ela também integrava a banda do compositor paulistano Dante Ozzetti. Versátil e talentosa, Mariana já comandou a banda de forró Caruá e passeia com desenvoltura por diversos ritmos; sempre com muita presença de palco.
Como mensagem principal, o bloco Bittencá e Acolá trata da diversidade de gênero e tem como mote principal a liberdade de expressão; e o respeito quanto à diversidade de gênero.
Saindo no Carnaval maranhense desde 2018, o bloco já teve como convidados especiais artistas como as cantoras Maria Gadú e Vanessa da Mata.

Oscar na TVN
Nesse domingo, dia 9, acontece aquela que é considerada a maior festa do cinema mundial. Estamos falando da 92ª edição do Oscar, que será transmitida direto do Dolby Theatre, em Los Angeles (USA) e reunirá em todo o planeta os amantes da sétima arte que acompanharão ao vivo toda a transmissão, sempre glamourosa.
Por aqui, os usuários da TVN poderão ver tudo de forma ampla, com exibição mais que especial pelo canal TNT, com flashes já a partir da entrada dos astros no tapete vermelho, às 20h30.
A jornalista Aline Diniz estará ao lado de Michel Arouca, comentando a grande noite.

Oscar na TVN 2
O tapete vermelho estará sob o comando de Carol Ribeiro e Hugo Gloss, trazendo todos os detalhes dos looks e entrevistas com os convidados e indicados.
Serão ao todo 24 categorias premiadas e o destaque do ano é o filme “Coringa”, que lidera as apostas com 11 indicações.
O Brasil será representado na cerimônia pela diretora Petra Costa, que concorre a Melhor Documentário por “Democracia em Vertigem”.
Entre os diretores a briga pela estatueta ficará entre os feras Martin Scorsese (O Irlandês); Todd Phillips (Coringa), Sam Mendes (1947), Quentin Tarantino (Era uma vez em... Hollywood) e Bong Joo Hoo (Parasita).

Oscar na TVN 3
Outras categorias disputadas são as de melhor ator e atriz.
Disputam o Oscar de melhor ator: Antônio Bandeiras (Dor e Glória) – se ele não receber a estatueta será imperdoável injustiça; Leonardo DiCaprio (Era uma vez em... Hollywood), Adam Driver (História de Um Casamento), Joaquin Phoenix (Coringa) e Jonathan Price (Dois Papas).
Entre as atrizes a categoria será disputada entre Cynthia Erivo (Harriet), Scarlet Johansson (História de um Casamento), Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres), Renée Zellweger (Judy) e Charlize Theron (O Escândalo).

Regras
As escolas cívico-militares, que serão implementadas neste ano, já têm um manual. Confira alguns pontos:
- A bandeira nacional deverá ser hasteada diariamente.
- As canções entoadas devem despertar o entusiasmo pela escola, pelos heróis nacionais e pela pátria. Não são autorizadas palavras depreciativas, discriminatórias ou que exaltem a violência.
- Meninas poderão usar uma saia-calça cujo comprimento deve estar na altura dos joelhos.
- Uniformizadas, as alunas poderão usar apenas adereços discretos como relógio, pulseiras e brincos.
- Os meninos devem ter cabelo cortado de modo a manter nítidos os contornos junto às orelhas e o pescoço.
- Os alunos devem se apresentar bem barbeados, com cabelos e sobrancelhas na tonalidade natural.

Folia da Imprensa
A última concentração do Bloco da Imprensa acontece neste sábado, na Praça dos Catraieiros, na Praia Grande. Entre as atrações, bloco afro Akomabu, show de Gerude, bloco tradicional Os Foliões, bateria da Flor do Samba e a participação especial de Adriane Bom Bom, fazendo performances de Carmen Miranda. O bloco receberá ainda o grupo Vamu di Samba e o cantor Mano Borges, que comandará o grande baile de Carnaval a céu aberto.

TRIVIAL VARIADO

Em ano de campanha, deputados põem a imaginação para funcionar. Projeto de lei, protocolado na Câmara dos Deputados, cria nova categoria de habilitação, denominada S, no Código de Trânsito.

Ou seja: permite a condução de veículos somente em municípios com população inferior a 100 mil habitantes. Não existe meio motorista. Ou sabe ou não sabe.

A 4 de fevereiro de 2000, mais de 200 mil pessoas realizaram em Moscou ato pelo fim do partido único. Foi a maior manifestação na capital soviética desde a Revolução de 1917.
No assunto: o presidente Mikhail Gorbachev estimulou o protesto e propôs a revisão do regime totalitário criado em 1919. A 26 de dezembro de 2001, houve a dissolução da União Soviética.

O diretor de cinema norte-americano Cecil B. de Mille dizia: “O modo de se fazer um filme é começar com um terremoto e a partir daí seguir para o clímax.”

É cada vez maior o número de governantes e parlamentares brasileiros que levam o ensinamento para a política.

A forma como as direções partidárias distribuem o fundo eleitoral transforma-se numa fogueira das desigualdades entre candidatos.

Tony Gordon faz um grande show hoje, durante um jantar-degustação no bistrô Quintalão, na Península da Ponta d´Areia. Amanhã a dose será repetida. Em grande estilo.

Hoje à noite o empresariado maranhense em peso vai comparecer ao Palácio do Comércio para prestigiar a posse solene do empresário Cristiano Barroso Fernandes na presidência da Associação Comercial do Maranhão.

DE RELANCE

Alcione vem aí
O novo disco de Alcione ainda não saiu, mas a cantora já vem mostrando algumas faixas nos shows que está realizando pelo Brasil. O álbum deve ser lançado nos próximos meses e será o primeiro trabalho de inéditas de Alcione em seis anos e inclui composições de autores como Altay Veloso, Fred Camacho, Serginho Meriti, Telma Tavares e Toninho Geraes.

Solenidade de posse AJE
A chapa eleita para a Coordenação Geral da Associação de Jovens Empreendedores do Maranhão (AJE/MA) durante o biênio 2020-2021 será empossada na próxima quinta-feira, 13, em solenidade realizada no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), às 16h30. A nova coordenação seguirá a principal característica da AJE, com foco no fomento ao empreendedorismo jovem no estado. Além da Coordenação, serão empossados os membros do Conselho Fiscal da instituição.

Câncer no Maranhão
Médicos que abraçam a luta contra o câncer no Maranhão estão preocupados com os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Cirurgião de cabeça e pescoço, o doutor Stênio Roberto Santos é um deles. Ontem, o médico alertou para o fato de que mais de 8 mil e 200 casos, conforme o Inca, deverão surgir no Maranhão este ano.

Câncer no Maranhão 2
Os números fazem parte do estudo “Estimativa 2020”, produzido com base em registros populacionais e de hospitais de câncer. Ao todo, o instituto prevê 4200 novos casos de câncer em homens e 4070 em mulheres. Dentre todos os casos, o destaque maior é para os de câncer de próstata, com 1850 casos, que correspondem a quase 50% dos previstos os homens. Stenio Roberto Santos atenta para os cuidados e prevenção também com a pele, evitando, assim, os melanomas. A prevenção, como se sabe, é o melhor remédio.

Assembleia em Ação
A quarta edição do programa “Assembleia em Ação”, promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão, será realizada dia 14 de fevereiro, em Imperatriz, com a participação de representantes de 23 municípios da Região Tocantina. O evento será aberto às 9h, pelo presidente da Alema, deputado Othelino Neto, assim como ocorreu em dezembro do ano passado, durante a edição de Trizidela do Vale, reunindo deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas das 35 cidades que integram a região do Médio Mearim.

Aula inaugural
A Faculdade de Negócios Faene realiza hoje a aula inaugural da graduação, recebendo os calouros dos cursos de Administração e Logística. Aliás, a instituição iniciou a todo o vapor a turma de especialização em metodologias ativas. A primeira disciplina foi conduzida pela professora Maria Amélia, que abordou planejamento e preparação de aulas com o uso de metodologias ativas.

Alienação Parental
“Da indução à instigação de Alienação Parental” foi o tema da palestra proferida por Bruna Barbieri, assessora jurídica do TJMA, no V Congresso Lusobrasileiro de Alienação Parental, realizado na cidade de Tomar, em Portugal. O objetivo foi debater a proteção de crianças e adolescentes contra o problema da Alienação Parental, conforme a realidade e os desafios dos dois países. O Congresso Lusobrasileiro de Alienação Parental é uma oportunidade ímpar para o diálogo sobre a existência real e problemática do mal da Alienação Parental.

Seleção Unificada
Os alunos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, tiveram até ontem para fazer a matrícula na Universidade Federal do Maranhão. Já os candidatos que não foram selecionados na chamada regular precisam manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, no site sisu.mec.gov.br. O edital específico da lista de espera da UFMA será divulgado nesta sexta-feira dia 7, no site da instituição.

Para escrever na pedra:
“Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras não sejam piores que o seu silêncio”." De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.