Eleições 2020

PCdoB segue para confirmar candidatura de Rubens Jr. em SL

Governador Flávio Dino recebeu o deputado estadual Duarte Júnior e o liberou para deixar o partido, o que abre caminho para que o secretário Rubens Júnior viabilize sua candidatura sem disputa interna

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Rubens Júnior tem caminho aberto no PCdoB para consolidar candidatura a prefeito de São Luís
Rubens Júnior tem caminho aberto no PCdoB para consolidar candidatura a prefeito de São Luís (Rubens Júnior)

Dois movimentos do governador do Maranhão, Flávio Dino, no início desta semana, denotam que seu partido, o PCdoB, caminha mesmo para consolidar o nome do deputado federal Rubens Júnior, atual secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, como o candidato a prefeito de São Luís.

Rubens figurava como pré-candidato comunista junto com o deputado estadual Duarte Júnior. A preferência das principais lideranças da sigla - e do próprio governador -, contudo, sempre foi pelo deputado federal.

Na noite de segunda-feira, 3, durante reunião na sede do governo, Dino promoveu o primeiro movimento, ao liberar o parlamentar estadual a buscar outro partido para tentar viabilizar sua candidatura.
“Nesta segunda-feira recebi a visita do deputado Duarte Júnior. Ele me falou sobre seus novos projetos e ideias. Desejo sorte em sua caminhada”, escreveu o governador no Twitter, ao postar uma foto ao lado de Duarte.

Já na tarde de ontem, o segundo movimento: o chefe do Executivo recebeu em audiência, também no Palácio dos Leões, o secretário Rubens Júnior.

Nas redes, o titular da Secid anunciou, após o encontro, que reafirmou sua pré-candidatura a prefeito de São Luís pelo PCdoB, e os objetivos do projeto.

“Em reunião com o amigo governador Flávio Dino. Reafirmamos o objetivo de nossa pré-candidatura: oferecer para São Luís uma alternativa que represente os melhores valores dos governos Dino e Lula”, destacou.

Infidelidade
A liberação, pelo governador e principal liderança do PCdoB no Maranhão, deve dar ao deputado Duarte Júnior a garantia de que seu mandato não será ameaçado em caso de mudança de partido. Com anuência da sigla, ele fica livre para buscar uma nova legenda.
O destino do parlamentar pode ser o PRB, do vice-governador, Carlos Brandão.

Em conversa com jornalistas na manhã de ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), comentou a saída do colega de partido.

Para ele, a mudança é algo que “vai ser bom para ele [Duarte Júnior]”. “O Duarte Júnior quer mesmo ser candidato a prefeito e, no cenário atual, vai ser bom para ele filiar-se a um partido que tenha condições de garantir a legenda para essa candidatura”, destacou.

Mais

Corrente comunista

Apesar da preferência de líderes pela candidatura de Rubens Júnior a prefeito de São Luís, há uma representativa corrente no PCdoB que defende que o partido não tenha candidatura própria na capital em 2020.

Para estes, lançar um candidato que corre o risco de perder - e de sequer passar a um 2º turno - seria um risco aos planos nacionais de Flávio Dino. “Seria uma derrota pessoal do governador, em casa. E isso não é bom para quem quer apresentar uma imagem vitoriosa em 2022”, declarou um graduado comunista a O Estado.

Segundo essa corrente, o ideal era o PCdoB apoiar o candidato do DEM, deputado Neto Evangelista, também de olho no plano nacional. “Seria uma demonstração prática de que, aqui em casa, ele faz o que prega quando defende uma frente ampla”, completa o membro do partido ouvido pela reportagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.