Energia

Fiema e Eneva mostram benefícios do Mercado Livre de Energia no MA

Encontro acontece amanhã, 6, na Casa da Indústria, e também propiciará aos participantes conhecerem as oportunidades em Geração Distribuída

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Camila Schoti: as empresas podem escolher seu fornecedor de energia
Camila Schoti: as empresas podem escolher seu fornecedor de energia

Como reduzir custos com energia elétrica aproveitando as oportunidades do Mercado Livre de Energia no Maranhão, é o tema do debate que a Eneva Comercializadora, empresa do Grupo Eneva que atua no mercado livre de energia e gás natural, promove em parceria com a Fiema nesta quinta-feira, 6, a partir das 14h. O evento acontecerá no salão de eventos da Casa da Indústria e é voltado aos empreendedores da indústria e do comércio do estado.

A ideia é mostrar como funciona o Mercado Livre de Energia, os seus benefícios e como as empresas podem fazer a contratação de energia livre. Os participantes também irão conhecer as oportunidades em Geração Distribuída (GD), modalidade que permite acessar energia mais barata, não mais apenas da distribuidora, mas também de fontes sustentáveis como a de geração solar, eólica e usinas hidrelétricas.

De acordo com dados do Boletim Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 18% do consumo no Maranhão está no Mercado Livre de Energia. Com a entrada em vigor da portaria 514/2018 (1º de julho de 2019), do Ministério de Minas e Energia (MME), que amplia, em etapas, o acesso dos consumidores de carga entre 500 kW e 2.000 kW ao Mercado Livre de Energia, a expectativa é de que este mercado ganhe mais competitividade e aumente o número de usuários à medida que as etapas de ampliação da portaria sejam implementadas.

“No mercado livre as empresas podem escolher seu fornecedor de energia, o que lhes dá a possibilidade de reduzir custos, ter maior flexibilidade de contratação e previsibilidade sobre as faturas. Os profissionais da Eneva Comercializadora estarão à disposição das empresas na Fiema para apresentar soluções customizadas que proporcionam ganhos de competitividade”, explica a gerente geral da Eneva Comercializadora, Camila Schoti.

O Mercado Livre de Energia é o ambiente de contratação em que os consumidores podem escolher livremente seus fornecedores de energia e suas condições contratuais proporcionando a redução dos custos com energia elétrica.

Além de pagar menos, o consumidor tem outros benefícios, como a escolha de fornecedor e independência das tarifas de energia das distribuidoras; contratação de energia de acordo com as necessidades específicas da sua empresa; controle sobre a gestão dos custos de compra de energia, previsibilidade sobre os custos futuros da parcela de energia; poder de decisão sobre o seu negócio, entre outros.

Geração Distribuída
Além do tema Mercado Livre de Energia, estão na pauta do encontro as oportunidades em Geração Distribuída (GD), modalidade em projeto-piloto da área de Inovação da Eneva oferecida aos consumidores cativos que não atuam no Mercado Livre de Energia, como, por exemplo, empreendedores do setor varejista que têm gastos entre R$ 5 mil a R$ 10 mil/mês em cada unidade consumidora.

A GD permite ao consumidor acessar energia mais barata, não mais apenas da distribuidora, mas também diretamente de fontes sustentáveis como a de geração solar, eólica e usinas hidrelétricas. Os participantes do debate vão poder conhecer o funcionamento da GD e saber como é possível aderir a essa modalidade.

Mais

São elegíveis a comprar no Mercado Livre de Energia dois tipos de consumidores: os que consomem carga igual ou acima de 2.000 quilowatts (kW), que podem contratar o fornecimento a partir de qualquer fonte de energia; e os que consomem entre 500 kW e 2.000 kW. Este segundo perfil só pode comprar no Mercado Livre de fornecedores que produzam energia a partir de fontes como solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas ou com geração a partir de biomassa.

Mas com a implantação do cronograma definido na portaria em vigor (514/2018), que reduz os limites de carga, os consumidores entre 500 kW e 2.000 kW vão poder escolher livremente de quem comprar sua energia, conforme cronograma abaixo:

- A partir de 1º de janeiro de 2021, para consumidores com carga igual ou superior a 1.500 kW;

- A partir de 1º de janeiro de 2022, para consumidores com carga igual ou superior a 1.000 kW;

- A partir de 1º de janeiro de 2023, para consumidores com carga igual ou superior a 500 kW.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.