Estudo

Estudos de Lacan abordados durante curso na capital

Aulas do Curso de Teoria Psicanalítica, promovido pela Orla-Centro Psicanalítico do Maranhão, começarão em março, no Edifício Monumental, no Renascença II; inscrições estão abertas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Eduardo Rivaiz e Alan Goudard tratarão sobre Lacan, em curso
Eduardo Rivaiz e Alan Goudard tratarão sobre Lacan, em curso (Lacan)

A Orla – Centro Psicanalítico do Maranhão está oferecendo o Curso de Teoria Psicanalítica. A iniciativa é voltada aos interessados no ensino do psicanalista francês Jacques Lacan. As inscrições estão abertas e as aulas previstas para começar no dia 3 de março, no edifício Monumental, no Renascença II.

Um dos coordenadores do curso, o psicanalista Eduardo Riaviz, doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, ressaltou que um dos objetivos do curso é o ensino de Lacan, desde os seus antecedentes, em uma das disciplinas, e também abordará a relação deste psicanalista francês com a prática e a clínica psicanalítica. “O curso está aberto a todos aqueles que possuem interesse pelo conhecimento social e humano e almejem entender a hipermodernidade”, afirmou.

Ainda segundo Eduardo Riaviz, Lacan acabou inovando a psicanálise ao afirmar que o inconsciente está estruturado com uma linguagem. Ele parte de três registros, o real, o simbólico e o imaginário. O sujeito do inconsciente lacaniano se aliena a sua imagem, se faz escutar nas rupturas, nos hiatos de seu discurso.

Para Alan Goudard, que também é coordenador do curso, Lacan orientou seu estudo pela proposta de retorno a Freud e mais precisamente um retorno ao sentido das primeiras formulações freudianas, em razão, dos desvios apresentados pela psicologia do “Ego”. A ênfase ao restabelecimento do “Eu faço” do paciente por meio da identificação ao “Eu Forte”.

Curso
Alan Goudard informou que as aulas possuem duas linhas de aproximação. A primeira vai tratar sobre os elementos teóricos, como o estádio do espelho, o signo Saussure e o algoritmo lacaniano, o inconsciente estruturado como linguagem, metáfora, metonímia, gozo, pulsão e objeto.

No segundo momento vai analisar as estruturas clínicas. Alan Goudard disse que serão abordados temas como a neurose, psicose e perversão. “Este momento do curso tem como um dos objetivos discorrer sobre o caso o Homem dos Lobos”, enfatizou.

Lacan
Jacques Lacan é um dos principais nomes no estudo e na intriga da psicanálise no mundo da ciência e da própria filosofia, estando envolvido nas correntes de intelectuais que nasceram e viveram na França nos anos 1950 e 1960. O psicanalista francês é controverso e diverso no seu pensamento, o seu trabalho conceptual e investigativo chegou aos ouvidos e olhos de vários, influindo até naqueles que hoje se afirmam como os principais pensadores da atualidade.

A sua visão da psicanálise é voltada para um regresso (crítico) aos postulados de Sigmund Freud, mesmo sem descartar a linguística de Ferdinand de Saussure e a filosofia de Georg Friedrich Hegel. Dos seus estudos, ensaios e palestras, nasceu o próprio Lacanismo, que está consagrada a sua visão científica e filosófica da psicanálise, do estudo do ser e da própria realidade.

Serviço

O que: Curso de Teoria Psicanalista
Onde: Edifício Monumental, no Renascença, sala 639
Inscrição: podem ser feitas pelos números 98 - 98808-0007 ou 98161-4680
Público alvo: Aqueles que possuem interesse pelo conhecimento social e humano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.