ACM

Associação Comercial empossará novo presidente nesta quarta-feira

Novo dirigente comandará a entidade de classe de mais tradição no estado no triênio 2020/2022

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Novo presidente da ACM, Cristiano Fernandes, e a vice, Magnólia Rolim
Novo presidente da ACM, Cristiano Fernandes, e a vice, Magnólia Rolim

O empresário Cristiano Barroso Fernandes será empossado como novo presidente da ACM com mandato válido para o triênio 2020/2022, em ato que será realizado às 19h de hoje, 5, no Palácio do Comércio, Praça Benedito Leite, Centro. Ele assume a entidade com a missão de atuar em defesa dos interesses dos associados e do empreendedorismo, ampliando a interlocução da Casa perante os poderes públicos, entidades de classe e instituições privadas.

A cerimônia de posse da nova diretoria deve reunir associados, convidados e autoridades e entidades representativas do setor empresarial. A nova gestão da ACM é composta por empresários de vários segmentos, ao todo são 41 membros.

Fernandes assume o compromisso de fazer um trabalho com foco em inovação e na união de forças - inclusive, o mote de sua campanha de eleição foi “Juntos Mais Fortes”. Ao seu lado, ocupando o cargo de vice-presidente está Magnólia Rolim, do Grupo Rolim, a primeira mulher, nos 165 anos de história da entidade, a assumir tal posição.

Aos 42 anos, Fernandes é administrador, com pós-graduação em Gestão Empresarial e mestre em Gestão de Empresas, ele atua no grupo Atlântica, Internacional Marítima e Promo3 Eventos. Na última gestão da ACM, sob o comando de Felipe Mussalém, Fernandes ocupou a vice-presidência para Assuntos do Comércio, capitaneando grandes projetos.

Ele repete um momento particular na entidade: é mais um filho de um ex-presidente da Casa a presidir a ACM, seu pai o empresário Luiz Cantanhede Fernandes foi presidente entre os anos de 2001 a 2004 - tal fato aconteceu entre os anos de 2009 a 2011, quando Haroldo Cavalcanti Jr. exerceu o cargo que já havia sido do seu pai, o empresário Haroldo Cavalcanti, presidente da ACM entre os anos de 1977 a 1982.

Já a vice-presidente Magnólia Rolim, atua no setor de revenda de combustíveis, pneus e gás de cozinha. Ela tem formação na área de administração de empresas, MBA em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV. É filha do empresário João Rolim e junto com o pai comanda os negócios da família.

Gestão já em andamento

Apesar da solenidade de posse acontecer nesta quarta-feira, 5, administrativamente, Fernandes assumiu a ACM no dia 6 de janeiro, e, com um propósito de fazer a entidade ainda mais representativa, entre as primeira ações realizadas em sua gestão está o oferecimento aos associados de uma agenda que visa maior integração. Durante as plenárias, realizadas às quartas-feiras, a Casa oferece temas, como palestras, talks, workshops, que são de interesses do associado na condução de seus negócios e no fomento da economia local.

Durante todo o mês de janeiro, o novo presidente realizou visitas institucionais às entidades representativas. Em pauta, ele propôs a criação do Comitê de Entidades Empresariais, formado, além da própria ACM, pela Fiema, Fecomércio, CDL São Luís, Faem e FCDL. A criação desse comitê tem o objetivo de estabelecer metodologias que darão unicidade às ações, com pautas coletivas, que promovam um ambiente de negócio atrativo no estado e sirvam de ponte para o diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.