Infraestrutura

Ponte de madeira precária coloca pedestres em risco

Ponte une bairros Quintas do Calhau e Vila Conceição, na região do Altos do Calhau; os moradores disseram que crianças já caíram da estrutura

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Situação de ponte é precária e risco de acidentes é iminente no local; ponte liga Quintas do Calhau e Vila Conceição
Situação de ponte é precária e risco de acidentes é iminente no local; ponte liga Quintas do Calhau e Vila Conceição (poente precária)

Uma ponte de madeira localizada entre a Rua Coronel Carneiro e Travessa São Bento, na região do Altos do Calhau, em São Luís, está sendo motivo de reclamação das pessoas que habitam o local. A estrutura, que está precária, une a Quintas do Calhau da Vila Conceição. De acordo com informações dos moradores, vários populares já caíram, incluindo crianças. Como disseram, o problema já afeta os populares há mais de 20 anos.

A ponte é pequena, mas suficiente para balançar quando alguém atravessa a Rua Coronel Carneiro em direção ao outro lado, na Travessa São Bento, e vice-versa. As madeiras estão “emendadas”, o que aumenta o risco de ceder. As pessoas passam pela estrutura com cuidado, a passos lentos. Alguns moradores até param no meio do caminho, quando ouvem um barulho estranho, como se fosse um estalo. Depois que se certificam de que podem continuar o percurso, seguem até colocarem os pés em chão firme.

Mulheres grávidas e com crianças de colo também atravessam a ponte com frequência. Proprietário de uma sucata na Quintas do Calhau, um homem que se identificou como Alan disse que o problema já existe na região há duas décadas. Constantemente, como declarou, os próprios moradores se reúnem e montam uma força-tarefa para reforçar a estrutura de madeira. Ele informou que, apesar do perigo, motociclistas e ciclistas ainda se arriscam e passam pelo local.

“Muitas pessoas já caíram aí. E olha que os ferimentos são sérios. A sorte é que ninguém bateu a cabeça nas pedras. Aí passa o Rio Pimenta, mas, atualmente, é só esgoto. É uma situação muito grave. A gente fica preocupado o tempo todo quando tem que atravessar de um lado para o outro”, expressou Alan. Ele disse que colocou recentemente uma peça de
madeira em cima da ponte, em um trecho que estava vulnerável.

Um comerciante da região, conhecido como “Léo Viana”, comentou que equipes do Ministério Público (MP) já apareceram no local três vezes, para verificar a situação da ponte. Mas o problema persiste e afeta quem precisa seguir para a avenida diariamente. “Todos os dias, passam por dia aí nessa ponte 15 mil pessoas. Muita gente depende dessa travessia. Na Vila Conceição, moram mais de 25 mil famílias. Então, algo precisa ser feito”, frisou.

Rua precária
Nas proximidades da ponte, outro problema atinge os moradores. Na Avenida São Bento, na Quintas do Calhau, existem buracos que dificultam o tráfego de veículos. Até pouco tempo, uma cratera deixava o asfalto precário. Mas, com as últimas chuvas que atingiram a região metropolitana de São Luís, a abertura ficou oculta pela terra que foi arrastada pela água, de acordo com os populares.

Na rua, os buracos estão repletos de água barrenta. Além disso, outra reclamação dos moradores é um ponto de acúmulo de lixo, ao lado de casas. Nesse local, são jogados baldes, restos de comida, galhos de árvores, garrafas de refrigerantes, sacos plásticos, barras de ferro, peças de computadores, antenas de televisão, roupas velhas, capas de celular e equipamentos eletrônicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.