COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
ANA KARIN Andrade não tem medo do perigo. Em plena onda do coronavírus que está assustando o mundo, ela botou o pé no jato e foi visitar a Coreia do Sul, como Embaixadora da Paz, em missão oficial representando o Brasil pelos Valores da Paz, da Família e da Ética. Na Coreia ele teve que usar máscara para desembarcar no país
ANA KARIN Andrade não tem medo do perigo. Em plena onda do coronavírus que está assustando o mundo, ela botou o pé no jato e foi visitar a Coreia do Sul, como Embaixadora da Paz, em missão oficial representando o Brasil pelos Valores da Paz, da Família e da Ética. Na Coreia ele teve que usar máscara para desembarcar no país

Camisas do Almoço
O fim de semana foi de alegria para este Repórter PH. É que demos início, com satisfação, à entrega das camisetas convites para o Almoço do PH Revista 2020, em clima de celebração pelas quatro décadas de circulação ininterrupta do caderno de variedades que é um dos mais antigos da imprensa brasileira.
A nossa confraternização para convidados, em ritmo de pré-Carnaval, acontecerá no dia 15 de fevereiro, no Palazzo Eventos, com tema homenageando a Índia e sua emblemática cultura milenar.

Camisas do Almoço 2
Assim que recebem suas vestimentas, principalmente as mulheres correm para os ateliês de costura no intuito de entregá-las aos profissionais das tesouras que as transformam em lindas e criativas fantasias: marcas registradas do Almoço.
A designer Cíntia Klamt Motta está mais do que entusiasmada com o projeto que concebeu e que vai surpreender muita gente.
Ela captou a essência daquele país do sul da Ásia, com uma história que remonta a cinco milênios.

Corona e suspeitos
Por um momento, achamos que o novo vírus não chegaria ao Brasil. No entanto, com o vai e vem de pessoas desembarcando nos aeroportos e portos, isto será quase um milagre.
Na semana passada, o Ministério da Saúde atualizou em 16 o número de casos considerados suspeitos de coronavírus por aqui.
Segundo balanço divulgado sábado, já foram descartados outros dez casos.

Corona e suspeitos 2
A unidade federativa que apresenta o maior número de casos suspeitos é São Paulo, com oito ocorrências. Duas suspeitas já foram descartadas no estado.
O Rio Grande do Sul registra, neste momento, quatro casos suspeitos. Outros três já foram descartados.
Em Santa Catarina, até o momento, já foram levantadas duas suspeitas e dois outros casos foram descartados.
A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com um caso suspeito em cada estado.

Corona e suspeitos 3
Na verdade, os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos.
Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave, que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas.
Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio, que foi chamada de Mers. A atual transmissão
foi identificada em 7 de janeiro.
O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan.

Incidência de raios
São Luís tem experimentado um grande volume de raios, conforme dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Na última quinta-feira, foi registrado um alto índice de raios durante uma chuva e isto causou vários transtornos na cidade.
O INPE divide o nível de atividade elétrica em baixo (roxo), moderado (verde) e alto (vermelho).

Pagamento do IPVA
Seguem apenas até o dia 28 de fevereiro os benefícios oferecidos pelo Governo do Estado para pagamento do IPVA de 2020 e anos anteriores. Para o IPVA de 2020 o desconto é de 10% do valor, caso o pagamento seja a vista.
O prazo de até 28 de fevereiro é para o pagamento em cota única, antecipadamente, com o desconto de 10% do valor do IPVA.
Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento nas três cotas, terão o vencimento da primeira cota somente em março.

No Conselho
A diretora geral da Academia Viva Água, professora especialista em natação para bebês Denise Araújo, assumiu a Presidência do Conselho Regional de Educação Física CREF21.
Ela festejou a indicação e vai encarar com muita responsabilidade, como tudo o que tem feito ao longo de sua trajetória profissional. Denise é filha do professor aposentado Dimas Araújo, um dos fundadores do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, e foi por influência dele e de outros membros da família que ela começou sua paixão pelos esportes.

Confraria do Copo
O trio e a banda do bloco Confraria do Copo, originário do Caminho da Boiada, em São Luís, definiu sua agenda oficial para os dias de folia. Em 23 de fevereiro, domingo, a agremiação estará com seu trio no Circuito da Beira-Mar.
No outro dia, a banda é que estará na Beira-Mar, por volta das 22h, e na Terça-Feira Gorda de Carnaval, o trio retornará ao mesmo circuito, puxando foliões vestidos com o abada personalizado do bloco.

Revisão já está na hora
Vejam bem: está mais do que na hora de rever a legislação tributária brasileira. Não tem sido suficiente a pressão de empresários, juristas, economistas, profissionais de contabilidade e centenas de lideranças de categorias. O problema, claro, começa com o conhecimento limitado de senadores e deputados federais sobre o assunto. Uma coisa é certa: deveriam
ser submetidos a cursinhos com urgência.

TRIVIAL VARIADO

Com mais palestras e atividades de dinâmica em grupo, a Assembleia Legislativa do Maranhão encerrou a programação alusiva à campanha “Janeiro Branco”, um convite ao cuidado visando ao bem-estar mental e emocional.

Tática do governo federal: um assunto vaza ou é posto abertamente pelo governo. Diante das reações públicas,
vai adiante ou fica esquecido.

A novidade anunciada na primeira semana de 2020 segue com muita diversão para as famílias de pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo.

Tem mais: o Cine Azul, programa de inclusão criado pela rede Cinesystem, segue reunindo famílias de pacientes com distúrbios sensoriais em uma sessão de aventura e diversão. Neste mês, a segunda edição do projeto acontecerá no segundo sábado, dia 8.

A taxa média de desemprego no Brasil caiu de 12,3% em 2018 para 11,9% no ano passado, com 12,6 milhões de pessoas sem trabalho no país, resultando na segunda queda anual consecutiva.

Regina Duarte, que assumirá a Secretaria Especial da Cultura ganhou uma homenagem não autorizada de um admirador. Trata-se da versão da música “Dona”, de Sá e Guarabyra, que exalta as qualidades e os potenciais da atriz no comanda da pasta.
O filme “Todos os Mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de
Berlim. O drama de época retrata três mulheres na passagem do século 19 para o 20.

O Facebook anunciou que removerá qualquer publicação/anúncio que procure disseminar informações falsas sobre o surto de coronavírus

Fátima Martins está anunciando para este mês a promoção Alquimia em São Luís. Peças em ouro 18 quilates, após avaliadas, serão aceitas como forma de pagamento para aquisição de uma joia
Carla Amorim

DE RELANCE

Zika vírus
Hoje, com o início dos trabalhos legislativos, Câmara e Senado começam 2020 com 27 medidas provisórias para análise. Desse total, dez já trancam a pauta de votações e até o fim de fevereiro, outras cinco aumentarão essa fila. A MP que institui uma pensão mensal vitalícia no valor de um salário-mínimo para crianças com síndrome causada pelo Zika vírus, é a primeira da fila. O texto foi aprovado em dezembro pelos deputados e deve passar facilmente pelos senadores.
O relator estendeu a medida para todas as crianças afetadas que tenham nascido até o fim de 2019.

Folia na Ilha
O Carnaval vem aí e a programação de São Luís está diversificada. A folia acontece de 21 a 25 de fevereiro, nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus, Passarela e no novo circuito: Rio Bacanga. Blocos tradicionais, blocos alternativos, escolas de samba, shows e bailinhos infantis estão na grade de programação, que este ano conta com a apresentação de mais de 300 grupos artísticos.

Folia na Ilha 2
A folia contará com programação infantil, no Parque do Rangedor, a ser realizada no domingo de Carnaval.
Outro espaço que volta em 2020 é a tenda do Tambor de Crioula, montada no Largo do Caroçudo, na Madre Deus, em todos os dias de folia. O Circuito Beira Mar, que atrai a ala jovem em peso, contará com grandes nomes da música brasileira, convidados dos blocos de trio e com shows no palco. Nomes da música maranhense como os grupos Criolina, Argumento e Lamparina dividirão trios e palco com Duda Beat, Maria Rita, Cidade Negra e Margareth Meneses, entre outros.

Crianças e adolescentes
A 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís disciplinará a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bailes carnavalescos e suas participações nos desfiles de Carnaval deste ano. O prazo para requerer a autorização da justiça vai até o dia 14 de fevereiro. O alvará judicial deve ser solicitado à Divisão de Proteção Integral, no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, das 8h às 18h. As situações em que se exige alvará e as regras para entrada e permanência de menores em bailes carnavalescos e nos desfiles constam na portaria assinada pelo juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de
São Luís, José Américo Abreu Costa.

Chuva e doença
O período chuvoso e o lixo acumulado têm diversas implicações negativas. Uma delas é o desencadeamento de leptospirose. Somente no ano passado, nesta capital, foram notificados 121 casos de Leptospirose. Esse número representa um aumento de 40% em relação ao ano de 2018. A doença tem relação direta com as chuvas, período em que aumenta o risco de contaminação.

Cursinho da Cidadania
Começam hoje as inscrições para o “Cursinho da Cidadania”. Trata-se de um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão que visa atender jovens e adultos de baixa renda, oriundos de escolas públicas, mas também podem participar alunos
de escolas privadas. O cursinho ofertará 60 vagas e o objetivo principal é preparar os estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio e para o Processo Seletivo de Acesso à Educação.

Cursinho da Cidadania 2
As inscrições serão realizadas até o dia 19 de fevereiro, no hall de entrada do Centro de Ciências Humanas, das
14h às 17h30, no valor de 30 reais. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível no local, e apresentar a cópia do documento de identidade e do CPF, ou de qualquer outro documento com foto emitido por órgão oficial. E mais: cópia do comprovante de residência recente; e cópia do certificado de conclusão de nível médio ou declaração da escola.

Tribunal do Júri
Os professores Thales de Andrade, Ítalo Leite e Lúcio Henrique ministrarão, nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Minicurso de Teoria e Prática no Tribunal do Júri, uma iniciativa da Coordenação do Curso de Direito do Instituto Florence de Ensino Superior. O curso acontecerá no Auditório, das 18h às 22h, e será uma excelente oportunidade de prática para todos os que desejarem se inscrever.

Para escrever na pedra:
“Definir é cercar com um muro de palestras um terreno baldio de ideias”. De Samuel Butler.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.