Emprego formal

Melhora na economia pode ser causa do avanço no mercado de trabalho

Avaliação é da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Taxa média de desemprego no país caiu para 11,9% em 2019, segundo dados do IBGE
Taxa média de desemprego no país caiu para 11,9% em 2019, segundo dados do IBGE (emprego)

Brasília - A melhora na economia brasileira pode ter causado o avanço de dados mais positivos no mercado de trabalho em 2019 e uma explicação seria a expectativa de quem contrata. A avaliação é da analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Adriana Araújo Beringuy.

De acordo com o IBGE, a taxa média de desemprego no país caiu para 11,9% em 2019, inferior à registrada em 2018, de 12,3%.

Segundo Adriana, é preciso acompanhar os próximos resultados ao longo de 2020 para avaliar a sustentabilidade desse movimento que ocorreu, principalmente, no segundo semestre de 2019, quando o mercado de trabalho do Brasil registrou diferenças na comparação com o ano anterior.

A primeira coisa a se observar, segundo a especialista, é o primeiro trimestre deste ano, para avaliar se a passagem vai manter o registrado no mercado de trabalho no final.

“É normal a população ocupada crescer no fim de cada ano. No início do ano seguinte, vamos observar se essas pessoas serão mantidas e efetivadas, ou se vai haver o processo de dispensa intensa de trabalhadores temporários. O primeiro trimestre de cada ano é o momento da observar essa transição. Temos que aguardar o primeiro trimestre para fazer a avaliação”, disse.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua, divulgada pelo IBGE, houve melhoras com crescimento da população ocupada e dos contratados com carteira assinada, queda na desocupação e contratação em atividades que antes não vinham abrindo vagas, como a construção e a indústria.

O panorama de melhora foi reforçado pelo comércio, que manteve equilíbrio durante o ano.

Para a analista Adriana Araújo Beringuy, essas atividades mostraram uma reação na contratação de trabalhadores, alguns até por meio de assinatura da carteira de trabalho.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.