Tarifa

Conta de luz volta à bandeira verde após sete meses de custos extras

Desse modo, em fevereiro, não serão geradas cobranças adicionais para os consumidores, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(Energia mais cara)

São Paulo - As contas de luz dos brasileiros terão em fevereiro a chamada bandeira verde, que não gera cobranças adicionais para os consumidores, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após sete meses consecutivos em que os custos foram elevados pelo mecanismo tarifário.

As bandeiras aumentam o custo da energia quando saem do patamar verde para o amarelo ou vermelho, o que acontece de acordo com o nível de oferta no sistema elétrico do país, que tem as hidrelétricas como principal fonte de geração.

O mecanismo vinha gerando despesas adicionais para os consumidores de eletricidade desde julho do ano passado, em situação que prosseguiu mesmo a partir de novembro, quando geralmente tem início o chamado ‘período úmido’ na região das usinas hídricas do país.

Agora, em fevereiro, o alívio nas contas vem em meio a uma “previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas”, afirmou a Aneel em comunicado publicado em seu site.

“A expectativa é que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento (nos lagos das usinas) ao longo de fevereiro”, acrescentou a agência reguladora.

Em janeiro, o mecanismo tarifário ficou no patamar amarelo, uma vez que os reservatórios hídricos passaram o mês perto dos menores níveis já vistos para o período, registrados em 2015.

A bandeira amarela gera acréscimo de 1,343 real para cada 100 quilowatts-hora em energia consumida. Já a bandeira vermelha é dividida em dois patamares, que geram custo extra de 4,168 real e 6,243 real por 100 KWh, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.