Eleições 2020

Partidos na reta final para definição sobre candidaturas em SLZ

PDT e PCdoB ainda passam por debates internos para decidir quem serão os nomes de cada um; no PV, o deputado Adriano Sarney já está consolidado, assim como Eduardo Braide no Podemos

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(Adriano Sarney)

Faltando praticamente oito meses para as eleições deste ano, os principais partidos que almejam eleger o próximo prefeito de São Luís começam a definir, ainda que internamente, datas para as reuniões que decidirão os caminhos a serem tomados.

Há indefinições em duas das principais siglas aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) na capital: o próprio PCdoB e o PDT.
Os pedetistas estipularam “o início de março”, segundo informou a O Estado o vereador Osmar Filho, como data para a batida de martelo.

O próprio parlamentar ainda é considerado pré-candidato a prefeito publicamente. Nos bastidores, contudo, a informação que circula é a de que ele abdicará de candidatar-se para que o seu partido apoie o deputado estadual Neto Evangelista, pré-candidato do DEM. A decisão do início do mês deve ser confirmada em convenção pedetista no dia 28 de março.

No PCdoB, março também tem sido apontado pelo comando partidário como o limite para uma definição. Os comunistas seguem mantendo duas pré-candidaturas: a do deputado federal Rubens Júnior, atual secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, e a do deputado estadual Rubens Júnior.

Uma inconfidência do pré-candidato a prefeito Carlos Madeira (SD), no entanto, acabou por confirmar, há algumas semanas, que existe predileção por Rubens Júnior.

Segundo Madeira, durante conversa com Flávio Dino no Palácio Leões, o governador admitiu que seu apoio nesta eleição da capital é do deputado federal. “Eu tenho um candidato, que é o Rubens Junior”, disse Dino a Madeira, segundo as palavras do magistrado aposentado.

Apesar disso, o comando do partido anuncia apenas para o mês que vem a oficialização de uma decisão.

Se há indefinições em dois dos principais partidos da base governistas, na oposição, pelo menos dois dos pré-candidatos já têm garantias de que estarão na disputa.

Aval

Do PV, o deputado estadual Adriano Sarney recebeu o aval para candidatar-se ainda em dezembro do ano passado. E mais: o presidente nacional do partido, José Luiz Penna, chancelou a decisão afirmando que o projeto do parlamentar é prioridade.

“O Adriano tem o total apoio da executiva nacional para entrar na disputar. Afinal, sabemos que ele irá defender, e bem, nossas bandeiras partidárias”, destacou.

Outro que já tem situação tranquila em relação à legenda é o deputado federal Eduardo Braide. Filiado ao Podemos desde novembro de 2019, ele já chegou à sigla com a garantia da direção nacional de que será o candidato a prefeito.

“Estamos muito honrados pela escolha do Eduardo Braide. Os ideais do Eduardo são claros como são claros os ideais do Podemos. E o mais importante de tudo: o Eduardo não pediu absolutamente nada em troca para vir para o Podemos. É por isso que estamos aqui hoje reforçando o nosso apoio ao projeto do Eduardo para São Luís, que agora passa a ser prioridade da direção nacional do Podemos”, afirmou a presidente do Podemos, Renata Abreu, em São Luís, no ato de filiação de Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.