Infraestrutura

Buracos, lama e mato tomam conta de vias no Altos do Calhau

Problema predomina na Rua Pimenta, uma das principais vias do bairro, e, segundo os moradores, prejudica a circulação de veículos como também a passagem de pedestres

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Na Rua Pimenta, que serve de alternativa a avenidas, motoristas precisam desviar de muitos buracos
Na Rua Pimenta, que serve de alternativa a avenidas, motoristas precisam desviar de muitos buracos (buracos)

O período chuvoso chegou de forma intensa na Ilha, ocasionando uma série problemas. Um deles é a ocorrência de buracos nas vias. A Rua Pimenta, que a principal via de acesso ao bairro do Alto do Calhau, há vários buracos, além de lama e o mato, cobrindo o encostamento.

Logo na entrada da via é possível constatar a situação. A buraqueira e a lama estão presentes por vários trechos da estrada, que tem fluxo intenso de veículos, uma alternativa para muitos condutores se livrarem do engarrafamento das avenidas Jerônimo de Albuquerque e Holandeses.

Os condutores trafegam pela via com a velocidade reduzida para não quebrarem alguma peça do veículo ou até mesmo preferem passam por cima da calçada. A situação ainda é mais complicada para os motociclistas. Eles fazem malabarismo para não caírem dentro de um dos buracos ou se envolverem em acidentes de trânsito grave. “Devemos andar com segurança e atenção, pois, caindo dentro dessa buraqueira podemos sofrer alguma fratura pelo corpo ou até mesmo sermos atropelados por algum carro”, frisoui o motociclista Antônio Dias, de 24 anos.

Verônica Lemos, de 34 anos, possui um ponto comercial na localidade. Ela disse que os buracos se espalham pela estrada, principalmente, durante o período chuvoso e o local acaba se tornando perigoso aos pedestres e condutores. “O mato cresce, cobre o encostamento, pois, isto dificulta a circulação dos pedestres. Enquanto, na via, os buracos dificultam a passagem dos carros”, explicou a moradora.

O outro morador, Cláudio Mendes, de 45 anos, declarou que no decorrer deste mês vários veículos quebraram ao passar por essa via, principalmente, quando estava chovendo. “O motorista não observa o buraco, que está na maioria das vezes coberto de água, então, acaba caindo e quebrando o veículo”, pontuou Cláudio Mendes.

Mais problemas
O problema ainda é mais grave no final da Rua Pimenta, que dá acesso para as ruas Santo Antônio e Marquês de Olinda, também área do Calhau. Neste ponto, há muito lixo e um esgoto que está coberto pela lama e, segundo os moradores, quando chove escorre água podre pela via.

As ruas Santo Antônio e a Marquês de Olinda não possuem mais asfalto. O local é coberto por um lamaçal. Carro não trafega mais por essa via e somente motocicletas. “Passo por esse ponto, mas com muita cautela para não sofrer algum tipo de acidente ou até mesmo quebrar a minha moto”, declarou o motociclista Paulo César Mendes, de 46 anos.

Aposentada Rosa Soares, de 64 anos, contou que reside nesse local há duas décadas e quando chega o período chuvoso os moradores ficam ilhados em sua residência. “A água toma conta do bairro e fica difícil o fluxo de pessoas. Temos que dá uma volta enorme para ter acesso aos outros bairros”, desabafou a moradora.

O Estado entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís, mas até fechamento desta edição, não obteve resposta.

Dicas para evitar prejuízo no veículo

Não pisar no freio sobre um buraco, o que faz 70% do peso do carro ser transferido para a frente;
Durante a chuva, evite passar em alta velocidade sobre poças d’água, pois, pode haver crateras;
A calibragem dos pneus deve ser feita semanalmente. Lembre-se que os pneus vazios facilitam a formação de bolhas e rasgos;
Pressionar com força os cantos da carroceria para testar os amortecedores;
Verificar se as molas estão desgastadas;
Substituir as molas a cada 50 mil quilômetros;
Não deixar de fazer o balanceamento a cada mil quilômetros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.