Eleições 2020

AL e Câmara de SL voltam aos trabalhos com foco nas eleições

Vereadores de São Luís terão ainda, no 1º semestre, a proposta de atualização do Plano Diretor para ser votada; no legislativo estadual, 12 deputados devem entrar na disputa eleitoral sendo cinco deles para a Prefeitura da capital

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Othelino Neto vai comandar a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa
Othelino Neto vai comandar a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa (Othelino Neto)

A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís retornarão às atividades na próxima segunda-feira, 3. O primeiro semestre deste ano deve ser marcado por votações de destaque como, por exemplo, o Plano Diretor de São Luís, e também pelas movimentações eleitorais. Na Câmara, a previsão é de que 93,5% dos membros da Casa concorram a reeleição. Na Assembleia, até o momento, cinco deputados se lançaram como pré-candidatos à Prefeitura da capital.

Os vereadores de São Luís estão organizando a votação do novo texto do Plano Diretor da capital – que foi encaminhado em junho do ano passado pela Prefeitura – ainda para o primeiro semestre. O assunto deve dominar pauta n volta dos trabalhos já que, em 2019, os vereadores se dedicaram a fazer audiências públicas nos bairros da capital para debater o novo texto.

O ponto mais polêmico da atualização do Plano Diretor é a redução em 41% da Zona Rural, que pela proposta, se tornará Zona Urbana.
O vereador Honorato Fernandes (PT) disse que apresentará emendas para que modificações sejam feitas ao texto original, principalmente, no que diz respeito a redução da zona Rural.

“Sou favorável a votação do Plano Diretor, mas precisamos trabalhar para modificar alguns pontos. Temos que fazer um planejamento para a cidade que beneficie toda a população e não somente uma parte. Temos que trabalhar com foco no que há mais de importante na cidade que são as pessoas”, afirmou o petista.

Marquinhos Silva, vereador do DEM, também acredita na votação do Plano Diretor ainda no primeiro semestre. Segundo ele, a votação vai depender do presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT). “O assunto é de interesse da população. Temos que votar logo e acredito que não há vereador na Casa que não queira votar a proposta”, disse.

O Plano Diretor ainda passará por três comissões técnicas – Constituição e Justiça, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente – e de lá sairá um parecer único para a avaliação dos parlamentares. Somente depois que o projeto entrará em pauta.

Eleições
Os vereadores da capital devem investir a maior parte do tempo nas articulações para as eleições de 2020. Dos 31 vereadores da Casa, até o momento 29 estão certos de disputar a reeleição. Isto porque dois dos membros da Casa – Honorato Fernandes e Osmar Filho – podem entrar na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Os parlamentares este ano estão mais preocupados em garantir um partido com quadros de filiados que possibilitem alcançar o coeficiente eleitoral já que, pela primeira vez, uma eleição proporcional não poderá ter coligação entre partidos.
Pelas novas regras eleitorais, em São Luís, cada partido poderá ter uma chapa para a disputa de vereador com 47 nomes.

Para cada vaga na Câmara Municipal, é necessário que a legenda alcance o coeficiente eleitoral (que vai ser calculado após a votação j´que considera os votos válidos divididos pelo número de vaga em cada Câmara). Na capital, em 2016, por exemplo, o coeficiente ficou em torno de 20 mil votos.

Assembleia
Os deputados estaduais também voltarão às atividades na segunda-feira, 3. Pelo legislativo estadual, as eleições devem dominar as discussões no primeiro semestre. Em toda Assembleia, 12 parlamentares podem disputas o pleito de outubro. Somente pela sucessão em São Luís há agora cinco parlamentares postos como pré-candidatos.

Os que já têm aval do partido são Neto Evangelista (DEM) e Adriano Sarney (PV). Os que ainda buscam se viabilizar são Yglésio Moyses (sem partido), Duarte Júnior (PCdoB) e Wellington do Curso (PSDB). No caso de Duarte e Wellington, os mais provável é que eles troquem de partido ou conseguir espaço nas legendas que eles estão.

Já Yglésio precisa conseguir uma sigla para se filiar e que garanta o espaço para ele ser o candidato a prefeito.

Fora de São Luís, há deputados que buscam ser prefeitos em seus municípios de origem. O primeiro a se confirmar como pré-candidato foi o professor Marco Aurélio (PCdoB). Ele já até teve a pré-candidatura a Prefeitura de Imperatriz lançada por seu partido ainda no ano passado. Ele também conta já com o apoio de partidos aliados como o PDT, que já declarou que caminhará junto com o parlamentar na região tocantina.

Mais

Outros candidatos

Também estão como pré-candidato Zito Rolim (PDT), que deve tentar voltar a ser prefeito de Codó, Fernando Pessoa (Solidariedade), que quer a Prefeitura de Tuntum, Leonardo Sá (PL) que entrará na disputa em Pinheiro e Rigo Tele (PV), que é visto como o nome de seu grupo político para disputar a Prefeitura de Barra do Corda.
Também em Barra do Corda, há a previsão de que a deputada do DEM, Daniella Tema, também entre na disputa. Em Timon, o nome da Assembleia Legislativa que deverá ser candidato a prefeito é o líder do governo Flávio Dino na Casa, Rafael Leitoa (PDT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.