Saúde & Bem-estar

Vítimas de engasgo devem ser socorridas o mais rápido possível

Obstrução das vias aéreas por mais de 10 minutos pode trazer sequelas graves e até a morte; crianças e idosos fazem parte dos grupos de maior risco de acidentes causados por situações desta natureza

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]Viralizou em São Luís o caso do policial que salvou um bebê de 13 dias, de um engasgo com leite materno. A situação aconteceu no bairro Liberdade, na noite de quarta-feira, quando policiais do Batalhão Tiradentes faziam ronda. Um deles, com formação na área de enfermagem realizou a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança, que voltou a respirar.

A manobra de Heimlich é o procedimento mais comum em casos de Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), que consiste em conduzir o paciente a uma tosse artificial, capaz de expelir a massa que está causando a obstrução. Apesar de ser considerado um método muito eficiente, requer certa habilidade e conhecimento para realizar o procedimento, uma vez que sua eficiência é até 86% quando aplicada por pessoas treinadas.

As ocorrências são muito comuns em residências, creches e escolas, casas de repouso, restaurantes, clubes, festas entre outros lugares onde exista o consumo de alimentos e manuseio de objetos que possam ser engolidos. No momento do socorro, tudo deve ser feito com muita rapidez. Pois, dez minutos consecutivos de asfixia podem levar o paciente ao óbito. Após o quarto minuto, pode haver danos cerebrais irreversíveis e, depois de seis minutos, as chances de uma paralisia ou parada cardiorrespiratória aumentam consideravelmente.

Bloqueio
As crianças pequenas têm o hábito de colocar objetos na boca, é a forma como exploram o mundo. O engasgo ocorre quando a criança engole algo grande o suficiente para bloquear suas vias aéreas, ficando difícil ou impossível respirar. Para entender isso, é importante saber que o diâmetro das vias aéreas de uma criança é aproximadamente do mesmo tamanho que o dedo dela. Por isso, é fácil objetos, mesmo os menores, se tornarem extremamente perigosos.

Os sinais mais comuns de engasgamento incluem: tosse ou respiração ruidosa; lábios ou pele azuladas; esforço grande para respirar e eventual perda de consciência. A criança pode também emitir ruídos atípicos ou abrir a boca sem emitir nenhum som, podendo não conseguir chorar ou tossir.

O ideal é garantir que objetos pequenos sejam mantidos fora do alcance de seu filho, mas caso algum acidente aconteça, é importante estar preparado para agir com segurança e confiança.

Alguns riscos de asfixia incluem brinquedos, utensílios domésticos e alimentos. Destes, a comida é a causa mais comum de sufocamento. Práticas alimentares seguras, como acompanhar a criança enquanto ela come, por exemplo, não só proporcionam uma oportunidade de ligação, mas também garantem que ela mastigue os alimentos adequadamente.
Engasgo é coisa séria! Previna e saiba o que fazer caso aconteça.

O que fazer em caso de engasgo?
Bebês abaixo de 1 ano

Sabemos que é difícil, mas manter a calma é fundamental. Enquanto uma pessoa liga para o Serviço de Emergência, outra pessoa deve estar com o bebê para prestar os primeiros atendimentos.
O número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é 192. Já o do Corpo de Bombeiros é 193.

[e-s001]Então, siga este passo a passo:

  • Coloque o bebê de bruços sobre o seu antebraço, segurando firmemente a mandíbula. A cabeça do bebê deve estar mais baixa que o corpo
  • Aplique 5 golpes vigorosos nas costas do bebê, entre as escápulas
  • Vire o bebê de barriga para cima, sobre o outro antebraço apoiado em sua coxa
  • Faça 5 compressões com dois dedos no meio do peito do bebê, com cerca de 2 dedos de profundidade
  • Caso o bebê fique inconsciente, coloque a criança no chão e inicie as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (respiração boca a boca alternada com massagem cardíaca) até a chegada do serviço de emergência.
Crianças acima de 1 ano
Manter a calma e ligar por ajuda também são fundamentais nesses casos. Mesmo que a criança já tenha uma idade avançada e consiga falar ou demonstrar que está afogada, apoio profissional é essencial.

Siga este passo a passo

  • Fique em pé ou ajoelhado atrás da criança, segurando-a com seus os braços logo abaixo das axilas e envolvendo o tórax
  • Feche uma das suas mãos em punho contra o abdome da criança logo acima do umbigo
  • Agarre o punho fechado com a sua outra mão
  • Faça uma firme e forte compressão abdominal para dentro e para cima para expulsar o corpo estranho e repita até que a criança desengasgue ou perca consciência
Caso a criança fique inconsciente, ligue por ajuda, coloque a criança numa superfície rígida (no chão) e inicie as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (respiração boca a boca alternada com massagem cardíaca).

FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Todo engasgo, seja os leves ou os graves, demonstram sinais claros. Fique atento.
Tosse, espirro, ânsia de vômito ou choro durante as alimentações
Respiração rápida e bebê ofegante
Bebê não conseguir respirar, com lábios azulados e pele pálida ou com vermelhidão
Ausência de movimentos respiratórios
Esforço muito grande para respirar ou sons incomuns
Tentar falar mas não emitir nenhum som
- Os engasgos mais graves os bebês e crianças não conseguem chorar, falar ou respirar. Além disso, caso seu bebê ou criança engasgue mesmo sem nenhum alimento ou líquido na boca, a atenção pode ser direcionada para alguma alergia a algum alimento ou dificuldade respiratória.
O acompanhamento da criança por um pediatra é essencial nesse caso.

SIGA ALGUMAS DICAS

Para evitar engasgos, separamos também algumas dicas para as famílias:
Muitas vezes a família deita a criança logo após a amamentação ou após ouvir o arroto. Deixe o bebê ou criança em pé por 15 ou 20 minutos nesses casos
Alguns bebês engasgam principalmente no início da amamentação. Eles ainda não conseguem coordenar direito a respiração e deglutição, o que gera aquela sensação de fome extrema e de que a criança está desesperada.
Nesses casos, após 15 ou 20 segundos do início da mamada, tire o bebê do peito para que esse cansaço inicial passe. Você irá reparar que a criança volta a mamar em um ritmo mais calmo.
Respeite também o tempo correto para introduzir novos alimentos e brinquedos na rotina das crianças.
As principais causas de engasgos são:

  • Tomar suco, água ou outros líquidos deitados ou encostados, sem o auxílio de um adulto
  • Ao comer grãos como arroz, feijão, ou pedaços de frutas escorregadias como banana, ou manga,
  • Pequenos brinquedos com peças soltas ou itens como moeda e botões,
  • Em crianças maiores: balas, pipoca, amendoim
Portanto, é importante acompanhar a criança e nunca entregar em suas mãos alimentos ou brinquedos que possam se desprender e gerar esse transtorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.