Procedimento

Cinco palmadinhas acabaram salvando bebê, na Liberdade

O procedimento foi realizado pelo policial militar do Batalhão Tiradentes que é graduado em Enfermagem

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

SÃO LUÍS - Cinco palmadinhas nas costas acabou salvando a vida de João Pedro Ribeiro Campos, de 14 dias de nascido. O fato ocorreu na noite de quinta-feira, 29, no bairro da Liberdade. Esse procedimento foi realizado pelo soldado do Batalhão Tiradentes, Luís Cláudio Pereira Vale, o L. Vale, de 34 anos. Ele ingressou na polícia há quatro anos e desde 2014 é graduado em Enfermagem e pai de duas crianças. Uma delas, de 5 anos, e a outra, 11 anos.

O militar declarou que estava fazendo rondas na área da Liberdade quando foi abordado pela avó do bebê, Tereza Romana, dizendo que o seu neto estava morrendo engasgado por leite materno. A criança estava roxa e desfalecida. “Tive que acalmar a senhora e falei, que além de ser policial, era enfermeiro”, contou L. Vale.

Ele disse que o primeiro procedimento que fez na criança foi a massagem em posição “decúbito ventral” que tem a função de desobstruir as vias aéreas. A vítima é colocada de forma de dorso ventral e dadas, pelo menos, cinco palmadinhas nas costas que acabou tendo sucesso. O bebê voltou a respirar e foi entregue para a mãe, Gislandy Campos.

Ainda segundo o militar, em menos de dois meses, já conseguiu salvar mais duas vidas. As vítimas tinham sofrido acidente de trânsito na cidade de Paço do Lumiar. Uma delas foi um motociclista. “Olhei o acidente e prestei socorro às vítimas até a chegada dos socorristas do Samu”, afirmou L. Vale.

O bebê ainda ontem foi levado pelos pais ao pediatra e, segundo os familiares, está com dificuldade no momento de mamar o leite do peito da mãe. Na maioria das vezes, ele está sendo alimentado por intermédio de uma chuquinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.