Senac

Maranhão define representante nas Competições Senac

Ex-estudante Pâmela da Conceição vai representar o Maranhão nas Competições Senac de Educação

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A jovem Pâmela da Conceição, ex-aluna do curso de Garçom do Senac, será a representante do Maranhão nas Competições Senac de Educação Profissional, evento nacional que identifica talentos aptos a participarem do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional. Ela venceu seletiva, realizada no Restaurante Escola, da qual participou também Rômulo Almeida.

Com o resultado, Pâmela da Conceição terá uma equipe toda voltada à sua preparação com vistas à participação nas Competições Senac de Educação Profissional, que acontecem em agosto, no estado do Espírito Santo. Ela terá, por meio do Programa de Capacitação do Senac, atividades e cursos com duração de quatro horas diárias. Entre as vantagens de passar por esse preparatório, estão acompanhamento médico; tutoria de profissionais: Maître/Cozinheiro; expressão oral e idiomas; bolsa/assistência estudantil; plano de saúde subsidiado; entre outros benefícios.

Até chegar a essa final da seletiva, foi quase um ano de treinamento intensivo, tanto de Pâmela da Conceição quanto de Rômulo Almeida, sendo que a análise de cada detalhe das provas foi feita pelos instrutores do Senac, Luís Henrique Nogueira, Edson Pereira e Aldo Martins, sendo que este último foi medalhista das Olimpíadas do Conhecimento (2012).

Além dos instrutores, a prova final de desempate, que constou do serviço do módulo Jantar Fino, foi acompanhada e avaliada por convidados/clientes do Senac, tais como Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo; Pablo Rebouças, secretário municipal de Governo; Rutineia Amaral Monteiro, diretora regional do Sesc/MA; Marco Antonio Moura da Silva, diretor de gestão e projetos do Grupo Crescimento; Paulo Tinoco, empresário; Cáritas Ribeiro e Elizabeth Lima, servidoras públicas; e Maria Leuda Lima, ouvidora do Senac.

O serviço do módulo Jantar Fino possui um cardápio completo, com água, vinho branco, vinho tinto, vinho digestivo, além do couvert, entrada fria, entrada quente, prato principal e é finalizado com uma seleção de queijos.

Avaliação

Durante duas horas, os candidatos à vaga das Competições Senac de Educação Profissional, Rômulo e Pâmela, foram avaliados no que diz respeito à mise en place, decantação de vinho tinto e ao serviço do módulo, como um todo. Foram avaliados critérios como a parte técnica com base no projeto teste, desenvoltura quanto à simpatia, postura, emocional, segurança, apresentação pessoal, utilização do uniforme coerente com o módulo, tempo específico de prova, identificação de bebidas, recepção, acomodação, comunicação, habilidades sociais e interação.

“É muito gostoso ver a escola formando cidadãos profissionais, isso se mostrou aqui na receptividade conosco, no preparo dos alimentos, na prestação do serviço e em pratos bem elaborados, harmonizados”, pontuou o secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças. “A propriedade de responder às perguntas que fizemos, de poder proporcionar um serviço de qualidade que dá satisfação, e evidentemente que aqui na escola eles aprendem e lá fora transformam em atividade econômica, isso é fantástico”, concluiu.

Já o diretor de gestão e projetos do Grupo Crescimento, Marco Moura, disse não estar surpreso com o trabalho de Educação Profissional desenvolvido pelo Senac aos seus alunos. “Tivemos mais um exemplo desse trabalho por meio da formação profissional, sendo atendido da melhor maneira possível. Foi um grande prazer estar aqui compartilhando desse momento com toda equipe do Senac e principalmente visualizando os resultados do trabalho de toda essa equipe”, ressaltou.

Mais

Sobre a WorldSkills

A WorldSkills é a maior competição mundial de educação profissional, da qual participam instituições de mais de 70 países. Desde 2009 (no Canadá), o Senac tem participado dessa competição - as edições seguintes ocorreram na Inglaterra (em 2011), na Alemanha (2013), no Brasil (em São Paulo, em 2015) e nos Emirados Árabes (2017). Em 2019, a WorldSkills será realizada em Kazan, na Rússia.Em 2015, o Senac obteve seu melhor resultado na história da competição, conquistando duas medalhas de bronze (em Cozinha e Serviço de Restaurante) e três certificados de excelência (em Cuidados de Saúde e Apoio Social, Florista e Cabeleireiro).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.