Modelo

Aliados ignoram "Escola Digna" e vão ao Ceará conhecer escolas

Visita de deputados governistas à cidade de Sobral chamou atenção de parlamentares da oposição que consideram contrassenso devido as insistentes propagandas do governo com a Educação do MA

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Deputados maranhenses visitaram Sobral esta semana
Deputados maranhenses visitaram Sobral esta semana (302)

Uma comitiva de deputados estaduais maranhenses, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), provocou uma saia justa ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ao desembarcar na cidade de Sobral, no Ceará, para conhecer o modelo de política educacional do município.

Os parlamentares foram recebidos pelo prefeito Ivo Gomes, de quem ouviram relatos sobre o sistema implantado nas escolas públicas locais, “referência em todo o país há mais de 20 anos”, segundo nota publicada no site oficial do Legislativo maranhense.

Acompanharam o presidente da Casa os deputados Neto Evangelista (DEM), Rafael Leitoa (PDT), Fernando Pessoa (SD), Marco Aurélio (PCdoB) e Glalbert Cutrim (PDT).

A agenda dos governistas chamou atenção da oposição. Em contato com O Estado, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) questionou o motivo da viagem. Segundo ele, com tanta propaganda sobre o programa Escola Digna, era o Governo do Maranhão quem deveria repassar aos outros estados dados sobre sua experiência em educação.

“Cadê o Escola Digna? Cadê a experiência de educação do Maranhão? É um contrassenso que aliados do governo, que tanto gasta para fazer propaganda do seu sistema educacional, precisem ir ao Ceará conhecer um modelo de educação”, disse.

O tucano é um dos principais críticos do Escola Digna na Assembleia Legislativa. Desde o lançamento do programa, ele tem denunciado que o plano trata-se tão somente de pequenos reparos em unidades e construção de minúsculas escolas, e pontuado que não há preocupação efetiva com a qualidade do ensino.

No ano passado, por exemplo, ele visitou o Centro de Ensino Joaquim Soeiro de Carvalho - Anexo III, no povoado Mamede, localizado a 50 km de Barreirinhas, e revelou, ainda, a possibilidade de irregularidade na execução de obra.

“Visitei a escola e constatei a precariedade. A escola consta na lista que foi encaminhada pelo Governo e, de acordo com o documento, já sofreu reforma do tipo manutenção, no valor de R$ 18.753,40. Já é a quarta vez que cobro, pelo menos, uma justificativa e ninguém sabe explicar o motivo para mais essa mentira. Governador Flávio Dino, Vossa Excelência precisa aprender, no mínimo, a respeitar os estudantes e professores do Maranhão”, destacou Wellington, na ocasião.

Experiência

Apesar do alardeado sucesso do programa educacional do Maranhão, apresentado na propaganda oficial como um dos melhores do país, os deputados da base dinista reconheceram que o estado ainda precisa avançar e propuseram até a adoção do modelo sobralense em cidades maranhenses.

“Foi uma experiência importante. É bom ver esta comitiva de deputados em Sobral conhecendo os avanços em diversas áreas da gestão, principalmente no que diz respeito ao sistema educacional. Fico muito feliz em poder acompanhar e conhecer de perto esses avanços. Meu desejo é que muitas dessas iniciativas exitosas daqui possam ser aplicadas nas cidades do Maranhão”, disse Othelino Neto, após a visita.

Prefeito fala em satisfação ao receber
dinistas

O prefeito Ivo Gomes falou da satisfação de receber os deputados maranhenses interessados em conhecer a gestão aplicada na educação local.

“Fico honrado com a visita. Temos alegria em compartilhar nossas experiências e ficamos felizes com a empolgação dos legisladores, porque não há nenhuma chance da educação melhorar que não seja pelas mãos de políticos”, ressaltou.

Com 9.1, o ensino fundamental do município de Sobral teve a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil em 2017, último ano da avaliação do indicador de desempenho da educação brasileira. A média nacional foi de 5,8. De acordo com o senador Cid Gomes, que também participou do encontro, o segredo é promover a alfabetização na idade certa. Cid Gomes é responsável pelo modelo educacional adotado na cidade, implementado quando fora prefeito do município.

Integrante da comitiva, o deputado Glalbert Cutrim parabenizou o grupo político que atualmente comanda Sobral. “Parabéns por estarem sempre buscando o crescimento. A gente sabe que é difícil estar à frente do Executivo, mas com a força de vontade e priorizando a educação é possível ter a evolução de uma cidade”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.