COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A FACAM (Faculdade do Maranhão) realizou, com a presença de quase duas mil pessoas, na última quinta-feira, a festa de formatura de diversas turmas da instituição que colaram grau no último semestre de 2019. A festa, para alegria de César Bandeira, foi muito bonita e aconteceu na Fábrica de Recepções
A FACAM (Faculdade do Maranhão) realizou, com a presença de quase duas mil pessoas, na última quinta-feira, a festa de formatura de diversas turmas da instituição que colaram grau no último semestre de 2019. A festa, para alegria de César Bandeira, foi muito bonita e aconteceu na Fábrica de Recepções
O PRESIDENTE da Fiema, Edilson Baldez, com o presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, em reunião da CNI em Brasília
O PRESIDENTE da Fiema, Edilson Baldez, com o presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, em reunião da CNI em Brasília

Assaí Atacadista está chegando ao Maranhão
O Maranhão, que é o único estado nordestino que ainda não tem a presença da rede Assaí Atacadista, que faz parte do poderoso GPA – Grupo Pão de Açúcar, com mais de 150 unidades, já pode comemorar.
A partir da primeira semana
de março deste ano, São Luís ganhará a primeira loja da rede, com a inauguração de uma grande loja de atacarejo no
bairro do São Cristóvão.
Foi, pelo menos, o que diretores da empresa e gerentes de compras anunciaram para um grupo de fornecedores nacionais que estiveram presentes, na semana passada,
num café da manhã oferecido pelo Assaí Atacadista no Hotel Luzeiros.

Assaí começa com sete lojas no estado
Durante o encontro realizado em São Luís, o grupo Assaí Atacadista anunciou que o seu projeto a curto prazo para o Maranhão prevê a inauguração de três lojas neste semestre: uma no bairro São Cristóvão em março, outra no bairro do Turu, em maio, e uma em Imperatriz, em abril. E logo depois serão inauguradas mais quatro lojas no estado, cuja localização ainda está sendo definida.
Na primeira etapa, essas lojas, embora de grande porte, não
terão um Centro de Distribuição, o que só ocorrerá após a inauguração
da sétima loja.
Também serão abertas mais lojas Atacadão no Estado.

Assaí vai praticar os preços mais baratos
Como tem acontecido em todos os estados onde já inaugurou lojas, a rede atacadista Assaí vai fazer a diferença logo nos primeiros meses.
Explico: durante seis meses as lojas Assaí venderão seus produtos com preços abaixo de todos os concorrentes.
Aqui por perto eles fizeram a festa em Belém, Teresina e Parnaíba, onde suas lojas fazem sucesso pelo preço mais barato. E muitos produtos de melhor qualidade.

Custo Brasil
O “Custo Brasil” foi o tema central da 1ª reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada ontem
na sede da CNI, em Brasília.
O tema foi apresentado por diversas associações nacionais e pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do governo federal com a proposta de discutir um roteiro para a reversão em favor da competitividade da indústria.
A reunião contou com a presença do presidente do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, da diretora executiva do MBC, Tatiana Ribeiro e do conselheiro executivo do MBC, Rogério Caiuby.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, que estava presente na reunião destacou que foram apresentados 12 elementos do Custo Brasil que comprometem a competitividade como a limitação da oferta de capital, elevado custo de crédito, da energia elétrica e do gás natural, e a instabilidade e baixa eficiência da regulação, dentre outros temas.

Corte Momesca
São Luís já tem sua Corte Momesca para o Carnaval 2020. Os integrantes foram eleitos no último domingo, em evento realizado no Centro de Convivência do Instituto de Previdência e Assistência Social do Município, no Olho d’Água.
Paulo Roberto da Conceição Trindade e Andressa Tainá Lima de Sousa foram eleitos Rei Momo e Rainha, respectivamente. Naiara dos Santos Viana e Priscila Aroucha Pinheiro foram coroadas princesas.
Os eleitos vão precisar mostrar muito samba no pé.

Afro de Mesa
Capoeira, pagode, batuque, reggae, samba-enredo, afoxé, hip-hop, tambor de crioula, bumba meu boi, tambor de mina e zabumba são alguns dos ritmos que movimentarão o “Afro de Mesa: Festa das Culturas Afro-Maranhenses”.
O evento é inédito e acontecerá no dia 7 de fevereiro, na Casa do Maranhão, reunindo diversos artistas, sob o comando do Mestre
Zumbi Bahia, com apoio do Instituto Officina Affro.
“Afro de Mesa” é uma das iniciativas do Instituto Officina Affro, que nasceu em 1982, por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão, via Curso de Educação Física.

Inscrições suspensas
Programadas para a última terça-feira, as inscrições para o Programa Universidade para Todos foram suspensas pelo Ministério da Educação. O ministério ainda não estipulou nova data.
A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspender a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada.
O cronograma do Sisu e o do Prouni, ambos programas de acesso à educação superior, só serão divulgados após uma decisão
final da justiça.
É bom ficar em alerta. O Ministério da Saúde confirmou ontem o primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil e elevou o nível de atenção para alerta de perigo iminente para a presença do vírus.
Uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação.

Os Foliões na Argentina
O bloco tradicional “Os Foliões” foi convidado para participar do Festival Internacional de Folclore de Termas do Rio Hodon, em São Miguel de Tucuman, na Argentina. O projeto deverá contar com recursos próprios, uma vez que, segundo o pessoal do bloco, nem a Prefeitura de São Luís nem o Governo do Estado se interessaram em patrocinar ou apoiar a representação maranhense nesse importante evento da América do Sul.

TRIVIAL VARIADO
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, na tarde da próxima segunda-feira, no Plenário Nagib Haickel, a solenidade que marcará o início dos trabalhos da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura.

Com ofertas imperdíveis em seu mix de lojas, o São Luís Shopping realizará na última sexta-feira de janeiro e nos dias 1 e 2 de fevereiro o tradicional Happy Day Bazar. Milhares de produtos estarão com descontos de até 70%.

Deputados federais e estaduais mais senadores têm listas completas dos que lhes ajudaram na eleição de 2018. Agora, vão se empenhar na reciprocidade, reforçando as candidaturas de prefeitos e vereadores.

Bertrand Russell foi um dos mais influentes pensadores do século 20. Certa vez, perguntou: por que os homens insistem em repetir erros antigos, havendo tantos erros novos para escolher?

A casa de vinhos e restaurante Oak Wine tem agora um pianista residente. De segunda a quinta-feira, as noites da casa ganham as notas musicais de Henrique Duailibe.

A presidente do Educandário Santo Antônio aproveitou a circulada que fez, sábado, no jantar do Alameda Trinta, para divulgar junto aos amigos, o Baile das Fofinhas que acontece no dia 20 de fevereiro.

DE RELANCE

Camisetas do PH Revista
A expectativa é grande em torno da entrega das camisetas-convites do PH Revista para o grande almoço comemorativo dos 40 anos do caderno, do dia 15 de fevereiro no Palazzo Eventos. Os convidados – somente eles, é bom ressaltar, terão acesso – deverão comparecer, a partir das 10h, ao Rio Poty Hotel, onde serão recebidos numa sala especial para escolherem
a cor e o tamanho da camiseta.

Casa Kasar faz a festa
A designer Cintia Klamt Motta está com uma promoção imperdível em sua charmosa loja Casa Kasar (Rua das Angélicas, na Península da Ponta d´Areia), nesta última semana de janeiro. Todos os itens de decoração em superpromoção cujos descontos podem chegar a 50 por cento. E ainda tem um bazar de roupas, semijoias de designers, bolsas de grife, organizado pelo top model Bianca Klamt, a preços de tirar o fôlego.

Direto da Lapa
Três talentos do samba carioca da Lapa aterrissarão em São Luís dia 8 de fevereiro, especialmente para se apresentar no bloquinho “Se tu não quer, tem quem queira”, na Casa Terra, no Olho d’Água. É o Trio Sambadona, residente no consagrado bar Carioca da Gema (RJ), formado pelas cantoras Elisa Addor, Roberta Nistra e Clarice Magalhães. O bloquinho receberá ainda a cantora Fabrícia, Bicho Terra e o grupo CDC.As três meninas do Sambadona são feras no que fazem. No repertório, empolgam sempre com um repertório dançante, incluindo sambas autorais e clássicos de Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Luiz Carlos da Vila e por aí vai.

Na Arena
Areia, calor, vento, sol e chuva. Essas são as condições que os competidores do Torneio CF98 de Vôlei Misto e Futmesa, a ser realizado dia 8 de fevereiro, na Arena Viva Água, no Renascença II, poderão encarar. As disputas acontecerão a partir das 8h e deverão se estender até 14h. As de Futmesa serão individuais e em dupla. No Vôlei Misto, os trios deverão ser formados por uma mulher e dois homens.

Eficiência energética
O Tribunal de Justiça do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão alinharam providências para instalação do Laboratório de Edificações e Eficiência Energética, que terá como uma de suas atividades a certificação das obras de reforma e construção do Judiciário maranhense. Na prática, o TJMA evitará o custo com a contratação de terceiros para ter uma obra certificada como sustentável, a exemplo da reutilização de água, acessibilidade, energia fotovoltaica e eólica, entre outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Novas vagas
O Porto do Itaqui movimentou mais de 25 milhões de toneladas no ano passado, ou seja, um crescimento de 12% na comparação com 2018. Os números demonstram a pujança da atividade e a possibilidade de novas vagas. O setor oferece oportunidades em todos os níveis. O complexo portuário é formado por um porto público, o Itaqui, e dois Terminais de Uso Privado, dentre eles, o Porto Alumar, com infraestrutura de dois berços de atracação e sistemas para recebimento de granéis sólidos/líquidos e embarque de alumina.

Novo MBA
As empresas buscam, cada vez mais, uma formação mais intensa, num menor tempo possível, dentro de um custo mais acessível. Foi por isso que a Faculdade de Negócios Faene lançou o MBA em Produção, Manutenção e Qualidade. O novo curso agrega três áreas importantes e segue uma tendência dos projetos educacionais dos países de primeiro mundo, como é o caso dos Estados Unidos”.

Baile das Fofinhas
Uma forma de ajudar as obras assistenciais do Educandário Santo Antônio é participar da nova edição do evento “As Fofinhas no Carnaval”, patrocinado pelo Centro Elétrico através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O baile deste ano será realizado no dia 20 de fevereiro, no Espaço Renascença, animado pela Banda Tchêquerê, PP Júnior e Bicho Terra. Além de jantar haverá sorteio de brindes.

Para escrever na pedra:
“Não podemos fazer muito sobre a extensão de nossas vidas, mas podemos fazer muito sobre a largura e a profundidade delas. De Evan Esar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.