Estado Maior

Atropelos e atrapalhos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O clima não ficou nada bom entre o PCdoB e o PT. E tudo por pura culpa do governador do Maranhão, Flávio Dino, que está atropelando o processo eleitoral e atrapalhando a tentativa da esquerda de voltar ao poder. Esta é a interpretação de petistas e até de aliados do governador.

Desde o início do segundo mandato, Dino decidiu colocar em prática seu projeto pessoal que é ser presidente do Brasil. Para isso, o comunista vem pulando etapas e tentando ser o foco do debate sobre a sucessão presidencial. Uma estratégia pós outra.

Primeiro, antes do ex-presidente Lula deixar a prisão, Dino vestiu a roupa de defensor do petista e o principal opositor do presidente Jair Bolsonaro. Quando o ex-presidente deixou a prisão e não deu a atenção que Flávio Dino esperava, o governador maranhense colocou parte de sua tropa de choque (entre familiares, aliados no Maranhão e também no PCdoB nacional) para atacar o PT e Lula também.

A estratégia não surtiu o efeito esperado e Dino decidiu criar uma tese de que é necessária a aliança com outros campos políticos que vai da esquerda, passa pelo centro e chega até a direita. Para isso, a tática de plantação de informações duvidosas foi posta em prática.

Mas a ideia não foi bem recepcionada pelo PT, que após ataques dos comunistas, decidiu reagir. Em entrevista Lula deixou claro o tamanho do PT e do PCdoB.

Flávio Dino decidiu então usar outra estratégia: desta vez queria forçar o PT a declarar um possível apoio a ele nem que para isso tivesse de deixar o PCdoB e voltar ao PT.

Mais uma vez, a tática do comunista acabou desconstruída pelo ex-presidente Lula, que em postagem direta e nominal deixou claro que não convidaria Flávio Dino para ingressar no PT.

No fim, o único resultado que o governador do Maranhão conseguiu até o momento foi causar enfraquecimento ao seu já frágil partido e também na relação histórica que os petistas tinham com os comunistas.

Irritante

O que mais irrita os petistas é o fato de Flávio Dino tentar se colocar como um nome em disputa pelos mais diversos campos políticos.

Para o PT, a estratégia do comunista (que tem apoio do PCdoB quase que total) atrapalha a esquerda e deixa o campo político enfraquecido.

O fato é que após a reação de Lula, os comunistas já pensam em nova estratégia que mantenha a pressão por Flávio Dino, mas não deixe o PT muito longe.

Desconfortável

No Maranhão, os petistas se preocupam com a relação desconfortável inventada pelo governador do estado.

No entanto, já analisam que a postura de Flávio Dino deixará o partido mais livre para fazer escolhas como a candidatura própria em 2020, deixando um possível apoio ao PCdoB somente num eventual segundo turno em São Luís.

Se o caminho for esse, será pior para o pré-candidato comunista, Rubens Júnior, que vem levantando a bandeira de ser o candidato de Lula e de Dino na capital.

Único

Apenas Márcio Jardim, membro da direção nacional do PT, se manifestou sobre o posicionamento do ex-presidente Lula quanto à incorporação do PCdoB à sigla.

Segundo Jardim, que foi preterido pelo governador quando foi demitido do cargo de secretário de Esportes, a frase contraria o respeito que Lula tem por Flávio Dino.

Outros dirigentes, como Augusto Lobato e Honorato Fernandes, preferiram por enquanto o silêncio. No Maranhão, o PT ainda busca consenso quanto à liderança, o que também dificulta posicionamentos do gênero.

Sem referência

Sem fazer referências ou citar nomes, o governador Flávio Dino respondeu as declarações do ex-presidente Lula.

O comunista disse que o importante é falar de todos e não de partes, e voltou a dizer que é necessária uma frente mais ampla.

Dino mantém a ideia de que é preciso focar na defesa do Brasil e dos direitos sociais. Mas o que tudo indica é que a postura nas redes sociais do comunista não conversa com suas ações de bastidores.

Falecimento

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) lamentou ontem o falecimento do jornalista Antônio Martins, que estava com 78 anos.

Martins fez parte da equipe da emedebista antes mesmo de ela se tornar governadora do Maranhão. Ele foi presidente da Radiobras e coordenou programas de rádio de todas as campanhas de Roseana.

Sobre o falecimento, a ex-governadora relembrou o trabalho com Antônio Martins. “Eu estou arrasada. Ele me acompanhou em todas as minhas lutas até antes mesmo de eu entrar oficialmente com mandato. Sempre me ajudando e me encorajando. Vai fazer muita falta”, disse.

De olho

78% é o percentual de redução de lotação do Hospital Socorrão II, segundo a Prefeitura de São Luís, que vem reformando setores da unidade de Saúde.

Será?

Pessoas próximas ao deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) afirmam que, nos próximos dias, o parlamentar deverá se posicionar de forma mais contundente sobre seu futuro político.

Não é segredo que ele tenta se viabilizar como candidato a prefeito de São Luís, no entanto, sem contar com o apoio da própria sigla.

Partidos como PP e Cidadania buscam nomes para a eleição majoritária e o nome de Duarte não está descartado.

E mais

- Quem também vem antecipando o debate de 2022 é o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL).

- Antes dele, o senador Weverton Rocha (PDT), já havia anunciado – e vem agindo – para ser candidato a governador daqui a três anos.

- Josimar disse, em entrevista ao Bom dia Mirante de ontem, que vem andando pelo Maranhão e colocando seu nome como pré-candidato ao governo. Ele admite que não será fácil, mas pretende encarar o desafio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.