COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
A EMPRESÁRIA Lou Marques inicia 2020 comemorando vitórias ao lado do filho Rodrigo, CEO do grupo educacional comandado pela família Marques no Maranhão. A Faculdade ISL Wyden, vem registrando recorde na procura dos seus cursos de graduação, com destaque para o MBA em Tecnologia Aeroespacial, no momento em que o Brasil já negocia para lançar microssatélites a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, o que vai gerar uma grande demanda por profissionais qualificados
A EMPRESÁRIA Lou Marques inicia 2020 comemorando vitórias ao lado do filho Rodrigo, CEO do grupo educacional comandado pela família Marques no Maranhão. A Faculdade ISL Wyden, vem registrando recorde na procura dos seus cursos de graduação, com destaque para o MBA em Tecnologia Aeroespacial, no momento em que o Brasil já negocia para lançar microssatélites a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, o que vai gerar uma grande demanda por profissionais qualificados
UM FOCO de luz na beleza de Taís Buhatem Moreno, médica maranhense, agora bem mais magra, radicada há alguns anos em Fortaleza
UM FOCO de luz na beleza de Taís Buhatem Moreno, médica maranhense, agora bem mais magra, radicada há alguns anos em Fortaleza

Registro
Passaram-se 26 anos e a memória de muitos não reteve o que ocorreu em 27 de janeiro de 1994: lideranças do PSDB e o governo Itamar Franco propuseram ao então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, a renúncia de sua candidatura à Presidência da República para facilitar a aprovação do Plano Real.
Fernando Henrique respondeu: “Não posso renunciar ao que não existe.”
Foi uma forma de acalmar os medrosos. Ele já tinha pesquisas mostrando as chances de vitória na eleição de outubro, o que ocorreu.

Minorias
O deputado gaúcho Ibsen Pinheiro, falecido sexta-feira, foi autor do projeto aprovado e transformado em lei a 21 de setembro de 1990, “estabelecendo os crimes e as penas aplicáveis aos atos discriminatórios ou de preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional, praticados pelos meios de comunicação ou por publicação de qualquer natureza”.

Médicos na NET
A Associação Médica do Maranhão (AMB-MA) acaba de lançar a maior plataforma de busca ativa de profissionais médicos do Brasil em parceria com a empresa MEDGuias.
O aplicativo de busca, que possibilita direcionar o usuário para o endereço do médico via Google Maps, também possibilita “linkar” a busca diretamente com o agendamento de consulta com o WhatsApp, e ainda identifica as línguas faladas pelo médico.

Cidadania
O Partido Cidadania, novo nome do PPS, continua seu esforço ousado para conquistar o eleitor de direita, e nesse objetivo, vale até descolar a imagem do antigo PCB, Partido Comunista Brasileiro.
Foice e martelo, são marcas do passado.
O maior esforço parece ser retirar da presidência o comunista histórico, Roberto Freire, que há quase trinta anos comanda a sigla. Ele será deslocado para o cargo de presidente de honra.
O número continuará sendo 23,o mesmo do antigo PCB.

O vírus e a agilidade
Em meio às notícias sobre a disseminação do novo coronavírus na China, espanta a velocidade com que o país vai erguer novos hospitais para tratar pessoas infectadas na região metropolitana de Wuhan, epicentro da epidemia.
Na sexta-feira, quando impressionavam as imagens de dezenas de máquinas trabalhando no terreno, a informação era de que o prédio que terá mil leitos estaria pronto em seis dias e seria inaugurado em 3 de fevereiro.
No sábado, o governo anunciou um segundo hospital, com mais 1,3 mil vagas, a ser concluído em duas semanas.

Canudinho
Vilões ambientais, os canudinhos de plástico começam a encontrar outros substitutos em bares e restaurantes na Europa, especialmente na Itália e no Reino Unido.
A alternativa tem boa durabilidade, é biodegradável e comestível.
Os principais ingredientes da fórmula? Água e farinha de trigo. Sim, são canudos de uma espécie de macarrão.
Têm baixo custo e não afetam o sabor da bebida, ao contrário de outras opções, como vidro, metal e bambu.

Caminho das Índias
A aproximação do Brasil com a Índia tem vasta justificativa econômica. O país asiático vem crescendo a altas taxas nos últimos anos. A mais baixa da década passada, em 2012, foi de 5,5%. Em 2020, o ritmo será de 7%, segundo o FMI. De acordo com a ONU, até 2027 a Índia passará a China como país mais populoso do mundo. Mesmo assim, no ano passado foi apenas o 18º destino das exportações brasileiras.

TRIVIAL VARIADO
Esta é a última semana de janeiro e os convidados do PH Revista para o almoço mais esperado da temporada pré-carnavalesca maranhense se agitam. Todos querem conhecer as camisetas-convites de uso obrigatório para acesso à festa.

Pois bem, como já foi anunciado, a entrega das camisetas começa no dia 1º de fevereiro, sábado, a partir das 10h, no Rio Poty Hotel. A exemplo dos últimos anos, uma dependência do charmoso hotel foi gentilmente cedida para esse fim.

O Banco do Nordeste impulsionou a economia dos nove estados a Região, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo com o investimento de R$ 13,1 bilhões em microcrédito em 2019, por meio de seus dois programas: o urbano, Crediamigo,
e o rural, Agroamigo. O valor é 14% maior do que o registrado no ano anterior.

Ludmilla e Ivete Sangalo estarão no palco do Baile da Vogue 2020, que este ano ocorre no dia 7 de fevereiro, pela primeira vez no Rio de Janeiro, no emblemático hotel Copacabana Palace.

Tem mais: a celebração, que há 15 anos acontece tradicionalmente em São Paulo, muda o CEP para apoiar e homenagear a Cidade Maravilhosa com o tema “Jardim das Delícias – Uma noite de surrealismo tropical em ode ao Rio de Janeiro”.

Do Maranhão, uma presença constante nessa festa é da top Bianca Klamt e da sua cunhada, a digital influencer Marcella Tranchesi, casada com Rodrigo Klamt Motta.

DE RELANCE

O bom humor de Paloma
A “Crônica de Domingo”, 26 de janeiro de 2020, de Paloma Jorge Amado, chegou até nós por gentileza do empresário Eduardo Lago, amigo da escritora, que é filha de Jorge Amado e Zélia Gattai. A crônica trás 4 drops semânticos, ligados ao sexo feminino, também conhecido pelo nome científico de “vagina (nomezinho mais feio esse), e por lindos nomes como Xoxota e Perseguida”, como a eles se refere Paloma. Que continua: “Mais não digo, vamos aos drops”.

Um nome para o produto
Conta Paloma, que na década de 1980 morou com a família em São Luís: “O ano era 1985. Para o lançamento do livro Tocaia Grande, em São Paulo, a editora marcou uma série de programas de televisão, entre os quais o de Claudete Troianos. Como a agenda era apertada, este seria feito em duplex, isto é, Zélia e Jorge no hotel, a apresentadora, ao vivo, na tv. Antes da entrada do casal Amado em cena, uns minutos de merchandising de um novo produto, ainda sem nome, que era um misto de sabonete e desodorante íntimo, com amaciante, a pele da vulva ficava uma uva... (a propaganda rimada e infame, eu acabei de inventar, aliás deveria ser “ulva”...). Por um monitor, seu Jorge e dona Zélia acompanhavam com muito interesse – e sorridentes – as explicações sobre o produto, quando Claudete, eu imagino que na esperança de incrementar um pouco mais o seu merchan, pediu, no ar, que o escritor sugerisse um nome para o produto.
– Pessoal, o escritor Jorge Amado será nosso próximo entrevistado! Será que o escritor poderia dar um nome
para o nosso produto?
Penso que ela estava certa que ganharia muitos pontos com o fabricante, afinal, seria um nome dado por Jorge Amado!
– Claro, minha filha. Afinal, o nome já está dado!
– E qual é?
– O óbvio: Bucetil!
Nós, que o acompanhávamos, caímos na gargalhada.
A apresentadora perdeu o compasso, a cor, se atrapalhou toda, acabou rindo meio amarelo:
– É, está certo mas não pode, né…
E foi assim que ela perdeu de ter um produto
nomeado pelo escritor”.

Chato
“A palavra chato, por muito tempo foi considerada um palavrão horrível. Tratava-se daquele bichinho que crescia entre os pelos pubianos de homens e mulheres, provocando terrível coceira. Em Portugal, nos idos dos anos 40, era coisa que gente bem educada não dizia. Meu amigo Veiga Leitão, português, criado pelas tias, sabia que não devia dizer esta palavra jamais. Foi então que umas amigas de suas tias
foram visitá-los. Ao saberem que o jovem tinha se livrado
do serviço militar, o que significava não ir para a tropa na África (quase uma condenação à morte), quiseram saber o porque. O jovem, muito sem jeito, não querendo dizer palavrões em frente das visitas e das tias, disse:
– É que eu tenho os pés aborrecidos.
Coitado do meu amigo, dizer que tinha pés chatos era demais para ele! Passou a ser conhecido como o
rapaz dos pés aborrecidos!”

Dona Flor
“Dona Flor é uma personagem muito popular, do livro homônimo de papai. Muito se utilizou seu nome, como apropriação, para nome de restaurante, bar, escola de culinária, confecções e por aí vai. Em muitas cidades por este mundão de meu Deus encontrei restaurantes brasileiros com este nome. Bem, exímia professora de arte culinária, era mais ou menos natural que emprestasse seu nome para valorizar a nossa gastronomia por aí. Achei curioso, e juro que nunca tinha visto uma apropriação assim, quando, indo fazer uma depilação a cera, me deparei com um cartaz que trazia vários desenhos à escolha, para tornar os pelos pubianos ainda mais encantadores. Entre uma depilação total, como o carecone, e a mata-atlântica, apenas aparada, muitos desenhos mimosos entre os quais... Dona Flor! Ah, se papai estivesse vivo... Havia de ficar muito orgulhoso”.

Conversa de sotaque
“Me desculpem os amigos a quem a irreverência incomoda. Mas quando leio do movimento pela abstinência sexual a ser comandado pela Ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, que ela trata pelas leis dos evangélicos, só me dá vontade trazer a alegria que é uma boa conversa de sotaque. É tão bom poder gostar e falar de sexo não é?
Afinal, Vadinho já dizia para dona Flor, ainda pudica:
– A vadiação é coisa de Deus, foi ele quem mandou que se vadiasse. Vão vadiar por aí, meus filhos, vão fazer neném que ele disse e foi das coisas mais direitas que ele fez”.
Paloma conclui a crônica assim; “Bom domingo a todos, e vamos lá fazer neném, mesmo os mais velhinhos, que é coisa santa”.

Para escrever na pedra:
“Os governos criam expectativas e decepcionam quando a miragem se desfaz”. Ditado popular que muitos economistas usam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.