Homenagem

Obama e presidente do COI lamentam morte de Bryant: "Lenda na quadra"

Ex-presidente dos Estados Unidos, e Thomas Bach, foram algumas das personalidades pelo mundo a lamentar a morte da lenda do esporte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O nome e fotos de Kobe Bryant foram exibidos em vários telões durante jogos da NBA no fim de semana
O nome e fotos de Kobe Bryant foram exibidos em vários telões durante jogos da NBA no fim de semana (HOMENAGEM KOBE )

EUA - A morte de Kobe Bryant, no último domingo, em um acidente de helicóptero, provocou manifestações de pesar e de solidariedade aos seus familiares que foram muito além do mundo do basquete. Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e Thomas Bach, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), foram algumas das personalidades a lamentar a morte da lenda do esporte.

"Kobe era uma lenda na quadra e estava apenas começando o que teria sido um tão significativo segundo ato", escreveu Obama em seu perfil no Twitter. "Perder Gianna é ainda mais doloroso para nós, como pais. Michelle e eu enviamos amor e orações a Vanessa (esposa de Kobe) e toda a família Bryant em um dia impensável."

Bach classificou Bryant como "um excelente e verdadeiro campeão olímpico". Ele conquistou medalhas de ouro nos Jogos de Pequim-2008 e de Londres-2012 pela seleção dos Estados Unidos. O astro também trabalhou pela candidatura olímpica de Los Angeles, onde defendeu os Lakers, sendo cinco vezes campeão da NBA. Quando Los Angeles sediar a Olimpíada de 2028, o basquete masculino será jogado no Staples Center, onde Bryant brilhou pelos Lakers.

Bryant narrou o vídeo final da apresentação da candidatura de Los Angeles em julho de 2017, sendo membro do seu conselho de administração. "Ele abraçou o poder do esporte para mudar a vida das pessoas", disse Bach em um comunicado publicado pelo COI. "Depois de se aposentar do jogo que ele tanto amava, ele continuou a apoiar o movimento olímpico e foi uma inspiração para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028."
Bryant, de 41 anos, morreu em um acidente de helicóptero, ocorrido nas proximidades de Los Angeles, em Calabasas. Ele e sua filha Gianna, de 13 anos, estavam entre as nove vítimas fatais da queda. "Todos sentiremos falta de sua energia e sua natureza humilde", disse Bach. "Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e todas as outras vítimas", acrescentou Bach.

Lebron desolado

Herdeiro de Kobe como grande astro da NBA, LeBron James ficou desolado ao desembarcar em Los Angeles no domingo, horas depois da confirmação da morte do ídolo dos Lakers. Foi exatamente direcionada para LeBron a última mensagem de Kobe nas redes sociais.

Na mensagem, a lenda do Los Angeles Lakers parabenizou o amigo por ultrapassá-lo na lista de maiores pontuadores da história da NBA. "Continue a evoluir no jogo King James (apelido de LeBron). Muito respeito, meu irmão", escreveu.

No sábado, o Los Angeles Lakers, líder da Conferência Oeste, foi derrotado pelo Philadelphia 76ers por 108 a 91. Apesar do revés, LeBron fez 29 pontos chegou à marca de 33.655 na carreira, ultrapassando Kobe Bryant, que tem 33.643, e se tornou o terceiro maior pontuador da liga norte-americana de basquete. Esse feito foi alcançado justamente na Pensilvânia, estado onde Kobe nasceu.

LeBron e Kobe sempre foram vistos como rivais dentro de quadra. Mas a disputa jamais afetou a amizade deles fora dela. Os dois ganharam duas medalhas de ouro atuando juntos pela seleção dos Estados Unidos, nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012.

Dentre tantos feitos, Kobe foi cinco vezes campeão da NBA e eleito para o All-Star Game, o Jogo das Estrelas da liga, em 18 oportunidades. Além dos prêmios como jogador, ele também soma em seu currículo de premiações um Oscar em 2018 com a animação "Dear Basketball".

Vítimas do acidente

As autoridades locais confirmaram nesta segunda-feira o nome das demais vítimas do acidente que matou Kobe Bryant no domingo. Ao todo, nove pessoas estavam no helicóptero que caiu na cidade de Calabasas, nos arredores de Los Angeles, nos Estados Unidos. Aposentado desde 2016, Kobe foi um dos maiores astros da NBA e do basquete mundial.

Até a noite de domingo, as autoridades só haviam identificado o próprio Kobe e sua filha Gianna Bryant, de apenas 13 anos, além John Altobelli, técnico de beisebol. Nesta segunda, foram confirmadas as mortes de Keri Altobelli e Alyssa Altobelli, esposa e filha de John; Sarah Chester e Payton Chester, mãe e filha; Christina Mauser e Ara Zobayan. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.