Folia

Pré-Carnaval de São Luís anima foliões no Centro Histórico

A programação aconteceu na Avenida Beira-Mar, no sábado, e na Madre Deus, no domingo; na Praça dos Catraieiros, próximo à Casa do Maranhão, profissionais de veículos de comunicação fizeram a segunda prévia do Bloco da Imprensa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Bloco Os Brasinhas foi atração do Bloco da Imprensa
Bloco Os Brasinhas foi atração do Bloco da Imprensa (Bloco da Imprensa)

São Luís - O Centro Histórico é o endereço da folia nesta temporada de pré-Carnaval em São Luís. No sábado, centenas de pessoas dirigiram-se à Beira-Mar para aproveitar a programação, que se estenderá até o início do período oficial de entrudo. Na Praça dos Catraieiros, o Bloco da Imprensa fez a segunda prévia. Na Madre Deus, a festa também foi dos ambulantes, que estão se dirigindo cedo para a área em busca do melhor local para comercializar seus produtos.

Os profissionais dos diversos veículos de comunicação começaram a chegar à Praça dos Catraieiros, por volta das 17h, para recepcionar o grande público que aproveitou as apresentações musicais até a madrugada de ontem. A festa momesca foi iniciada com a passagem do Bloco Afro Abiyeye Maylô, do bairro Liberdade. Logo em seguida, foi a vez do grande baile a céu aberto com a Banda Confraria do Copo, do Caminho da Boiada.

O pré-Carnaval do Bloco da Imprensa também contou com a participação da batucada do bloco tradicional Os Brasinhas, mostrando a peculiaridade do Carnaval maranhense. Depois, entrou a bateria da Turma do Quinto, capitaneada pelo intérprete Gabriel Melônio. O bloco também recebeu o grupo de samba Madrilenus, tocando os seus maiores sucessos.

Para encerrar a noite, houve show do cantor Marco Duailibe. “Foi uma festa bem movimentada e divertida e já estamos nos preparando para sábado que vem, com a presença da bateria da escola de samba Favela do Samba. No dia 8 de fevereiro, será a última prévia do Bloco da Imprensa, sempre com muita alegria e tranquilidade”, garantiu o jornalista Joel Jacinto, um dos organizadores do evento.

Este ano, o bloco celebra os 50 anos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Com o tema “Jubileu de Ouro: Diploma Sim!”, os trabalhadores da imprensa defendem a luta nacional da FENAJ pela obrigatoriedade da formação universitária para o exercício do jornalismo profissional.

Ambulantes faturam na Madre Deus

Na Madre Deus, a folia começa cedo, com cortejos de blocos tradicionais, charangas e outras agremiações criadas no próprio bairro, e também o bloco dos vendedores ambulantes. No início da manhã de ontem, as demarcações com materiais e produtos já haviam começado. A ambulante Francinele Viana disse que, logo depois que deixou a festa da Beira-Mar, na noite de sábado, seguiu direto para a Madre Deus e conseguiu um local estratégico, bem em frente a uma escola. Ela contou que, na semana passada, conseguiu vender cerca de 20 fardos de cerveja, ou seja, 240 unidades, além de bebida quente.

“Chego cedo para garantir o meu lugar e, graças a Deus, tenho vendido bastante. Não tenho do que reclamar. Tanto na Beira-Mar quanto aqui, a festa tem começado cedo e terminado cedo, o que tem sido ótimo para nós que estamos trabalhando”, disse.

Segundo os ambulantes, o policiamento está funcionando e não tem havido incidentes relacionados a brigas. “Até por que quando se forma algum tumulto, os policiais correm para cima e aquilo não avança, pois tudo é dispersado. É algo que nos motiva a vir para cá tentar faturar. Temos conseguido”, contou Alcides Vieira, que vende cerveja, água e refrigerante.

O maior número de ambulantes fica concentrado na Avenida Ruy Barbosa e no Largo do Caroçudo, já que a Praça da Saudade está em reforma. Os vendedores disputam a preferência dos fregueses com os bares, também dispostos ao longo da Ruy Barbosa e no Largo, até o perímetro do Ponto de Fuga. Neste Carnaval, a novidade é o corote, bebida feita à base de vodka. “Os jovens adoram e compram bastante. É por isso que grande parte dos ambulantes estão vendendo”, contou Alcides Vieira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.