Deportados dos EUA

''Pergunta pro Trump'', diz Bolsonaro sobre tratamento a brasileiros

Presidente diz que ''jamais'' pediria ajuda ao colega americano no caso e que não sabia que passageiros voaram algemados no avião que chegou com 50 imigrantes a Belo Horizonte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Bolsonaro está em Nova Délhi, onde faz uma visita de estado de três dias à Índia.
Bolsonaro está em Nova Délhi, onde faz uma visita de estado de três dias à Índia. (Reuters)

NOVA DÉLHI — O presidente Jair Bolsonaro, que está em visita de Estado à Índia, voltou a comentar a deportação em massa de brasileiros que tentaram entrar nos Estados Unidos irregularmente, autorizada pela primeira vez pelo governo brasileiro. Ao ser indagado sobre o tratamento dado aos imigrantes pelas autoridades americanas, Bolsonaro foi seco: "Pergunta pro Trump"

Na madrugada de sábado, um voo fretado do governo americano vindo de El Paso, no Texas, aterrissou em Belo Horizonte com um grupo de 50 brasileiros deportados. Segundo relatos de ocupantes do avião ao site uol e ao jornal Estado de S. Paulo, alguns passageiros fizeram o trajeto algemados nas mãos e nos pés. Os EUA iniciaram a deportação em massa de brasileiros em outubro, com 70 brasileiros enviados também para Belo Horizonte.

Ele repetiu que não recorrerá a sua boa relação com Donald Trump para interceder em favor dos brasileiros deportados, e reiterou sua posição de que a lei americana deve ser cumprida.

" Como é a lei americana? Qual o tratamento que a lei americana dá para quem está lá ilegalmente? Não é esse? Nós temos que respeitar a lei americana. No Brasil, até há pouco tempo tínhamos terrorista e foi dado status para ele de refugiado, no caso [Cesare] Battisti. Eu gostaria que as leis brasileiras fossem parecidas com as americanas e fossem cumpridas" disse Bolsonaro. "Qual o país que está dando certo, o Brasil ou os Estados Undos?"

Irritação

Bolsonaro mostrou irritação ao ser questionado se falaria com Trump sobre o caso.

" Jamais pediria. Você acha que eu vou pedir a ele para descumprir a lei dele? Tenha santa paciência. A lei americana diz isso, é só você não ir para os Estados Unidos de forma ilegal".

O presidente disse, porém, que não daria o mesmo tratamento a estrangeiros que porventura fossem deportados do Brasil:

"Não tenho conhecimento disso. As leis de um país temos que respeitar. Obviamente não faríamos isso com ninguém saindo do Brasil para qualquer outro país", respondeu.

É a primeira vez que o governo brasileiro dá luz verde para a deportação em massa de brasileiros, segundo diplomatas, indicando a mudança de diretriz implementada por Bolsonaro, que se orgulha de manter relações próximas com o presidente americano, Donald Trump.

No sábado, 25, questionado se o governo ajudaria países estrangeiros a identificar brasileiros que estão em situação irregular, Bolsonaro disse que não, “quem tem que identificar é o país de destino”. O presidente aproveitou para voltar a criticar a Lei de Migração sancionada em 2017, em substituição ao antigo Estatuto do Estrangeiro, que havia sido estabelecido durante a ditadura militar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.