Estado Maior

Explosão e insegurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Pelo menos dez homens fortemente armados assaltaram na madrugada do último domingo uma agência do Bradesco na cidade de Buriti, na região Leste do Maranhão. Os bandidos comandaram a ação por volta das 2h30. Eles explodiram o único caixa eletrônico da agência e levaram a caixa-cofre com todo o dinheiro que estava ali armazenado.

Câmeras de segurança mostram os homens armados com espingardas calibre 12, pistolas .40 e fuzil calibre 56. Foram utilizados três carros para a fuga pela rodovia MA-034. Um dos veículos foi incendiado no meio da rodovia. Esse tipo de manobra é usada para dificultar a perseguição policial.

É um tipo de crime que tem se tornado rotineiro no Maranhão. Somente no ano passado, 29 ocorrências como assaltos, arrombamentos e saidinhas, foram registradas no Maranhão. Deste total, 23 estão classificados como arrombamentos e explosões de agências. Em 2018 haviam sido registrados 20 casos de ataques a bancos.

É uma modalidade criminosa que, infelizmente, tem prosperado no estado. Já houve ocasião em que os assaltos ocorreram à luz do dia. Cidadãos geralmente são usados como reféns.

Policiais, seguidas vezes, foram acoados em delegacias. E a sociedade, em todos os casos, em meio a todo o pavor.

O comando da Segurança Pública segue sem conseguir desarticular as quadrilhas. E os bandidos agem com ousadia que assusta.

É necessário que algo mude nessa realidade.

Fato ou boato?

A Justiça Eleitoral lançou na semana passada a página “Fato ou Boato?”, que tem o objetivo de reunir, conteúdos produzidos para rebater informações falsas sobre a Justiça e as eleições.

O site é uma atualização da antiga página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas”, criada no pleito passado.

Além de ter mais recursos que a antiga página, o espaço – disponível no Portal da Justiça Eleitoral – conta com materiais produzidos pelas instituições parceiras do TSE que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

Detalhes

Com layout mais moderno, no formato onepage (todo conteúdo disposto na mesma página), o espaço está dividido em oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.

No ícone Passo a Passo, há dicas de como identificar uma informação falsa. Os tópicos foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), uma das parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

Já na seção Esclarecimentos, foram disponibilizados textos e vídeos produzidos durante as eleições de 2018 com o objetivo de desmentir conteúdos falsos sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.

Histórico

No último sábado os Correios comemoraram um marco na história do Brasil: 357 anos de fundação e atuação ativa.

Criada em 1663, a instituição promove, desde então, a integração e o desenvolvimento da nação por meio da comunicação.

Hoje, os Correios contam com mais de 55 mil carteiros, no tradicional uniforme nas cores azul e amarelo. Esses profissionais foram homenageados pela instituição.

Aberto ao diálogo

O deputado estadual Neto Evangelista (DEM), pré-candidato a prefeito de São Luís, admitiu ao blog do jornalista Gilberto Léda, manter conversas com partidos ligados à ex-governadora Roseana Sarney.

“Converso com o deputado Roberto Costa [presidente do MDB em São Luís], converso com o deputado Edilázio, do PSD. Estou aberto para dialogar com todos aqueles partidos que querem fazer um projeto de gestão e de desenvolvimento para São Luís”, disse.

Evangelista tem sido sondado pelo PDT para eventual composição para a disputa eleitoral.

Distante

Apesar de blogs alinhados ao Palácio dos Leões terem afirmado que o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) participa ativamente do processo eleitoral em São Luís, o pedetista pouco tem se esforçado.

Mais envolvido com a gestão administrativa, Edivaldo não conseguiu até o momento, mostrar potencial político para coordenar uma campanha eleitoral.

E foi esse o status que tentaram dar ao prefeito, que sequer fala publicamente sobre o processo eleitoral que se avizinha. O prefeito, na verdade, está distante do “movimento”.

Derreteu

Outra pré-candidatura que não vingou até o momento e que segue sem qualquer força política, é a do deputado federal Bira do Pindaré (PSB).

Isolado, Bira já não conta mais com a simpatia do governador Flávio Dino (PCdoB), e nem com a proximidade de boa parte daqueles que hoje integram a cúpula dos Leões.

Está, definitivamente, jogado para escanteio.

De Olho

R$ 170 milhões é o valor aberto no Orçamento do Estado em janeiro para a realização de obras em diversos setores do estado.

E Mais

- Não foi a primeira vez que Flávio Dino tentou esconder investimento do governo Jair Bolsonaro no Maranhão.

- Também não foi a primeira vez que o comunista agiu sem transparência ou sonegou informação à sociedade sobre obras públicas no estado.

- Exemplo disso são os vários hospitais construídos por meio do programa Saúde é Vida, da gestão Roseana Sarney, como se tivessem sido erguidos por ele próprio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.