Ação de reforço

Bombeiros em alerta nas praias no último fim de semana das férias escolares

Ações de monitoramento foram reforçadas na orla marítima; segundo o Batalhão de Bombeiros Marítimos, 1.831 banhistas já foram abordados neste ano, enquanto, em 2019, um total de 19.310

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Segurança foi intensificada para evitar acidentes como afogamentos
Segurança foi intensificada para evitar acidentes como afogamentos (últimos dias de férias)

SÃO LUÍS - As ações de monitoramento na orla da Ilha foram reforçadas pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos no último fim de semana deste mês, que também coincide com o término das férias escolares. Somente no ano passado, os bombeiros realizaram 19.310 abordagens a banhistas ao longo das praias de São Marcos, Calhau, Meio e Araçagi, enquanto, em 2018, um total de 7.224.

O tenente Abrahão informou que um dos principais objetivos do batalhão era evitar afogamentos na orla. No ano passado foram registrados quatro óbitos por afogamento e nove salvamentos aquáticos, mas, mesmo assim, essa quantidade está abaixo dos casos a nível nacional. Os dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que há 16 registros de mortes por afogamento por dia no país.

Ainda segundo o tenente, apenas neste mês, 1.831 abordagens já foram feitas pelos bombeiros e o contingente vai continuar reforçado como ainda em alerta na orla marítima no decorrer deste último fim de semana deste mês para evitar ocorrências de grande vulto, principalmente, casos de afogamento. “Mesmo com o período de chuva ainda é possível constatar um grande número de pessoas na praia. No Araçagi também é comum a presença de excursões e, a maioria, proveniente do interior do estado”, contou o tenente.

Segurança
Abrahão informou que é desenvolvido um trabalho preventivo. Os bombeiros a todo instante estão tendo contato com os banhistas e passando dicas de segurança. “O batalhão conta com o trabalho de mergulhadores, salva-vidas, operador de embarcação e socorristas como ainda é feito o patrulhamento na areia e no mar”, esclareceu o tenente.

O tenente ainda declarou que os bombeiros sempre estão alertando os banhistas sobre a presença de águas-vivas, que são celenterados que causam queimaduras, como também informando que a água não deve ultrapassar a linha da cintura, as crianças ao entrarem no somente com a presença do adulto e bebida alcoólica não combina com banho de mar.

Afogamento
A orla marítima da Grande Ilha é sempre marcada com um grande fluxo de banhista no primeiro dia do ano. No período da tarde deste dia foi registrado dois casos de afogamento, na praia do Araçagi, e as vítimas foram identificadas como José de Ribamar Pereira Cabral Júnior, de 26 anos; e Nielson Barros Pinheiro, de 28 anos.

A polícia informou que as vítimas foram resgatadas da água com auxílio da moto-aquática. Ainda no local, elas atendidos pelo guarda-vida e, em seguida, encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. O outro caso também foi registrado no Araçagi e a vítima foi uma mulher, de 64 anos. Segundo a polícia, ela foi resgatada do mar pelos banhistas e, logo após, bombeiros militares auxiliarem no resgate e levada para o hospital.

Saiba mais

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), os 21 pontos localizados em praias entre São Luís e São José de Ribamar continuam impróprias para o banho. Os dados foram coletados entre o mês de dezembro de 2019 e terminou no mês de janeiro de 2020, e valem para o período de férias.

Box

Dicas de segurança

Caso ingerir bebida alcoólica, não entre no mar;
Evite banhar em local de grande profundidade;
Tenha sempre contato com o salva-vidas;
Não tenha contato com água-viva;
Crianças sempre acompanhadas dos pais ou de uma pessoa adulta e tenha conhecimento sobre as condições do mar.

Números

19.310 abordagens na orla marítima durante o ano passado
4 óbitos por afogamento nas praias da Ilha em 2019
9 salvamentos aquáticos realizados por bombeiros militares no ano passado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.