Curso

Mitologia grega será tema de oficina ministrada em São Luís

Curso ocorrerá no dia 1º de fevereiro, no Cohajap e está com inscrições abertas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(mitologia grega)

São Luís - Os mitos explicam muito da essência do ser humano, por isso, sempre terão algo a dizer. Assim pensam muitos filósofos, que enfatizam a importância desse tipo de narrativa, cuja Grécia foi um dos seus celeiros mais expressivos, tanto que o fascínio de deuses e deusas perdura até os dias atuais. E é para evidenciar ainda mais o caráter educativo desses relatos, e sua relevância nos dias de hoje, que será realizada, no dia 1º de fevereiro, das 8h às 12h, no Spot Cursos, no Cohajap, a Oficina de Mitologia Grega, promovida pela Escola de Filosofia.

Segundo o professor André Lisboa, que ministrará o curso, a mitologia é uma das primeiras formas de pensamento humano. "O mito está na base de nossas estruturas de pensamento mais arcaicas. Ele se relaciona diretamente à vida emocional do ser humano, por exemplo", explica. Para ele, conhecer os mitos é um modo de perceber o próprio comportamento, por isso falar de mitologia grega ainda é tão atual e relevante. “Os antigos gregos compunham a mitologia com muitos objetivos. Um deles era educativo. As histórias mitológicas narram e descrevem heróis cheios de qualidades e defeitos que serviam como uma referência para ação de jovens e adultos na vida", acrescenta.

Da imprevisibilidade de Poseidon à força de Aquiles, passando pela inteligência de Prometeu e a coragem de Perseu, as narrativas míticas gregas foram fontes importantes do desenvolvimento linguístico na Grécia Antiga, lugar de surgimento da filosofia. Segundo o professor André Lisboa, a proposta da Oficina é não apenas levar conhecimento aos alunos sobre esses e tantos mitos, mas, principalmente, utilizá-los em um processo de autoconhecimento. “Com uma proposta de metodologia ativa, a aula será composta por uma série de exposições e atividades. Os alunos participarão de exercícios de leitura de poema e de interpretação das fontes mitológicas. A expectativa é introduzir os alunos no determinado universo de conhecimento e dar a eles mais ferramentas para se autodesenvolver", explica.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma), o professor André Lisboa é criador da Escola de Filosofia, instituição de ensino e pesquisa filosófica por meio da qual mantém grupo de estudos, site, podcast e realiza cursos e oficinas.

Serviço

O quê: Oficina de Mitologia Grega

Quando: 1º de fevereiro (sábado), das 8h às 12h

Onde: Spot Cursos, no Cohajap

Informações: 98875 0636; escoladefilosofia.org; @escoladefilosofia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.