Benefícios

Comunidades indígenas ganham cozinhas tradicionais com redário

Construções têm como objetivo garantir um espaço comunitário para a realização de festas, rituais, oficinas de saberes práticos tradicionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Construções têm como objetivo garantir um espaço comunitário para a realização de festas e rituais
Construções têm como objetivo garantir um espaço comunitário para a realização de festas e rituais (redário)

Três cozinhas tradicionais com redários foram entregues a comunidades indígenas maranhenses na semana que passou, nas aldeias de Areinha, Novo Planeta e Nova, todas pertencentes à Terra Indígena Rio Pindaré, localizada no município de Bom Jardim. A ação faz parte do Plano Básico Ambiental Componente Indígena Awá e Guajajara das Terras Indígenas Carú e Rio Pindaré (PBACI), e integra o processo de licenciamento da duplicação da Estrada de Ferro Carajás, da Vale, que é acompanhado pelo Ibama e Funai.

A cozinha tradicional foi pensada e implementada com técnicas da bioarquitetura, que é uma vertente da arquitetura que prioriza o uso de conceitos coerentes com o pensamento ecológico, buscando técnicas e soluções de baixo impacto ambiental para a preservação dos recursos naturais e saúde dos usuários. Cada uma é composta por fogão e forno a lenha, bancada com duas cubas, além de utensílios para o preparo dos alimentos, como panelas, facas, tábuas, colheres, jarras, tigelas.

"Durante a fase de elaboração do Estudo do Componente Indígena (ECI), fase de licença prévia, identificou-se que a inexistência de espaços comunitários para a realização de festas, rituais, oficinas de saberes práticos tradicionais, reuniões e discussões públicas era uma das fragilidades para o resgate e fortalecimento da cultura e do modo de vida do povo Guajajara. Por isso, surgiu a proposta de construção de cozinhas tradicionais, para congregar os habitantes das aldeias em torno de suas tradições", explicou Maria Isabel Galvão, analista de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Mais inaugurações
Mais de 150 indígenas foram beneficiados com as inaugurações. Outras duas aldeias ainda vão receber cozinhas tradicionais, que fazem parte do Plano Básico Ambiental Componente Indígena Awá e Guajajara das Terras Indígenas Carú e Rio Pindaré (PBACI). O plano conta com 13 subprogramas, considerando as especificidades dos povos envolvidos.

Um deles é o de Fortalecimento Cultural, que tem por objetivo promover o conhecimento e o fortalecimento do modo de vida, dos saberes e das práticas Guajajara frente às transformações socioeconômicas regionais para valorizar, resgatar e documentar suas histórias, identidade e cultura com o apoio de novas técnicas e meios de expressão.

SAIBA MAIS

Vizinhos
No Maranhão, a Estrada de Ferro Carajás é vizinha à Terra Indígena Caru, ao longo de 36 km. Outras cinco aldeias estão distantes da ferrovia em até 2 km. Em razão disso, as estradas de serviço da Vale também são utilizadas pelos indígenas para chegar às suas aldeias. "Mantemos o diálogo e presença constante com esses povos e para isso temos uma equipe dedicada ao relacionamento com povos indígenas", ressaltou Mª Isabel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.