Noite de gala

Vídeo: 15ª edição do Troféu Mirante Esporte em noite de gala no teatro

Premiação, considerada o "Oscar do esporte maranhense", realizada na quinta-feira (23), no Teatro Arthur Azevedo, foi marcada por muita emoção e descontração

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A 15ª edição do Troféu Mirante Esporte foi realizada, noite desta quinta-feira (23), no Teatro Arthur Azevedo. Com 28 modalidades na disputa, o evento que é considerado o “Oscar do esporte maranhense”, marcou uma noite especial para mais de 100 atletas maranhenses, recheada de grandes nomes do esporte. O prêmio "Federação Destaque" foi para a Federação Maranhense de Tênis de Mesa. Já o "Atleta do Ano", que foi escolhido pelo voto popular, que contou com mais de 300 mil votos, foi o destaque do automobilismo Lauro Moura, que recebeu mais de 10 mil votos. O "Atleta do ano", escolhido pelo júri técnico foi Bruno Lobo, do kitsurf.

Comandaram a premiação os apresentadores Heloísa Batalha e Edivaldo Bíguar. A cerimonia foi aberta com a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Luciana Pinheiro. Em seguida, o presidente do conselho de administração do Grupo Mirante, Fernando Sarney, abriu oficialmente a solenidade de premiação. “Essa premiação representa a coroação de um trabalho observado por muitos durante um ano, mas que tem uma simbologia que se estende por toda a trajetória do atleta. Há vitórias, superações, tropeços e muita força de vontade em jogo. E essa força de vontade não vem só dos investidores do esporte, mas também da capacidade de acreditar. Esse é o espírito do esporte”, disse Fernando.

Em seguida, para celebrar o ano de Jogos Olímpicos, que serão realizados, nos meses de julho e agosto, em Tóquio, no Japão, os três atletas do Maranhão, que possivelmente vão representar o Brasil nos jogos, foram homenageados. A skatista Rayssa Leal (conhecida como Fadinha), a integrante da Seleção Brasileira de Handebol, Ana Paula, e o cavaleiro Marlon Zanotelli falaram com o público por meio de um vídeo, no telão do teatro. Logo depois, os primeiros premiados começaram a ser conhecidos. Todos os 105 atletas concorrentes se destacaram em 2019.

Em seguida realizou-se o momento cultural com a apresentação especial do Boi Barrica, que animou todos os espectadores da premiação. Depois, foram conhecidos todos vencedores das 28 modalidades.
Ao final foram conhecidos os destaques de 2019. O prêmio "Federação Destaque" foi para a Federação Maranhense de Tênis de Mesa. “É muito emocionante receber esta premiação no ano em que estamos completando 40 anos. Esse troféu, na verdade, é de todos os atletas, técnicos e árbitros, que elevaram o Tênis de Mesa no Maranhão. É também o reconhecimento que é feito nos bastidores, que muita gente não conhece”, disse Jorge Cabral, presidente da Federação Maranhense de Tênis de Mesa.

Logo depois foi conhecido o "Atleta do Ano", escolhido pelo voto popular, que contou com mais de 300 mil votos, e o destaque do automobilismo Lauro Moura levou a melhor. “Gostaria de agradecer meus amigos pela votação. Em especial, minha esposa que votou e pediu votos para mim. E o Grupo Mirante por homenagear atletas jovens e veteranos”, falou ele.

O grande momento da cerimônia foi revelar o "Atleta do ano", escolhido pelo júri técnico e o eleito foi Bruno Lobo, do kitsurf. “Quero agradecer a Deus. Quero dizer que o meu grande sonho foi ser um atleta olímpico e estou batalhando para isso. Agora, com esse troféu vou treinar mais. E pensar em Paris 2024”, comentou Lobo.

Convidados especiais

Um trio de peso foi convidado para esta edição do Troféu Mirante. Maestro Junior , Caio Ribeiro e Hugo Hoyama. Junior é comentarista de futebol do Grupo Globo, e ex-lateral do Flamengo (RJ) e da Seleção Brasileira, além de campeão mundial, da Libertadores e quatro vezes campeão brasileiro, e disputou duas Copas do Mundo. Caio Ribeiro também é comentarista do Grupo Globo, e foi atacante com destaque no São Paulo, Flamengo e Inter de Milão. Já Hugo Hoyama é técnico da Seleção Brasileira feminina de Tênis. Ele participou de seis Olimpíadas, conquistou 154 medalhas em jogos Pan-Americanos, além de ter participado de 18 Campeonatos Mundiais e foi seis vezes Campeão Latino-Americano.

E Junior falou sobre a importância da premiação. “Para quem foi atleta, reconhecer quem está começando é sempre um motivo de muita honra. Parabenizo o Grupo Mirante pela iniciativa de reconhecer há anos o valor do atleta”, comentou. Caio também discursou na mesma linha. “Eu já fui atleta e sei o quanto é importante ter um apoio desde o começo da carreira. Para mim é algo que foge de obrigação. É algo que dá muito prazer”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.