27 de janeiro

Programação marca Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Em São Luís a data, 27 de janeiro, será em repúdio à cultura do ódio; evento será na Amei com exibição de filmes, palestras e noite de autógrafos de livros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cena do documentário "O contador de Auschwitz" que será exibido no evento
Cena do documentário "O contador de Auschwitz" que será exibido no evento (Contador de Aushwitz)

São Luís - O dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, uma data voltada para a lembrança das vítimas do genocídio cometido pelos nazistas contra milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. A data será marcada em São Luís por uma programação que tem como tema “75 anos depois de Auschwitz Birkenau” e que ocorrerá das 18h às 22h na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping).

Segundo os organizadores do encontro, entre os quais o presidente da Amei, José Viegas, o evento ocorre em um momento muito necessário e no qual a cultura do ódio está voltando a crescer em todo o mundo. “No Brasil, que deveria ser o país da cultura de integração e união pela diversidade dos povos que participaram de sua história e construção de identidade nação, estamos assistindo ao renascimento de conceitos supremacistas que, como sempre, inventam dados, controlam mentiras e fazem falácias de todos os tipos, para construir um discurso de ódio contra judeus, ciganos, negros, gays, pessoas com deficiência, nordestinos e todos aqueles que consideram inimigos de seus propósitos”, alerta Viegas, ressaltando que a presença das pessoas no evento será uma forma de repúdio a todas as formas de cultura de ódio.

Programação

A programação do evento terá início com a exibição do vídeo com mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, acerca do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em seguida, haverá a exibição do documentário histórico "O contador de Auschwitz" que traz à cena um julgamento ocorrido em 2015 e que foi manchete em todo o mundo. No banco dos réus, com 94 anos, estava o “Contador de Auschwitz”, como ficou conhecido o ex-oficial da SS Oskar Gröning, acusado de cumplicidade no assassinato de 300 mil judeus.

Gröning morreu em 2018, depois de enfrentar o julgamento. Ex-membro das SS de Hitler, serviu no campo de extermínio de Auschwitz, entre 1942 e 1944. Depois do julgamento de 2015 o Tribunal Constitucional alemão foi chamado a ratificar ou não a condenação, na Audiência de Lüneburg (norte), ante recurso apresentado contra sua prisão por idade e saúde.

Haverá ainda um bate-papo sobre o tema “As origens da Judenhass” ("Aversão a judeus"), ou antissemitismo, com a presença dos escritores Maurício Palácio, Ebnilson de Carvalho, Soham Jñana e representantes das comunidades judaicas de São Luís como Centro de Cultura Judaica de São Luís (CCJS); Comunidade Israelita de São Luís (CISL); Comunidade Nazireia de São Luís.

Serão autografados os livros “O homem das balas de laranja com chocolate”, pelo autor Mauricio Palácio; “O Segredo da menina do casaco vermelho”, de Ebnilson de Carvalho e ainda exibição do documentário Israelense “Numerado”.

Serviço

O quê

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Quando

Segunda-feira (27), a partir das 18h

Onde

Livraria e Espaço Cultural Amei

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.