Vai começar...

Campeonato Maranhense-2020 marca a 100ª edição da competição

Campeonato Maranhense desta temporada, que terá regulamento novo e vinte equipes na disputa, terá três partidas neste fim de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O Imperatriz é o atual campeão Estadual
O Imperatriz é o atual campeão Estadual (IMPERATRIZ CAMPEÃO)

SÃO LUÍS – Em sua centésima edição, o Campeonato Maranhense começa neste fim de semana com três jogos, dois na capital e um no interior. No sábado (25), o atual campeão da competição, o Imperatriz, visita o Maranhão Atlético, às 16h30, no estádio Castelão, em São Luís. No mesmo dia, o Pinheiro recebe o Cordino, no estádio Costa Rodrigues, às 17h30, na cidade de Pinheiro. Na segunda-feira (27), o Sampaio Corrêa duela com o São José, no Castelão. Com oito times na disputa, o certame terá regulamento novo nesta edição. A Federação Maranhense, em debate com os clubes, decidiu por um Estadual disputado em quatro fases. Além da hegemonia no estado, o torneio vale duas vagas para a Copa do Brasil, uma para a Copa do Nordeste e uma para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Tento o Sampaio Corrêa como o seu maior campeão, com 33 títulos, o Campeonato Maranhense-2020 tem 93 títulos vencidos por times de São Luís, quatro para Imperatriz e um para a cidade de Bacabal. O Bacabal Esporte Clube (BEC), inclusive, foi a primeira equipe do interior a levantar uma taça da competição, em 1996, com uma equipe contava com craques nacionais como Adílio e Andrade, ídolos do Flamengo. Se o interior do estado tem muito menos títulos, o atual momento mostra uma mudança de cenário. O atual campeão Imperatriz, chegou em três finais nas últimas cinco decisões.

Já o Sampaio, detentor do maior número de troféus, entra na competição pressionado depois de passar dois anos sem chegar sequer à final. O Segundo maior vencedor, o Moto Club (26 títulos), vem de duas decisões e um título. Já o outro time de São Luís, o tradicional Maranhão (MAC), detentor de 14 títulos, terceiro maior vencedor, levantou sua última taça na competição em 2013, e não decide há seis anos. Os outros dois maiores vencedores, Luso Brasileiro (8 títulos) e Ferroviário (4) não disputam mais o Estadual. Com três títulos, o Imperatriz é um dos fortes candidatos neste ano. O Moto Club, time que tem a maior sequência de títulos seguidos (1944-45-46-47-48-49-50) é outro candidato para ser campeão, depois de duas finais seguidas, e a melhor campanha na edição passada, apesar perder na final para o Cavalo de Aço.

Maior vencedor, o Sampaio Corrêa, que venceu o Maranhense pela última vez em 2017, entra na competição sob pressão, principalmente pela “seca” de títulos e pelas vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

Regulamento

Em reunião na sede da entidade com os clubes participantes da competição, a FMF decidiu por um Estadual disputado em quatro fases. A proposta inicial foi feita pelo Juventude, recém-chegado à primeira divisão, com ajustes apresentados pelo vice-presidente de competição da FMF, Hans Nina, em relação á sugestão inicial. O campeonato utilizará 13 datas e terá que ser repetida pelos próximos dois anos: 2020 e 2021.

O regulamento é um pouco complicado. Na primeira fase, os oito times jogam entre si, em apenas jogos de ida. Os dois primeiros classificados avançam diretamente para a semifinal, e as equipes que ficarem entre a terceira e a sexta colocação avançam para segunda fase para disputar as outras duas vagas da semifinal em cruzamento olímpico em jogos de ida e volta, com vantagem para as equipes de melhor campanha apenas de mando na volta, em casa.

Na semifinal, o primeiro colocado da fase de grupos enfrentará o time de pior campanha que avançou na segunda fase. O segundo colocado da fase de grupos enfrentará o time de melhor campanha, que avançou na segunda fase. A vantagem de mando na volta será dos times que avançaram de forma direta para a semifinal.

A final da competição será realizada também em jogos de ida e volta, com vantagem de mando na volta para o time que fizer mais pontos na soma da primeira fase com a semifinal. Os dois últimos times da primeira fase serão rebaixados. O Campeonato Maranhense 2020 deverá começar na primeira quinzena de janeiro e terminar em abril.

Estádios liberados

Em relatório divulgado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF), dos seis estádios que serão utilizados nesta edição do Maranhense - Castelão, Costa Rodrigues, Pinheirão, Leandrão, Frei Epifânio e Nhozinho Santos -, apenas o Leandrão, em Barra do Corda, não tem todos os seus laudos técnicos liberados. A casa do Cordino teve seus laudos de “segurança” e “condições sanitárias e de higiene” reprovados. Como na primeira rodada não tem nenhuma partida marcada para o local, até a segunda rodada a situação deve estar regularizada.

Maiores vencedores

Sampaio Corrêa – 33 títulos

Moto Club – 26 títulos

Maranhão – 14 títulos

Luso Brasileiro – 8 títulos

Ferroviário – 4 títulos

Imperatriz – 3 títulos

Tupã – 3 títulos

Taças por cidades

São Luís – 93 taças

Imperatriz – 4 taças

Bacabal – 1 taça

1ª rodada

25/01

16h30 - Maranhão  x Imperatriz

17h30 - Pinheiro x Cordinho

26/01

15h30 - Juventude x Moto Club

27/01

20h - Sampaio x São José

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.