Música

Álbum icônico resgatado nas plataformas

Disco "Alegria dos Homens" foi relançado nas plataformas digitais pelo músico pernambucano Armando Lôbo; proposta chega com remixagem e nova capa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Capa do disco de Armando Lobo
Capa do disco de Armando Lobo (Disco Armando )

São Luís - O pernambucano Armando Lôbo acaba de relançar, após 18 anos, o álbum “Alegria dos Homens”, um grande sucesso no início dos anos 2000 e que, agora, pode ser consumido digitalmente, por intermédio das principais plataformas digitais. O álbum, com 12 faixas, arrebatou, à época, substanciais elogios da crítica especializada em todo o Brasil.

“O primeiro álbum geralmente marca bastante, pois é cercado de ansiedade e recheado de ideias. Ele esgotou e não teve outra tiragem. Ano passado, revisitei os originais e decidir fazer, eu mesmo, a remixagem e a remasterização, para relançá-lo”, diz Armando Lôbo.

O disco é repleto de inovações, estranhezas e referências ao Barroco. Na época, Armando Lôbo buscava provocar a mesmice bem-comportada da MPB com intensa polifonia e carga dramática, arranjos complexos e enorme variedade de ritmos e temas que, poeticamente, investigavam a alegria trágica do povo brasileiro. Coproduzido pelo próprio músico e pelo músico paulistano Maurício Pereira, “Alegria dos Homens” era, até então, o único CD do pernambucano que ainda não estava distribuído nas plataformas digitais.

Marcado pelo sentido do grotesco carnavalesco, “Alegria dos Homens” esbanja festa, escatologia, futebol, religiosidade, lirismo, ironia, violência e ternura em faixas bastante diferentes entre si. Entre as canções, “Agnus Dei”, “Mandinga”, “Um minuto e meio”, “Sanfoneiro mudo”, “Crônica de um envergonhado” e “Bachiando no frevo”.

Com ritmos inspirados na música nordestina, com melodia e harmonia dramáticas, “Mandinga” canta o amor e o feitiço na cultura brasileira, de arranjo em tratamento polifônico e letra do escritor e ator gaúcho Edison Nequete (1926-2010), filho de Abílio de Nequete, um dos fundadores do PCB. “Outra razão para esta reedição é o fato de as músicas continuarem bastante atuais. É o caso de Agnus Dei e Ciência, Alegria dos Homens, que tem um sincretismo, com uma mistura de estilos e elementos harmônicos”, diz.

O menino João Maria se apresenta como uma “canção-resposta” à personagem infantil do livro de Gilberto Freyre “Dona Sinhá e o filho padre”. O compositor procurou o arquétipo corrosivo de uma criança que fosse a alegoria do Brasil, ao contrário da criança singular da semi-novela do grande escritor recifense. Sua remixagem deixou a canção um tanto diferente da versão original, de 2002: as características de harmonia intervalar e contrapontos instrumentais continuaram preservadas, mas atenuadas.

Armando Lôbo diz que, daqui para frente, deverá fazer suas próprias masterizações. Ele afirma que seu trabalho é mesclado entre o erudito e o popular, pois “o que interessa é o vigor e a beleza da música”. “Se um gênero tem mais poderio técnico do que outro, isso não interfere na essência da arte”, diz ele, que morou quatro anos na Europa, trabalhamento meramente com música erudita, mas, ainda assim, não se dissociou da música popular.

O músico destaca que adora a música maranhense e cita a música “Pindaré Reloaded”, fruto de uma experimentação de quando ele esteve em São Luís, por acaso. A música, uma espécie de recriação do hino folclórico do Maranhão, ganhou uma versão nova e em inglês. “Eu estava indo para outra cidade e o avião fez uma escala em São Luís, porque a aeronave quebrou e passei dois dias aqui. Foi quando tive contato com a cultura maranhense mais de perto”, conta.

Compositor, cantor e poeta pernambucano, Armando Lôbo desenvolve gêneros e estilos musicais diversos, com o uso de matizes experimentais e simbiose intensa com a literatura, história, filosofia e religião Lançou quatro discos que receberam cotação máxima da imprensa especializada. Contemplado em importantes concursos nacionais e internacionais, Armando Lôbo é o único artista brasileiro a vencer os principais prêmios brasileiros tanto na música popular como na música de concerto.

Prova de seu ecletismo e abertura a linguagens diversas. Suas peças e canções têm sido executadas por importantes grupos no Brasil, Europa e Estados Unidos. Também tem composto inúmeras trilhas sonoras para televisão, vídeo institucional e cinema.

O disco já está disponível para streaming e venda online:

https://open.spotify.com/album/0etLT1KJM3a8zIGZd1kXrl

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.