Canonização

Papa reconhece freira que pode se tornar próxima santa brasileira

Reconhecimento do papa é o início do processo para que a brasileira Madre Carminha de Tremembé possa se tornar a segunda santa nascida no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O reconhecimento das
O reconhecimento das "virtudes heroicas" pelo papa comprova os requisitos de vida para o início do processo de canonização

A Congregação para as Causas dos Santos promulgou nesta sexta-feira (24) um decreto no qual o papa Francisco reconhece as "virtudes heroicas" de Maria do Carmo da Santíssima Trindade, mais conhecida como Madre Carminha de Tremembé (1898-1966).

O reconhecimento das "virtudes heroicas" pelo papa comprova os requisitos de vida necessários para o início formal do processo de canonização pela Igreja Católica. Madre Carminha é considerada uma "serva de Deus", nome dado àquelas que já tiveram o procedimento de santificação aberto pelo Vaticano .

Para tornar a freira santa, será necessária a comprovação de dois milagres, um para a beatificação e outro para a canonização. Nascida no interior de São Paulo, Madre Carminha pertencia à Ordem das Carmelitas Descalças e morreu em 13 de julho de 1966, em Taubaté, depois de uma vida dedicada à fé e aos pobres.

A freira passou a ser venerada na década de 1970, após uma exumação ter revelado que seu corpo estava intacto. Ela pode se tornar a segunda santa católica nascida no Brasil, após Irmã Dulce, que foi canonizada pelo papa em 13 de outubro de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.