Oportunidade

Maranhenses em festival de música no RS

Estudantes do projeto Sesc Musicar participam, ao lado de grandes nomes da música nacional, do 10° Festival Internacional Sesc de Música

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Alunos do Sesc Maranhão e de outros estados formarão a Orquestra Jovem
Alunos do Sesc Maranhão e de outros estados formarão a Orquestra Jovem (alunos sesc música)

São Luís - Cinco alunos do projeto Sesc Musicar estão representando o Maranhão no 10° Festival Internacional Sesc de Música, realizado em Pelotas (RS) até o dia 31 de janeiro. Esta é a primeira vez que o estado participa do evento que destaca o aperfeiçoamento e contemplação da música de concerto com interlocuções com a música instrumental e popular.

A programação, gratuita, inclui 60 espetáculos e 24 cursos com músicos de 14 países da América Latina, Ásia, Europa e Oceania. Jovens músicos provenientes do Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe terão aulas no festival e formarão a Orquestra Jovem Sesc. Os maranhenses também participarão da Orquestra de Choro e da Banda Sinfônica Acadêmica. Estão vivendo essa experiência os alunos maranhenses Alice Maria (clarinete), Júlio César (trombone), Diego Amorim (saxofone), Railson Serejo (bombaedino) e Diogo Amorim (trompete). O instrutor regente do Sesc Musicar Jairo Moraes acompanha o grupo.

Integram a programação do festival nomes consagrados, como o compositor e bandolinista Hamilton de Holanda e o pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista André Mehmari que dividirão a grade com orquestras jovens, das mais diversas regiões do Brasil, formadas por participantes de programas sociais, muitos deles em situação de vulnerabilidade, que terão a oportunidade de ver de perto as possibilidades que são abertas pela dedicação ao estudo da música.

Pela manhã o festival promove as classes (workshops) com 53 professores e 400 alunos. À tarde, ensaios, e em todos os turnos apresentações para a comunidade. Os recitais de professores acontecem às 19h, com performances inéditas do Brasil de integrantes das mais reconhecidas orquestras europeias e formações únicas, reunindo músicos que nunca tocaram juntos.

Oportunidade

A agenda dos maranhenses inicia hoje e prossegue até o último dia do evento com apresentações públicas e, comunidades, espaços públicos e no Teatro Guarany.

Para o aluno Júlio César, a experiência está sendo maravilhosa. “Há quatro anos aprendi a tocar trombone no Sesc Musicar e hoje participar desse festival é um sonho realizado”, declarou.

Para Diego Cardoso, que também participa há quatro anos do Sesc Musicar no aprendizado do trompete, estar no Festival Internacional Sesc de Música é uma chance valorosa para aperfeiçoar os estudos e a performance.

Inscrições

O projeto Sesc Musicar está com inscrições abertas. Com 215 vagas para 11 modalidades musicais, os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, no Sesc Centro e Sesc Turismo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 17h.

As vagas são prioritariamente destinadas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e a estudantes da rede pública de educação básica, com renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.