Estado Maior

Objetivo é pulverizar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Está cada vez mais clara a posição do governador Flávio Dino (PCdoB) em relação à disputa eleitoral em São Luís para a sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

O comunista, como revelou no início da semana o ex-juiz Carlos Madeira, tem como pré-candidato ao Executivo Municipal o secretário de Estado das Cidades, Rubens Pereira Júnior (PCdoB). E é Rubens quem deve receber todo o suporte dos Leões para a disputa do pleito.

Mas, ao que tudo indica, o candidato favorito de Dino não parece ser o suficiente para conseguir levar o pleito para o segundo turno. Por enquanto, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) lidera as pesquisas de intenções de voto realizadas em 2019, quando ainda não era obrigatório o registro dos levantamentos na Justiça Eleitoral.

Por isso, Dino ainda estimula as pré-candidaturas dos deputados estaduais Duarte Júnior (PCdoB), do mesmo partido de Rubens, e de Neto Evangelista (DEM), ex-secretário de Estado.

O objetivo é só um: ‘pulverizar’ o máximo possível os pré-candidatos a prefeito de São Luís e evitar que a disputa seja encerrada no primeiro turno.

Vale até apoiar, mesmo que indiretamente, uma terceira pré-candidatura, do PDT, o mesmo partido de Edivaldo, que virá com tempo de TV, estrutura de militância e protagonismo na capital.

Mais uma para servir como objeto político.

Sem reação

Quem se mantém em silêncio depois da revelação de apoio de Dino a Rubens Júnior é o deputado estadual Duarte Júnior.

Filiado ao PCdoB, mas com rejeição dentro do grupo político, o pré-candidato segue com o sonho de consolidar uma candidatura própria.

Mas, já deve ter sido avisado de que terá de trocar de sigla. Apesar disso, não demonstra qualquer poder de reação. Uma espécie de boicote a si mesmo.

Surpresa

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) recebeu com surpresa a manifestação do presidente estadual de sua sigla, senador Roberto Rocha. À coluna, Wellington disse que em nenhum momento foi consultado.

- Tomei conhecimento das declarações do presidente do partido, senador Roberto Rocha, somente pela mídia - afirmou.

Wellington defende que ele é o melhor nome para ser lançado pela sigla. Definição do caso pelo jeito somente quando as próximas pesquisas de intenção de votos forem divulgadas.

Corrigiu?

O senador Roberto Rocha, por sua vez, disse que o nome de Wellington do Curso, por enquanto, ainda é o único cotado para ser lançado como pré-candidato pela sigla.

O parlamentar não quis se aprofundar quanto à possibilidade de aliança com o Podemos.

Rocha quer, com a estratégia de abrir diálogo com o Podemos, minar as forças do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB).

Novos rumos

Com a possibilidade de saída de Wellington do Curso do PSDB, abriu-se o campo de especulações quanto ao destino do parlamentar. Uma das opções seria o PSL, que ainda procura pré-candidato. No entanto, a direção do partido nega qualquer negociação.

Outra saída seria o recém-criado Aliança Pelo Brasil (APB).

À coluna, Wellington confirma sondagens, mas não falou sobre quais siglas o procuraram. “O segredo é a alma do negócio”, finalizou.

Prioridades na pauta

A próxima semana é a última do recesso parlamentar para o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o país.

No Congresso, a prioridade será a votação da Reforma Tributária e da Reforma Administrativa, todas anunciadas pelo Governo no ano passado.

A expectativa é de que as matérias avancem no primeiro semestre, antes de ser iniciado o processo eleitoral.

Como assim?

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior afirmou em seu perfil, em rede social, que apesar das fortes chuvas em São Luís, não houve “grandes ocorrências”.

De acordo com o pedetista, tudo graças ao investimento da Prefeitura em serviços e obras estruturantes na capital, limpezas de canais e galerias.

Não citou o alagamento nas avenidas Guajajaras, dos Franceses, Daniel de La Touche e dos buracos já formados na Jerônimo de Albuquerque, na altura da Cohab e em outras centenas de ruas recentemente asfaltadas.

De Olho

R$ 13,9 bilhões foi o montante da despesa do Governo do Maranhão em 2019.

E Mais

- A crise no PSDB maranhense pode resultar na saída do deputado estadual Wellington do Curso da legenda.

- Depois de censurar veículos de imprensa e acionar jornalistas na Justiça, o governador Flávio Dino agora sai em defesa do jornalista Glenn Greenwald, acionado pelo MPF.

- Derreteu a pré-candidatura do presidente da Câmara de São Luís, vereador Osmar Filho. Ele não conseguiu decolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.