Reflexão

Mês de atividades de saúde mental tem palestras e visitas

Atividades estão ocorrendo na Grande Ilha e no interior maranhense; além das palestras, estão ocorrendo piqueniques e visitas dos pacientes do Caps; Janeiro Branco é dedicado a ações voltadas à saúde mental

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Visita de pacientes do Caps III ao Palácio dos Leões, em atividade do Janeiro Branco
Visita de pacientes do Caps III ao Palácio dos Leões, em atividade do Janeiro Branco (CAPS)

Neste “Janeiro Branco”, o objetivo é promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, para combater o adoecimento emocional. Durante todo o mês estão ocorrendo reflexões acerca da importância da saúde mental para as diversas instâncias da sociedade. No Maranhão, diversas atividades estão sendo realizadas com esse propósito. Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Doutor Bacelar Viana (Caps III), em São Luís, estão fazendo visitas e participarão de piqueniques.

As pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo estão sendo beneficiadas nesse “Janeiro Branco”. Além de pacientes com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas, as ações abrangem os servidores e terceirizados das unidades de saúde, tanto municipais como estaduais, assim como as particulares.

Em São Luís, as atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A Prefeitura informou que as ações ocorrem desde o início deste mês, nesse período alusivo ao controle e diagnóstico de problemas relacionados à saúde mental. Os eventos têm o propósito de incentivar o cuidado entre os colaboradores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão ocorrendo reuniões internas, nas unidades hospitalares de São Luís, e também capacitação de servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos centros de saúde. “A Semus ressalta que a programação prosseguirá em unidades da capital maranhense entre os dias 22 e 24 deste mês. No dia 26, a partir das 8h30, ações serão realizadas na Feirinha São Luís, com distribuição de materiais e orientações aos frequentadores”, frisou o órgão.

Atividades do Caps
Para esse momento de reflexão, o Centro de Atenção Psicossocial Doutor Bacelar Viana, localizado no bairro Monte Castelo (São Luís), também está realizando atividades. A programação começou nesta quarta-feira, 22, com uma visita da equipe e dos pacientes ao Parque do Bom Menino, bem como ao Palácio dos Leões, no Centro Histórico da cidade.

Na sexta-feira, 24, o grupo participará de um piquenique com poesia no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. Uma ação social ocorrerá no dia 27, na Praça do Rodão, bairro Cohab-Anil. Uma visita será realizada à residência de um dos usuários do Caps III, para um dia de lazer com a equipe do Bacelar Viana. Essa atividade acontecerá no dia 29, quando também será feito um evento em apoio às famílias de um paciente em atendimento no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), com apresentação do coral na sede desta entidade.

No dia 30, ocorrerão aula de dança, palestras, aferição de pressão arterial e glicemia no Caps AD. Na mesma data, os pacientes do Caps III visitarão a Reserva da Vale. O encerramento da campanha será realizado no Parque Estadual do Rangedor, em São Luís, no dia 31.

SAÚDE MENTAL

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. O conceito pode incluir a capacidade de uma pessoa apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. É algo mais amplo que a simples ausência de transtornos mentais. Em outras palavras, saúde mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e suas emoções, dentro de um amplo espectro de variações sem, contudo, perder o valor do real e do precioso. O sujeito vive em sua plenitude, sempre respeitando as leis e o direito do outro.

JANEIRO BRANCO

O “Janeiro Branco” é uma campanha dedicada à promoção da psicoeducação das pessoas e das instituições, com destaque para a saúde mental. Nesse período, ocorrem, no Brasil, palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas, murais de poesias, distribuição de panfletos e várias outras ações e intervenções urbanas. Durante o mês, as palestras enfatizam a valorização de políticas públicas em nome da saúde mental/emocional, nas diversas instituições públicas e privadas. As pessoas são convidadas a pensarem sobre suas vidas, incluindo o sentido e propósito, além da qualidade dos seus relacionamentos, o autoconhecimento, a autoestima e o autocontrole. Isto significa que suas condutas são colocadas em dúvida, para que descartem alguns comportamentos considerados prejudiciais. A campanha engloba vários profissionais, como pedagogos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e outros. A grande mobilização leva mensagens positivas para o público, com diversas orientações para os cuidados com a mente e o corpo.

Objetivos do período
O “Janeiro Branco” é norteado por cinco objetivos. O primeiro é fazer do mês o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos. O segundo é chamar a atenção de todo o mundo para o tema na vida do ser humano. O terceiro é aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que estão fazendo para investirem e garantirem saúde mental e emocional. O quarto é chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da saúde mental. Por fim, contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e disseminação dessa abordagem, para estimular a efetiva elaboração das políticas públicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.