Destruição

Área da Lagoa da Jansen está esquecida pelo poder público

Na Praça Gêge Nagô, a situação é grave, com os bancos destruídos por vândalos; no Mirante da Lagoa, área alta e a ponte estão com madeira deteriorada e muitas peças foram retiradas

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]Vândalos estão atacando os parques instalados na extensão da Lagoa da Jansen, em São Luís. Em vários trechos, os equipamentos estão danificados. Os brinquedos utilizados pelas crianças estão com peças deterioradas. A situação está mais grave na Praça Gêge Nagô, que dá acesso à Praia Ponta d’Areia. Os bancos foram destruídos no último dia 13, de acordo com informações de pessoas que residem ali.

Na Gêge Nagô, os vândalos depredaram os bancos no fim da tarde do dia 13. Quando anoiteceu, por volta das 21h, eles voltaram e quebraram as partes que ainda estavam intactas, segundo relatos dos moradores. Os fragmentos foram colocados em cima dos assentos. Quem reside nas proximidades disse que acionou a Polícia Militar por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), mas nenhuma viatura apareceu. “Os bandidos apareceram aqui na maior cara lavada. Fizeram essa destruição e ainda retornaram, para destruir o resto. A gente perde muito com isso, pois utilizamos o local para diversão, passeio e atividades físicas”, declarou uma moradora, que não quis se identificar.

Outros problemas
Na Praça Gêge Nagô, outros problemas afetam a rotina de quem utiliza o local para diversas atividades. A quadra central, que era usada para eventos culturais e oficinas, está interditada com tapumes. O alambrado foi retirado, assim como as arquibancadas. Dentro, o cenário é de destruição. A estrutura de ferro desabou. Outra parte está quase caindo, o que pode machucar alguém que, porventura, entre no espaço.

Os moradores disseram que a reforma da quadra começou em dezembro do ano passado. Antes do Natal, colocaram os tapumes, mas depois, nenhum trabalhador apareceu mais para concluir as obras. “E, para piorar a situação, não tem nenhuma placa de sinalização. Quando a gente pergunta aos vigilantes aqui sobre a continuidade da reforma, eles sempre falam que vai recomeçar ‘amanhã’. Mas esse ‘amanhã’ nunca chega”, comentou uma pedestre, que passeava com seu cão de estimação.

Ao lado da quadra, poças d’água estão servindo como criadouro para mosquito da dengue e outras doenças. No local, existe um poste de iluminação pública, com câmara de videomonitoramento. “Os policiais passam por aqui em quadriciclos, bicicletas e carros. Mas só passam, mesmo. Eles não param. A câmera não intimida os bandidos. Os vândalos não se incomodam mais de serem vigiados”, desabafou uma moradora.

Para os moradores, a situação é lamentável, também, porque a quadra era muito utilizada para projetos sociais, como oficinas de handebol e vôlei, que beneficiavam crianças e adolescentes carentes da Ilhinha e áreas adjacentes.

Outros trechos
Ainda na extensão da Lagoa da Jansen, a área conhecida como Mirante da Lagoa, situada às margens da Avenida Professor Mário Meirelles, está precária. As madeiras que sustentam a ponte foram retiradas em vários trechos, o que impossibilita a locomoção de pessoas para admirar a Serpente da Lagoa. Na água, sacos de lixos e outros entulhos ficam boiando. De acordo com trabalhadores que estavam descansando no local, os resíduos são jogados durante as festas que ocorrem naquele setor.

Eles disseram que, durante as festas, muitas pessoas caem da ponte de madeira, sobretudo as que estão sob efeito de bebida alcoólica.

[e-s001]Equipamentos destruídos
Quem utiliza a área para praticar exercícios físicos está encontrando dificuldades, pois os equipamentos, como barras paralelas e fixas, estão com problemas. Algumas quadras esportivas estão sem as telas de proteção. Rodas dos brinquedos foram arrancadas e jogadas na grama. As arquibancadas estão precárias. Nas proximidades de uma Pista de Skate, o parquinho foi transformado em uma verdadeira “lagoa”, ficando ilhado.

Em outros trechos, a tela de proteção dos parquinhos se desprendeu. Na Praça do Foguete, existem várias pichações alusivas a facções criminosas. Os balanços não estão funcionando.

NOTAS

Sedel - A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Governo (Segov) informaram que as quadras poliesportivas, praças e parques, localizados na área da Lagoa da Jansen, estão recebendo obras de revitalização. As atividades de engenharia seguem dentro do cronograma de obras, previstas pelo Governo do Maranhão. A ação objetiva garantir a plena utilização dos ambientes de esporte e lazer do local. A Secretaria de Governo (Segov) disse, ainda, que a Lagoa da Jansen possui um gestor fixo, que faz frequentes vistorias das necessidades do local.

SSP/MA - A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA), por sua vez, frisou que a região da Lagoa da Jansen é alvo diariamente de ações de segurança preventiva e ostensiva desenvolvidas pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur). Sendo assim, pedestres e veículos em situação suspeita são abordados e revistados no intuito de prevenir atos criminosos na região. Além disso, a SSP/MA ressaltou que os bairros localizados no entorno da Lagoa da Jansen recebem, diuturnamente, patrulhamentos desenvolvidos por homens do 8º BPM, com equipes da Albatroz, Grupo Tático Móvel (GTM) e as viaturas de áreas.

Equipamentos de parques da Lagoa da Jansen são danificados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.