Nova vida

Príncipe Harry chega ao Canadá e se prepara para viver longe da realeza

Meghan estava no Canadá desde o dia 10 de janeiro com seu filho, Archie, e o príncipe foi encontrá-la depois de ser afastado de seus compromissos com a realeza. O casal também emitiu um alerta a paparazzis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Príncipe Harry volta ao Canadá para encontrar mulher e filho após acordo com família real
Príncipe Harry volta ao Canadá para encontrar mulher e filho após acordo com família real (Reuters)

CANADÁ - O príncipe Harry chegou ontem,21, ao Canadá para se encontrar com sua esposa, Meghan, após o casal concordar em parar de usar seus títulos como parte de um acordo que encerra uma crise na realeza britânica.

Imagens da Sky News mostraram a chegada de Harry à Ilha de Vancouver, dias após um acordo com a rainha Elizabeth e outros membros da família real que prevê que o casal deixe suas funções da realeza em busca de um futuro independente.

O Palácio de Buckingham e a rainha informaram, no domingo,19, que Harry e Meghan não trabalhariam mais como integrantes da família real. Eles deixam de utilizar o título de "Sua Alteza Real" e vão pagar pelos próprios gastos, abrindo caminho para que criem um novo futuro no Canadá e nos Estados Unidos. O casal anunciou, no dia 8 de janeiro, que deixaria a função de 'membros seniores' da família real.

Harry admitiu não querer o afastamento completo de sua vida na realeza e dos compromissos militares, mas ratificou que não há outra opção. "Sinto-me muito triste por ter chegado a isso", afirmou no domingo.

O duque e a duquesa de Sussex, títulos formais que ele e Meghan a usar, passaram seis semanas no Canadá no fim de 2019 antes de voltarem ao Reino Unido. Meghan retornou ao Canadá em 10 de janeiro para se encontrar com seu filho, Archie, enquanto Harry continou em seu país natal para se reunir com a família real.

Depois do encontro, ficou decidido que ele e a esposa teriam um "período de transição" entre os dois países.

Em sua nova vida, o casal não receberá mais dinheiro público e pagará o custo da reforma de sua casa em Windsor, no Reino Unido, que números oficiais mostraram chegar a 2,4 milhões de libras (cerca de R$ 13,2 milhões).

Mas alguns detalhes, como se o casal poderia continuar usando o título "Sussex Royal" em seu site e sua marca, além dos futuros esquemas de segurança, não foram finalizados ou revelados publicamente.

Questionado sobre quem pagaria pela proteção do casal, o ministro da Justiça britânico, Robert Buckland, disse ser um assunto relacionado aos gastos públicos.

"Claramente, já foram feitos acordos sobre como essa família vai viver e como eles serão capazes de obter renda privada, mas claramente deve haver uma linha de delineamento", disse à Sky News.

"Acho que todos queremos que uma família como essa seja segura, mas ao mesmo tempo acho que o que realmente precisa acontecer é que eles precisam entender como seu estilo de vida deve se adaptar e quais podem ser suas necessidades", declarou Buckland.

Alerta a paparazzis

Ainda ontem,21, Harry e Meghan emitiram um aviso legal a fotógrafos paparazzi por causa de assédio, segundo a BBC. O casal declarou que está pronto para adotar medidas legais contra as ações, depois que imagens de Meghan passeando com seus dois cachorros e Archie foram publicadas na mídia sem a autorização do casal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.